A Siemens Smart Infrastructure forneceu e instalou 200 equipamentos VersiCharge e um sistema de gestão de carregamento inteligente no edifício Infinity, um dos locais residenciais mais altos de Lisboa, Portugal.
Simens aliada do futuro da mobilidade elétrica
José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, proprietária do edifício Infinity, apontou: “A atividade imobiliária tem um impacto considerável tanto ambiental como social na comunidade.
A Infinity é um projeto de imenso orgulho para nós, e uma importante referência da nossa transformação digital. Estamos felizes por ter colaborado com a Siemens para criar um edifício sustentável para o amanhã.”
- A Siemens forneceu 200 produtos VersiCharge e um sistema de gestão de carregamento inteligente para o edifício Infini
- O contrato inclui o SICAM Dynamic Load Management, uma solução para usar a capacidade da rede de forma eficiente
- Hardware e software fazem parte do Siemens Xcelerator, uma plataforma de negócios digital aberta que permite que os clientes acelerem sua transformação digital
A solução integrada de carregamento de VE (veículo elétrico) foi personalizada pelas equipes de engenharia e software da Siemens em Portugal. Permite uma gestão de carregamento no local dinâmica e inteligente.
Os painéis, que são intuitivos e fáceis de usar, apresentam informações abrangentes ao gerente ou operador do edifício, que pode visualizar instantaneamente todas as informações sobre cada carregador, bem como monitorizar o consumo de energia em tempo real. São produzidos relatórios precisos por apartamento com base no consumo mensal, facilitando a otimização do desempenho energético do edifício.
Os VersiCharge são distribuídos em seis ilhas de carregamento, em três andares do edifício. A gestão de energia também está preparada para a futura integração de sistemas fotovoltaicos ou outros de geração de energia renovável, bem como o armazenamento de energia que contribuirão ainda mais para a eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa do edifício.
O conjunto inclui as mais recentes funcionalidades de segurança cibernética e apoia os esforços globais para atingir as metas climáticas, permitindo a expansão das energias renováveis.
Markus Mildner CEO da área de eMobility da Siemens Smart Infrastructure acrescentou: “A gestão da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos através de uma gestão inteligente da carga é crucial para sistemas de energia sustentáveis e para a estabilidade da rede”.
O contrato inclui a entrega do SICAM Dynamic Load Management (DLM) altamente escalável, baseado na plataforma de automação de energia SICAM A8000. A série SICAM A8000 é uma linha de dispositivos modulares para aplicações de automação de telecontrole e rede elétrica em todas as áreas de fornecimento de energia.
O SICAM DLM é um sistema de gestão de estação de carregamento altamente robusto e pronto para o futuro. Ele está preparado para receber sinais de restrição de rede de operadores de distribuição (DSOs) e para integrar recursos locais de energia distribuída (DER) e armazenamento de energia, tornando-o a solução ideal para a transição energética.
A solução facilita a comunicação com os carregadores, a partir do qual extrai informações relacionadas ao consumo e oferece algoritmos dinâmicos de gestão de carregamento. Como parte do portfólio Siemens Xcelerator, uma plataforma digital aberta que permite aos clientes acelerar sua transformação digital de forma mais fácil, rápida e em escala, o dispositivo apoia uma estratégia dinâmica de gestão de carga para os operadores do edifício.
O plano de recuperação e resiliência de Portugal visa apoiar o crescimento económico e prepará-lo para o futuro. Ele prevê a implantação de 15 mil estações de recarga de veículos elétricos até 2025.
O edifício Infinity é um condomínio de luxo da Vanguard Properties localizado em Sete Rios, Campolide, Lisboa.
É um dos maiores projetos residenciais da cidade, com 26 andares acima do solo, 195 apartamentos e 352 vagas de estacionamento, cobrindo mais de 50.000 metros quadrados de área útil. Pretende ser o local residencial mais alto e icónico do centro da cidade de Lisboa, com a engenharia ambiental e a sustentabilidade no seu cerne.