Energia Eólica – Como funciona e principais vantagens e desvantagens

energia eolica aerogerador

A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes. A energia eólica é uma fonte de energia que está permanentemente ao dispor do Homem.

O vento consiste num fluxo de gases em grande escala, proporcionando variações significativas ao longo do ano. Este movimento do ar em decorrência do aquecimento irregular da atmosfera pela radiação solar pode ser transformado em energia útil.

Este processo é conhecido como energia eólica e é usado para produzir energia mecânica através de moinhos de vento, produzir eletricidade ou impulsionar os veleiros através de velas.

A energia eólica é renovável, limpa e é uma alternativa aos combustíveis fósseis, estando permanentemente disponível em qualquer região no Mundo.

A energia eólica “surgiu” com a crise do petróleo, nos anos 70. Um pouco por toda a Europa foi-se sentindo medo devido à escassez do petróleo, o que levou a procurar outras fontes de energia. No entanto, a origem da energia eólica não se situa exatamente na década de 70.

A origem da energia eólica é muito mais remota. Desde a antiguidade que se percebeu a força do vento. O vento era aproveitado nos barcos que se moviam impulsionados por este através de velas.

Os próprios moinhos trabalhavam graças à força do vento. Bombear água ou moer grãos para obter farinha eram conseguidos graças à energia do vento.

Como funciona a energia eólica

Aerogerador Nacelle
Aerogerador

A energia do vento é transformada em energia elétrica através de um equipamento chamado turbina eólica (ou aerogerador), os quais incluem hélices que se movimentam com a velocidade do vento.

Um sistema eólico pode ser usado em três tipologias diferentes:

  • Sistema isolado: sistemas que se encontram privados de energia elétrica proveniente da rede pública, sendo utilizados para abastecer certas regiões
  • Sistema híbrido: sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com mais de uma fonte, nomeadamente painéis fotovoltaicos ou turbinas eólicas
  • Sistema interligado à rede: sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede elétrica pública

A energia do vento pode, portanto, ser aproveitada e transformada em energia elétrica e mecânica.

Hoje em dia, a energia do vento é essencialmente aproveitada para produzir eletricidade. Esta transformação é conseguida através de aerogeradores. Os aerogeradores são colocados estrategicamente em zonas ventosas, que normalmente são em zonas de maior altitude.

O vento forte é capaz de rodar as pás de uma turbina. Um aerogerador comunica com um eixo central e este, por sua vez, é acoplado a uma caixa multiplicadora (Gearbox) onde a velocidade de rotação é incrementada, segundo características específicas de cada fabricante.

Os aerogeradores possuem um sistema capaz de controlar a velocidade do rotor de forma a manter uma velocidade estável com a variação da velocidade do vento. os mais elevados e for demasiado forte, impede a rotação muito rápida do aerogerador. O gerador ligado ao transmissor mecânico produz energia elétrica.

Uma concentração ou aglomerado de aerogeradores denomina-se de parque eólico, sendo utilizados para produzir energia elétrica, geralmente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

Existem dois tipos de parques eólicos, onshore e offshore, os parques eólicos onshore encontram-se localizados em terra ao largo da costa marítima ou no interior.

Veja quais são os maiores parques eólicos onshore na Europa.

Os parques eólicos offshore são parques onde os aerogeradores são instalados no mar.

Conheça o maior parque offshore do mundo.

Maior parque eólico offshore do mundo
Maior parque eólico offshore do mundo

Energia eólica no Brasil

O Brasil apresenta uma grande potencial eólico, sobretudo nas regiões sudeste, nordeste e sul do país. Infelizmente, o aproveitamento do seu potencial é pequeno, mas representa uma importante fonte de complementação à energia hidroelétrica, da qual o Brasil é fortemente dependente.

Com a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) em 2002, o setor elétrico no Brasil apresentou um rápido crescimento. Este incentivo proporcionou a instalação de novos geradores em diversas locais e, no final de 2006, o país já tinha uma capacidade de produção de 237 MW.

