Energia Eólica

Energia Eólica

energia eolica aerogerador

A energia cinética do vento também é uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecânica e eléctrica.

Um barco à vela usa a energia dos ventos para se deslocar na água. Esta é uma forma de produzir força através do vento.

Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento. O vento também é usado para girar a mó dos moinhos transformando o milho em farinha.

Actualmente o vento é usado para produzir electricidade.

O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo.

Este eixo chega até uma caixa de transmissão onde a velocidade de rotação é aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia eléctrica.

A turbina tem um sistema de abrandamento para o caso do vento se tornar muito forte, impedindo assim a rotação demasiado rápida da ventoinha.

Um dos problemas deste sistema de produção eléctrica é que o vento não sopra com intensidade todo o ano, ele é mais intenso no verão quando o ar se movimenta do interior quente para o litoral mais fresco.

Outro entrave é o facto do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rápido.

Cada turbina produz entre 50 a 300 kilowatts de energia eléctrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada.

Cerca de 30% da electricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia. A Dinamarca e Alemanha também são grandes exploradores da energia eólica.

Mas uma vez produzida a electricidade é necessário conduzi-la até ás casas, escolas e fábricas.

10 COMENTÁRIOS

  1. Amigos terminei o curso de eletrotécnica, e estou totalmente focado para energia eólica, agora estou indo me especializar em comando elétricos, estou disposto a entrar no ramo da eólica pois, depois que li muito sobre seu potencial me dispertou um grande interese de fazer parte dessa história. Quero sim, e pretendo fazer parte da eólica.

  2. Boa tarde fiz o curso da GWO no Porto tenho os certificados comigo gostaria de saber se tem alguma empresa a precisar de trabalho

    • Vitor Campos vai ao Google e mete Eumontage DK e segue os passos que lá estão e increve te Vêm a Portugal recrutar muitas vezes.
      Boa sorte

  3. Fiz um curso de energia solar e eólica na master d com media final de 19 valores já trabalhei em vários países europeus e gostaria de me integrar numa empresa de qualidade na área da energia eólica, caso conheçam alguma contactem me 914360605.

Deixe uma resposta