Os parques eólicos onshore continuam a ser uma das fontes de energia renovável com maior crescimento no mundo inteiro.
Uma das principais razões para isso é o facto deste tipo de tecnologia estar bem desenvolvida o que levou a uma diminuição significativa do preço por cada MW instalado.
Apesar de na Europa o ritmo da criação de novos parques eólicos ter diminuído nos últimos anos, a energia eólica está a ter um ótimo desempenho em outros países, principalmente nos países da América Latina.
Aqui estão alguns exemplos dos maiores parques eólicos onshore na Europa até à presente data
A Statkraft e a TroenderEnergi juntaram-se recentemente com o consórcio ‘Nordic Wind Power DA’ para construir aquele que irá ser o maior projecto onshore eólico na Europa e irá ser localizado na Central Norway.
O projecto irá numa fase inicial consistir em seis parques eólicos com uma capacidade combinada de 1000MW e terá um investimento total de 1.1 Biliões de euros.
Os parques eólicos vão ser construídos na ilha de Hitra e em Snillfjord e a sua composição vai consistir em 278 aerogeradores com 3.6MW de capacidade. A construção irá iniciar-se no segundo trimestre de 2016 e tem data prevista de finalização em 2020.
Os parques eólicos vão gerar um total de 1.4 Terra Watts Hora (Twh) de energia por ano.
O parque eólico de Whitelee na Escócia é o maior parque eólico de Inglaterra a seguir ao de Fântânele-Cogealac na Roménia. Tem 215 aerogeradores dos fabricantes Siemens e Alstom com uma capacidade total de 539MW. Este parque é operado pela ScottishPower Renewables que faz parte do grupo espanhol Iberdrola.
O parque de Whitelee está situado a 300 metros (985 pés) acima do nível do mar, a 15 quilómetros da cidade de Glasgow.
Vivem cerca de meio milhão de pessoas na sua área circundante. Este parque tornou-se um pouco turístico pois nele existe um centro próprio para visitantes com uma sala própria para exibição, café, lojas, centro informativo, etc.
Desta forma o parque eólico onshore Whitelee conjuga a sua componente energética com a turística.
O parque eólico Viking é outro enorme parque na Escócia resultado de um empreendimento conjunto entre a comunidade local de Shetland e a SSE.
O seu projecto ganhou a aprovação por parte do ministério escocês em 2012 mas teve um atraso devido a um processo em tribunal colocado por movimentos anti-parques eólicos.
Em 2015 o projecto entrou novamente em acção e espera-se que fique completamente operacional em 2021. Vai consistir em 103 aerogeradoes com um potencial energético de 457MW fazendo deste parque o terceiro maior da Escócia.
Em Portugal, localizado no Alto Minho existe um parque eólico operacional desde 2008 e que até essa data era o maior parque eólico da Europa.
O Parque Eólico do Alto Minho conta com cinco sub-parques, designados por Picos, Alto do Corisco, Santo António, Mendoiro-Bustavade e Picoto-São Silvestre, e estão localizados nos concelhos de Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço, distrito de Viana do Castelo.
Atualmente consiste em 68 aerogeradores do fabricante Alemão Enercon modelo E-82 de 2MW e 58 aerogeradores Enercon E-70 E4 de 2MW que no total perfaz uma capacidade de 240MW.