telhas-solar-tesla

Há cerca de dois anos a Tesla deu a conhecer as suas telhas solares. Decorria o ano de 2016, quando a empresa de Musk prometeu a produção em massa das suas telhas solares para o ano 2018. Acontece que estamos no final do ano de 2018, e nada de telhas solares Tesla.

Parece que Elon Musk veio retificar o seu objetivo, tendo dado o ano de 2019 para o lançamento oficial das telhas solares Tesla.

Foram apresentadas em 2016, começaram a aceitar reservas a partir de maio de 2017, e em novembro de 2018 foi quando se começou a ser possível reservar as telhas solares Tesla em Espanha! De lembrar que nos primeiros meses de reserva, a Tesla não dava vazão às encomendas, e rapidamente anunciou ter cortado na produção das mesmas até 2018 (isto sempre no mercado americano).

Recentemente, durante a apresentação dos resultados da empresa, onde ainda houve divisão de dividendos com os associados, Musk disse que a produção a larga escala das telhas solares Tesla começará a todo o vapor durante o ano de 2019!

Video Tesla GigaFactory 2 – Interior e Exterior

Musk falou aos acionistas: Quero falar das telhas solares. Iremos dar início à produção em massa durante o ano que vem. Vamos dar inicio a um ciclo de investimento muito longo, porque é um telhado que vai durar 30 anos. Assim, temos que ter o máximo de vida útil nos testes, ainda assim é preciso um tempo mínimo para esses testes. Além de muita engenharia por detrás que se dedica a saber como colocar as telhas solares no telhado sem dar muito trabalho”.

O que podemos retirar destas palavras de Musk, é que a Tesla ainda continua à procura do resultado final, sendo que o que têm de momento é somente um produto em fase beta, ainda pouco testado e sem grandes garantias!

Quais as Vantagens e desvantagens do Telhado Solar Tesla?

Telhas solares serão fabricadas na GigaFactory 2

Recentemente foi partilhado nas redes sociais da Tesla, um vídeo que mostra o exterior e interior da Gigafactory 2, espaço que era da SolarCity, empresa absorvida pela Tesla, e onde será feita a produção das telhas solares, junto com a Panasonic!

Houve acordo entre a Panasonic e a Tesla, para a primeira produzir células solares, para a segunda as incorporar nas suas telhas solares. Será também na Giga fábrica 2 que serão fabricados os painéis fotovoltaicos da Tesla.

Entre a Tesla e a Panasonic serão mais de 800 funcionários na fábrica, e nos próximos meses o objetivo passa por contratar mais funcionários, para dar resposta ao aumento da produção.

Em todo o caso, as imagens mostram movimentações dentro da fábrica, mas também dá a sensação de que se trata de um trabalho bem mais manual e pouco automatizado. É como se estivessem de volta de protótipos e não a produzir em massa.

Primeiras casas com telhas solares da Tesla

Mas já foi possível ver as primeiras casas com telhas solares da Tesla instaladas. Pelo que se conseguiu ver, estas incluem uma Powerwall 2, além de terem carros elétricos na garagem.

Bateria PowerWall Tesla
Bateria PowerWall Tesla

Basicamente servem para demonstrar a ideia que a empresa californiana tem para as casas do futuro, tudo energia renovável. E a verdade é que as poucas casas instaladas com estas telhas solares, são de empregados da empresa.

Casa exemplo idealizada

Musk idealiza que todas as casas tenham uma instalação solar de 9.85kW de potência, composta por telhas solares do tipo texturizado. Apesar de ser um produto caro, há que lembrar que segundo a empresa, um telhado com estas caraterísticas será ainda mais barato do que um convencional ao longo da sua vida útil, e tendo também em conta a poupança gerada com a eletricidade produzida.

Não esquecer ainda que as telhas solares da Tesla vêm com uma garantia de produção de eletricidade de pelo menos 30 anos, sem contar que o telhado está destinado para durar a vida toda!

Concluindo… uma vez mais a Tesla atrasou os planos, nada que seja novo para esta empresa. Ainda assim, esperamos que estes atrasos sirvam para lançar um produto impecável, e que em 2019 saiam as tão faladas telhas solares da Tesla, e que em breve cheguem à Europa!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de