Telhado Solar Tesla

Elon Musk apostou nas energias renováveis, primeiro com os seus carros elétricos e mais recentemente com a solução do Telhado Solar Tesla.

O Telhado Solar Tesla é composto por telhas fotovoltaicas, cujo design veio revolucionar o aspeto exterior das habitações. Foi em Los Angeles, no último trimestre de 2016 que Elon Musk deu a conhecer este produto. Junto com as telhas solares Tesla, vem ainda uma bateria para ser integrada nas habitações, a Powerwall.

Diferenças entre o Telhado Solar Tesla e os sistemas Solares Fotovoltaicos tradicionais

Se compararmos um Telhado Solar Tesla, com as tradicionais Telhas Fotovoltaicas, vemos uma grande diferença no seu design. Enquanto as telhas solares fotovoltaicas tradicionais são grosseiras e notamos um grande impacto estético na arquitetura dos telhados, Elon Musk quis primar pela diferença, criando assim um design moderno de telhas que quando colocadas no local não conseguimos diferenciar se as telhas são ou não fotovoltaicas.

Constituição Telhado Solar Tesla

O telhado solar Tesla é composto por várias telhas fotovoltaicas, cuja aparência é das tradicionais telhas de barro ou pedra, no entanto feitas com vidro temperado. O resultado final foi um vidro translúcido, que quando é atravessado pela luz perde apenas 2% da energia solar.

A luz solar é transmitida para as células solares, que se encontram escondidas por baixo da telha, e é esse facto que faz com que o Telhado Tesla seja esteticamente mais agradável de ver do que as restantes telhas fotovoltaicas do mercado.

Bateria PowerWall Tesla
Bateria PowerWall Tesla

Sustentabilidade Solar Tesla

Com a apresentação desta nova gama de produtos, Elon Musk pretende criar um futuro sustentável, devido às energias renováveis, e ver a marca Tesla em todo o lado.

Assim, além dos carros movidos a energia Solar, com baterias acumuladoras, nas habitações também haverá o armazenamento da energia excedente nas baterias Powerwall. Cuja capacidade útil é de 13,5 kWh.

Devo optar por Telhado Solar Tesla?

Se pensa em recuperar o telhado da sua habitação, ou se está a construir uma habitação de raiz, convém equacionar o futuro e ter em conta as vantagens e desvantagens das Telhas Tesla.
Atualmente, a legislação, obriga a ter instalação para painéis solares (somente para aquecimento de águas), mas nada obriga quanto à energia fotovoltaica. Se numa renovação de telhado pode ser complicado equacionar o colocar de telhas fotovoltaicas, então numa construção de raiz, deve de o fazer, por uma questão de sustentabilidade.
Mas que tipo de telhas fotovoltaicas? Telhado Solar Tesla? Ou telhas fotovoltaicas comuns?

Sistema Solar Fotovoltaico Tradicional
Sistema Solar Fotovoltaico Tradicional

Quando comparamos os dois tipos de telhado, vemos que o Telhado Solar Tesla tem um design moderno que se enquadra na estética da casa. Enquanto no sistema comum de energia fotovoltaica, vulgos painéis solares, notamos logo o “problema” estética.
Relativamente ao preço comercial, sem sombra de dúvida que sai sempre mais barato a colocação de painéis fotovoltaicos quando comparado com as Telhas Solares Tesla.

Vantagens do Telhado Solar Tesla

  • Design. Moderno e atrativo que permite excelente solução estética.
  • Poupar. A longo prazo irá poupar dinheiro (pois a instalação inicial é cara).
  • Garantia. Tesla oferece uma garantia vitalícia.
  • Sustentável. Por ser uma solução amiga do ambiente, baseada na política de sustentabilidade, reduzindo assim a pegada ecológica!
  • Permite aumentar o valor comercial da sua casa.

Desvantagens do Telhado Solar Tesla

  • Preço. A instalação inicial é cara, sendo que no futuro o sistema de telhas solares da Tesla se paga a ele próprio.

SIGA-NOS NO FACEBOOK PARA RECEBER AS NOTÍCIAS E OFERTAS DE EMPREGO

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...