Início Energia Eólica Documentação Energia Eólica

Vantagens e desvantagens da energia eólica

Parque eólico - Energia Eólica

A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.

A energia eólica é muitas vezes não compreendida pelas populações, principalmente pelas populações mais próximas dos parques eólicos, mas a energia eólica possui inúmeras vantagens para a sociedade em geral, desde a redução da dependência dos combustíveis fósseis até à criação de empregos.

Apesar das aparentes vantagens no uso de energia eólica para a produção de energia elétrica, este tipo de aproveitamento energético eólico apresenta também desvantagens e impactos significativos principalmente no uso de grandes aerogeradores, parques e usinas eólicas.

O seu aproveitamento para encher as velas dos barcos coincide com o começo das grandes civilizações e, marcou, substancialmente, a diferença entre elas.

Fenícios, Gregos, Romanos, e mais tarde os portugueses utilizaram-no para mover, total ou parcialmente, os seus barcos, visando o comércio, conquistando novos domínios ou explorando mares desconhecidos.

Foi a partir do século V que a utilização desta forma de energia se estendeu a terra firme e, mais concretamente, nos séculos XII e XIII com a aparição dos primeiros moinhos hidráulicos e de vento (que tanto caracterizaram a paisagem).

Posteriormente, desempenhou um papel fundamental no sistema industrial do século XVI. O vento convertia-se, assim, numa das principais fontes de energia, não animal, da humanidade, até à aparição dos primeiros motores a vapor e de combustão no início do século XIX.

Hoje em dia, está a impulsionar-se a aparição deste elemento com fins lúdicos ou comerciais, numa simbiose da tecnologia de vanguarda e a antiga sabedoria.

Principais vantagens da energia eólica

Vantagens para a sociedade em geral

  • É inesgotável;
  • Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
  • Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).

Vantagens para as comunidades onde se inserem os Parques Eólicos

  • Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
  • Criação de emprego;
  • Geração de investimento em zonas desfavorecidas;
  • Benefícios financeiros (proprietários e zonas camarárias).

Videos energia Eólica

Vantagens para os governos

  • Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis;
  • Poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e directivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir;
  • Possível contribuição de cota de GEE para outros sectores da actividade económica;
  • É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Vantagens para os promotores

  • Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão em cada seis meses.
  • Excelente rentabilidade do investimento. Em menos de seis meses, o aerogerador recupera a energia gasta com o seu fabrico, instalação e manutenção.

Principais desvantagens da energia eólica

  • A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
  • Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica.
  • Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
  • Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
  • Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43 dB (A)). As habitações ou zonas residenciais mais próximas deverão estar, no mínimo a 200 metros de distância.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

26 COMENTÁRIOS

  1. O interessante seria montar esse tipo de energia renovavel individual, em vez de placas solares uma pequena “catavento” como chamam aqui no Sul, será que é possível? Meu consumo mensal não passa de 300 kWh, mesmo assim meu custo mensal é de R$ 200,00
    Gostaria de ter outra opção de fornecimento de energia elétrica, (me sinto refém do sistema) caso alguém possa dar ideia.
    Fiz uma cotação com placas solares, mas o custo ficou muito alto no momento, nao que nao vale a pena investir, mas esta fora da realidade (+ ou – R$ 20 mil) sem dizer que as placas solares ocupam muito espaço.
    Precismos estudar um sistema simples, compacto, eficaz e que caiba no bolso. Afinal mais da metade da população brasileira vive com menos e 1 salário.

  2. A energia eólica usada hoje é uma desgraça e grande escândalo – mata aves rapinas, envenena o ambiente ea as pessoas que trabalham na construção das hélices com alergenos -entre outros , e não é renovável contando com o custo de manutenção e construção.

    Um único destes argumentos devia ser suficiente para enterrar bem fundo esses grandes projectos, mas não há vergonha nas politicas quando se pode desviar dinheiro enganando o povo com isto!!

  3. GOSTARIA DE INFORMAÇOES PARA IMPLEMENTACAO DE EQUIPAMENTOS PARA IRRIGAÇAO,,CAPTAÇAO AGUA DE POÇO ARTESIANO PROFUNDIDADE 120 METROS ENFIM UM PROJETO COMPLETO

  4. OI ,SOU DE SANTA CATARINA , ME INTERESSEI MUITO POR ISSO GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ISSO , E QUAIS LUCROS QUE GERA ,TEMOS UM TERRENO PEQUENO MAIS QUE TEM UMA LOMBA GIGANTE QUE VEMTA MUITO SEMPRE

  5. Tenho uma propriedade de 50 hectare todo plano onde venta dia e noite, tenho interesse em arrendar para implantaçao de um parque eolico, Mario 71 98401-7162
    Regiao : Agua Fria : Bahia : cep : 48170-000

  6. Olá sou estudante de engenharia mecânica, gostaria de obter apostila, artigos e curso sobre a energia eólica para aprofundar nesse assunto
    Att; Diego

  7. Gostraria de saber o nome do autor. Usei este artigo, e preciso dar os devidos creditos ao autor nas referencias bibliograficas.. Alguem poderia me responder, por favor?

  8. Aqui está uma fonte de energia capaz de ser produzida e utilizada por todos os países mesmo com parcos recursos. Quando todos os Países conseguirem fabricar a sua própria energia, então todos poderemos experimentar mais harmonia e Paz entre os povos e seguramente acabar com a fome, como hoje a conhecemos.
    Viva!!!!!!!!! a partilha entre os povos deste barco chamado TERRA.

  9. Mentes retrogadas…..

    A exploraçao de minerio da terra causa bem mais impacto, poluí e é causadora de guerras. Derivados a mentes assim atrasadas, é que ainda estamos tao dependentes de combustiveis fosseis

  10. nao vejo desvantagem e sim alguns pontos fracos que se adqado sera aenegiar do futura para o brasil.mais envolve dinheiro se colocada em pratica e isso e que muito nao querem.eu em minharesidencia instr-le com motores encima daminha casa.algumas elice hoje tenho lampadas inteligadas com baterias que me dao uma reduçao de 38% na fatura da companhia eletrica e tem mais estou intralando em 5 residencias.

  11. Com foi mostrado a energia eolica tem suas desvantagens, mas ela também tem suas vantagens , pois, a ideia dela é boa pelas inumeras vantagens e por ser renovavel, o problema foi a forma como ela foi desenvolvida, assim com as outras fontes de energias a forma de sua execuçao prejudicam muito o meio por isso apoio o avanço em pesquisas que desenvolvam nos metodos de capitação dessas energias.

  12. O objetivo aqui não é analisar a veracidade ou não de tão drásticas alegações (até mesmo porque para isso são necessários dados técnicos e científicos válidos, até agora inexistentes), mas alertar para os extremismos das expressões e afirmações. A energia eólica causa impacto ambiental? Sim, causa, como eu causo, você causa, os animais causam, toda a humanidade e a modernidade causam (com certeza o meio ambiente era muito melhor quando os portugueses aproximaram suas naus da costa brasileira). Viver causa impacto ambiental. Enfim, tudo causa impacto ambiental. Portanto, condenar a energia eólica por causar impacto ambiental é condenar tudo o mais que existe no mundo. Devemos extinguir a vida humana e outros por isso, claro que não! Quem é que vai renunciar a própria existência pela terra? O clico é assim desde que o Portugueses chegaram ao Brasil e no resto do mundo é da mesma maneira. O próprio homem inventa tais tecnologias e se beneficia das mesmas. Então todos nós somos culpados pelos impactos ambientais!!! A pergunta é podemos realmente mudar isso?

  13. Onde está a democracia deste site? Só existe a opção “gosto” para o Facebook !!!
    Vou dizer o porque não gosto; não gosto da maneira que as empresas estão agindo no interior do nordeste ! Não gosto da generalização de que a energia eólica não causa impactos ! No interior do nordeste, a região de maior extensão de área contínua de caatinga está sendo “picotada” por estradas abertas sem o controle devido à instalação de torres de medição do potencial eólico. Comprovado o potencial, as empresas continuam abrindo estradas de 15 m de largura para a instalação das torres já com os aerogeradores onde, cada base precisa de uma área limpa de 70m x 60m aproximadamente, cada base utiliza 150.000 litros de água para preparação do cimento (provando que seria possível enfrentar verdadeiramente a maior seca dos últimos 30 anos, se houvesse boa vontade do governo em reduzir o sofrimento dos nordestinos da região! ). 70 x 60 = 7060m² x 80 torres = 336.000 m² de desmatamento para instalação das torres em apenas um parque eólico, sem contar os mais de 200 km de estradas abertas nas chapadas e serras da região, afetando o equilíbrio hidrológico, a principal riqueza natural para a sobrevivência dos moradores, da fauna e flora local. Me passem bons motivos para gostar deste empreendimento em uma das regiões mais exuberantes do interior da Bahia! (por um acaso é o enriquecimento das mais de 1000 famílias da região, que terão condições de irem embora para a cidade, pois, não terão mais motivos para permanecerem lá!!!)

  14. As leituras são essenciais, mas seria possível também colocar exemplos simples de como se fazer maquetes que representem as energias ou como obter imagens que mostrem o funcionamento das mesmas. Agradeço a atenção.

  15. ja pensaram ,se ate a poluição esta tendo jeito sera que os politicos tambem terão.
    (eu acho interessante como nos sabemos nos desenvolver atravez da tecnologia isso mostra que somos capazes de quese tudo e so se esforssar!

  16. Algumas das desvantagens não muito “desvantagens”, pois o visual eu prefiro ver um parque eólico no meio do nada sabendo que é para o bem do meio ambiente do que uma hidrelétrica por exemplo… O som, andei pesquisando, em média uma conversa entre três pessoas tem aproximadamente 40 decibeis… o som que produz o parque eólico não deve ser tão mais alto assim… as aves é que complica, mas com o uso e estudos, acharão soluções…

  17. Trabalho na area de energia renovavel e materia esta muito boa, mas na questao das desvantagens foram infelizes questao ruidos nao tem necessidade de ter moradia perto parques, e quanto visual melhora auto estima sabendo da geracao de energia limpa, quanto a aves…
    mas materia esta boa.

    • @tarcisio, então quer dizer que quem mora perto dos parques e é pobre pode e para debaixo da ponte é eu não sei se vc sabe mas a energia eólica gasta muito espaço muita matéria-prima e pouca energia vc não acha não e entre no meu blog e deixe um comentário.

  18. O problema da “boa vontade” dos ventos como propulsor das pás dos aerogeradores pode ser contornado se utilizarmos um túnel de vento com aerogerados intercalados a intervalos regulares dentro dele e um ventilador propulsor na entradea do túnel e um exaustor (sugador) na outra extremidade. Tenho desenhos e estudos de aerodinâmica que podem viabilizar a materialização de um mini protótipo para fundamentação empírica da idéia. Quem apoia? – Respostas para lindbergii@yahoo.com.br

  19. Existem outros problemas, com os geradores eólicos, e que não foram devidamente estudados ,avaliados e divulgados, tais como o efeito estroboscópico gerado pelas pás em determinados horários do dia, e que podem causar efeitos nocivos( neurológicos) às pessoas, bem como as vibrações de baixa frequência , que são geradas, e que podem afectar o sistema nervoso central, além de poderem causar danos à vegetação e ao solo.

    • @Helio,Sr. Hélio Em todos os parques eólicos que conheço nunca vi nenhum problema daqueles apontados por você: Por  favor, não complique nem invente!

      • @António Neto,
        Não se trata apenas de ver, e sim de medir, com instrumentação apropriada, e específica, e não estou inventando. Pesquise melhor na internet, antes de comentar.

      • Então deve talvez acordar e abrir bem os olhos Sr António Neto – pois deve ter estado a dormir!

  20. Que interessante. Estou na 7ª série e este trabalho me fora recomendado pela minha professora de CIÊNCIAS. Plena variação. Bem, eu gostaria de dizer que o conteúdo apresentado me foi de grande ajuda para a elaboração do meu trabalho cujo tema é: Usinas geradoras de energia elétrica. Ainda não entreguei o trabalho, pois ainda preciso complementá-lo com a elaboração de uma maquete (infelizmente não será sobre usinas eólicas, a professora fez a escolha das usinas por sorteio) de uma usina hidreletrica. Não tenho muita experiência com a confecção de maquetes, se alguém souber me apresentar dados relevantes que possam me ajudar, ficaria muito grata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui