Para melhorar a eficiência do sistema de painéis solares, há que ponderar as várias vantagens e desvantagens da energia solar. Ao fazer isso, irá poder otimizar a instalação do seu sistema e obter o máximo de eficiência do sistema ao longo dos anos.
Melhorar a eficiência do sistema de painéis solares
Ter noção das vantagens e desvantagens da energia solar, irá permitir redimensionar e adaptar o seu sistema de painéis solares de modo a tirar o máximo proveito.
Limpeza e manutenção
A limpeza dos painéis solares é a forma mais rápida para se assegurar que estes irão trabalhar sempre no máximo da sua eficiência.
Além disso, há que estar sempre em cima da manutenção, nomeadamente fazer os serviços de manutenção anuais a tempo e horas, tais como verificar o inversor e caso tenha, a bateria de armazenamento de energia.
Inversor
No que toca ao inversor, a maioria dos fabricantes já tem uma luz de aviso caso haja algo de errado, além disso, também já são disponibilizadas aplicações móveis que permitem gerir todas as leituras do sistema de produção de energia solar.
Baterias
Atualmente são um componente dispendioso de um sistema de produção de energia solar. É inegável que são uma excelente forma de poupança e “libertação” da rede de eletricidade, mas são ainda muito dispendiosas e com baixas capacidades de armazenamento (limitação que tem vindo a ser ultrapassada).
Acoplar baterias ao seu sistema de produção, irá permitir-lhe maximizar a eficiência do sistema de energia solar, pois o que não consumir durante o dia, é armazenado e pode consumir durante a noite, tendo assim independência da rede elétrica.
Desenvolvimentos da tecnologia
Por fim, esteja atento aos desenvolvimentos da tecnologia neste mercado.Acoplar baterias ao seu sistema de produção, irá permitir-lhe maximizar a eficiência do sistema de energia solar, pois o que não consumir durante o dia, é armazenado e pode consumir durante a noite, tendo assim independência da rede elétrica.
Praticamente todos os dias surgem novos desenvolvimentos nas energias renováveis e nos próximos anos, podemos vir a ter um desenvolvimento tecnológico que nos permita ter uma eficiência de produção acima dos 30% (há quem diga que se possa chegar aos 50% de eficiência durante a próxima década), bem como uma capacidade de armazenamento nas baterias muito superior e ao mesmo valor que pagamos atualmente.