No ano 2013, o Brasil encontrava-se na 13ª posição no ranking dos países com maior produção de energia eólica, tendo obtido uma capacidade de 1000 MW em 2011, suficiente para abastecer 400 mil habitações.

A grande expetativa no Brasil é que, em 2020, possam ser extraídos cerca de 20 GW.

Sobre as principais vantagens e desvantagens da energia eólica

Um dos grandes inconveniente a apontar à energia eólica é a poluição sonora. As turbinas não são de todo silenciosas e o desconforto pode fazer-se sentir, mesmo a grandes distâncias. Mas até esta desvantagem está a ser minimizada pela tecnologia, com uma diminuição do ruído provocado pelos aerogeradores de última geração.

A poluição visual é uma outra desvantagem apontada apenas por alguns. Não é portanto um ponto unânime. Há quem considere que um parque eólico tem grande impacto visual e há quem não considere.

Vantagens da energia eólica

  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis
  • Redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera
  • É inesgotável
  • Ótima rentabilidade de investimento (em cerca de 6 meses recupera a energia gasta com a instalação e manutenção)
  • Geração de emprego nas regiões

Desvantagens da energia eólica

  • Poluição visual, visto que parques eólicos são instalados em áreas livres para aproveitar da melhor forma os ventos
  • Poluição sonora proveniente do funcionamento dos equipamentos pode ser perturbador para a população local
  • Impatos sobre a fauna, nomeadamente a colisão de morcegos e aves
  • Variações signitificativas da velocidade do vento ao longo do ano, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária em determinado local

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da energia eólica.

Perante as metas ambientais traçadas para cada país são cada vez mais os países que apostam em energias renováveis, sendo a eólica alvo de grande atenção. Esta forma de energia renovável apresenta um crescimento superior a 25% por ano, a nível global.

Mas não é só a Europa que aposta na energia eólica. São mais de 80 países que contam já com a energia do vento para produzir parte da eletricidade de cada nação.

Vídeo – Como funciona a energia eólica

12 Comentários em “Energia Eólica – Como funciona e principais vantagens e desvantagens”

  1. João Anderson R. G. da Silva

    Amigos terminei o curso de eletrotécnica, e estou totalmente focado para energia eólica, agora estou indo me especializar em comando elétricos, estou disposto a entrar no ramo da eólica pois, depois que li muito sobre seu potencial me dispertou um grande interese de fazer parte dessa história. Quero sim, e pretendo fazer parte da eólica.

  2. Vitor hugo campos

    Boa tarde fiz o curso da GWO no Porto tenho os certificados comigo gostaria de saber se tem alguma empresa a precisar de trabalho

    1. Vitor Campos vai ao Google e mete Eumontage DK e segue os passos que lá estão e increve te Vêm a Portugal recrutar muitas vezes.
      Boa sorte

  3. Rui André Vieira Santos Costa

    Fiz um curso de energia solar e eólica na master d com media final de 19 valores já trabalhei em vários países europeus e gostaria de me integrar numa empresa de qualidade na área da energia eólica, caso conheçam alguma contactem me 914360605.

  4. Já trabalhei com eólicas na manutenção e montagem se alguma empresa estiver interessada agradeço contacto para  poder enviar o meu currículo para a empresa. tenho curso de offshore. 

  5. ja trabalhei com torres eolicas na area de montagem quero saber aonde posso mandar meu curriculo para uma empressa de montagem de um parque eolico

  6. DENIS CARLOS DE OLIVEIRA

    gostaria de saber onde posso fazer o curso de energia eolica sou de fortaleza e sou tecnico

    eletricista meus conhecimentos são na area de eletricista precial e residencial ,gestão de projetos, leitura e interpretação de projetos e cegurança na nr10

  7. JAQUILENE CORREIA FREITAS

    Energia eólica é uma energia limpa, e deveria ser prioridade no brasil e no mundo, pois a terra estar pedindo socorro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima