Acabar com o cabo de alimentação dos dispositivos elétricos foi um grande marco no desenvolvimento tecnológico. Daí para cá, os dispositivos deixaram de estar ligados permanentemente à corrente elétrica, veja-se o caso dos telemóveis e dos computadores.
Esses passaram apenas a necessitar de um carregador, no entanto, o desenvolvimento tecnológico foi de tal modo, que o carregamento wireless de baterias é uma realidade.
Carregamento wireless de baterias muda a indústria dos veículos elétricos
À semelhança do que acontece com os pequenos dispositivos móveis, que já permitem o carregamento das suas baterias sem recurso a fios, a aplicação dessa tecnologia aos carros elétricos vai mudar a indústria radicalmente.
A primeira empresa a dar a conhecer os esforços no desenvolvimento do carregamento wireless de baterias aplicada aos elétricos foi a Tesla.
Na apresentação, durante o Investor Day, não foram dados a conhecer outros detalhes sobre a tecnologia, nem quando pensam vir a disponibilizar a mesma no mercado. Apenas garantiram que será uma excelente opção para os seus clientes, pois deixam de ter que ligar e desligar um cabo para que os seus carros elétricos carreguem as baterias.
A Tesla quer oferecer aos sues clientes uma nova experiência de carregamento dos elétricos incrível, apostando também que os novos postos de carregamento possam ter acopladas fontes de energia renováveis.
Restaurante Tesla e estação de carregamento wireless de baterias
Durante a apresentação da ideia, apareceu uma imagem em que mostra de um lado um restaurante futurista, com uma estação de carregamento de baterias, algo idealizado pela Tesla há muito tempo. Sendo que do outro, surge um ponto de carregamento wireless de baterias numa garagem, com o Tesla estacionado por cima desta.
Um design mais moderno do que o protótipo apresentado pela Tesla no passado, o carregador em forma de serpente.
WiTricity desenvolve carregadores wireless para veículos elétricos
A WiTricity, é uma empresa que tem vindo a desenvolver soluções de carregamento de baterias wireless para elétricos e já veio dizer que não vai comentar se a tecnologia dada a conhecer pela Tesla é deles ou uma forma licenciada da sua tecnologia.
No entanto, os desenvolvimentos da empresa, já permitiram carregar de modo wireless as baterias de um Tesla Model 3 e um Ford Mustang Mach-E.
Carregamento sem fios da BMW
Há cerca de cinco anos, tanto a BMW como a Mercedes deram a conhecer o seu objetivo futuro de disponibilizar o carregamento wireless para os seus carros elétricos. Mas não avançaram com o desenvolvimento de tal tecnologia.
O abandonar desse rumo por parte da BMW e da Mercedes, fez com que outras empresas surgissem no mercado. A Siemens, aproveitou a boleia e investiu algum capital na WiTricity, o que ajudou a tecnologia a ficar mais próxima do mercado.
Tecnologias de carregamento de baterias para veículos elétricos
Não tem sido apenas a Tesla a tentar modificar a tecnologia de carregamento de baterias.
Na CES, a Stellantis Ram Trucks, deu a conhecer um robot autónomo de carregamento de baterias, que se desloca para o lugar onde está estacionado o carro, mesmo que não seja sempre no mesmo sitio.
Espera-se que o desenvolvimento da WiTricity possa atingir o ponto de retorno em 2025/2026, sendo esta tecnologia uma opção no mercado de luxo, ou que os modelos passem a oferecer a mesma como característica extra.
Mas se a Tesla avançar com o desenvolvimento dos seus carregamento wireless de baterias, então, o investimento inicial desta tecnologia irá baixar.
O mercado já deu mostras no passado de que tudo pode seguir o caminho do wireless, assim, desenvolver os carregadores wireless para os elétricos será a aposta do futuro e faz cada vez mais sentido!