Tesla Model Y já levou 3 baterias em apenas 2 anos

Substituição de baterias - Tesla Model Y

Um condutor de um carro elétrico Tesla Model Y conta já com três packs de baterias em apenas dois anos de vida do seu modelo elétrico.

Tesla com 3 packs de baterias em apenas 2 anos

Com as plataformas digitais ao alcance de todos, a maior publicidade aos elétricos do fabricante Tesla é efetuada pelos próprios utilizadores, condutores neste caso.

Na realidade as histórias e relatos que podemos ver nas plataformas digitais como o Youtube, Facebook sobre o fabricante Tesla, são de efetivamente utilizadores satisfeitos com os seus modelos elétricos, sendo que reportam que conseguem obter um rendimento satisfatório ao longo do tempo mesmo após muitos quilómetros percorridos.

No entanto existe o outro lado, que é a publicidade negativa que ocorre quando surgem problemas complicados, o canal ‘Out of Spec Guide‘ deu voz ao proprietário de um Tesla Model Y que percorreu no seu carro cerca de 160 mil quilómetros e já possui o terceiro pack de baterias em apenas dois anos.

Felizmente para este proprietário a substituição dos packs de baterias foram realizados ainda no período de garantia do fabricante.

O proprietário deste curioso Tesla Model Y adquiriu o seu modelo em abril de 2021, no entanto é importante referir que o veículo é usado como método de negócio, incorporando o sistema de viagens partilhadas onde se realizados aproximadamente 80 mil quilómetros por ano.

Este episódio teve inicio quando o proprietário do Tesla Model Y que estava prestes a cumprir o seu primeiro ano e contava já com 65 mil quilómetros, notou um decréscimo alarmante da autonomia (inicialmente era de 524 km).

Em apenas uma semana o veículo ficou com uma autonomia de 418 km, até ao momento em que surgiu no ecrã de controlo do Tesla um erro com o código «BMS_a066. O nível máximo de carga da bateria e a autonomia podem diminuir, a condução é permitida. Agendamento com os serviços técnicos.», sendo que na semana seguinte o carro deixou simplesmente de poder carregar a bateria.

Posto esse acontecimento, o proprietário levou o seu Tesla a um serviço técnico, onde foi decidido substituir o pack de baterias sem encargos adicionais. No entanto e ao contrário das pretensões do proprietário, a Tesla instalou um pack de baterias recondicionadas, com células recuperadas.

“Quando é necessário substituir um para-choques, não colocam um novo?” questionou com razão o proprietário no seu vídeo.

Passados seis meses deste curioso episódio e com mais 32 mil quilómetros percorridos, surgiu novamente o mesmo erro no sistema do Tesla, segui-se mais uma viagem para a oficina técnica, sendo que desta vez o proprietário optou por uma oficina diferente da anterior, sendo que neste caso a oficina decidiu instalar um pack de baterias completamente novas.

A instalação de baterias proporcionaram ao carro elétrico a recuperação da autonomia original, como se pode ver no gráfico em baixo:

Autonomia das Baterias do Tesla Model Y
Autonomia das Baterias do Tesla Model Y

Neste momento o proprietário deste Tesla Model Y está receoso, uma vez que o seu carro acumula 177 mil quilómetros, o que significa que se aproxima do fim do limite de garantia das baterias, não estranhamos este medo porque quem já passou por este problema duas vezes teme seguramente uma possível repetição.

Caso o problema regresse e o veículo já não esteja dentro do período de garantia o proprietário poderá ter de desembolsar entre 10 e 20 mil euros para voltar a poder conduzir o seu “amado” Tesla Model Y.

Vídeo do proprietário deste Tesla Model Y

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima