Carro Elétrico VS Carro Gasolina

O custo total de um carro movido a GPL é inferior em 12% quando comparado a um carro equivalente de gasolina e inferior em 18% quando comparado com um carro elétrico.

O custo total TCO (Total Cost Ownership), é o custo que inclui o valor da aquisição e manutenção tendo em conta os primeiros 10 anos e uma média de 20.000 km percorridos por ano.

Esta foi a conclusão a que chegou a empresa de consultoria Applus IDIADA realizou um estudo tecnológico e de mercado combustíveis alternativos em Espanha, este estudo foi requerido pela Associação Espanhola de Operadores de Gases derivados do Petróleo (Aoglp) e do Cluster Autogas.

Neste estudo foram comparadas várias variáveis, como as emissões, a autonomia, a infraestrutura e a oferta de veículos tendo em conta os combustíveis alternativos, como o GPL, o Gás Natural para veículos (GNV) e como não podia deixar de ser os veículos elétricos.

Resumindo e baralhando, o estudo concluiu que tendo em conta o TCO o carro a GPL é o mais económico (30000 euros), que se deve ao preço do combustível utilizado, custo muito semelhante ao GNV, e inferior à gasolina e Diesel, e também devido a um custo inferior no momento de aquisição.

Por outro lado estão os veículos elétricos, que são bastante mais económicos na variável combustível com um valor de 2997 euros, valor muito diferente dos 10450 euros de um carro a GPL e ao valor de 15575 euros para carros a gasolina, no entanto o valor elevado da aquisição do carro elétrico não permite a sua rentabilização.

Carregar Bateria Carro Elétrico
Nem tudo é felicidade num carro elétrico

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de