energia eolica aerogerador

A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes.

A energia eólica é uma fonte de energia que está permanentemente ao dispor do Homem.

A energia eólica “surgiu” com a crise do petróleo, nos anos 70. Um pouco por toda a Europa foi-se sentindo medo devido à escassez do petróleo, o que levou a procurar outras fontes de energia. No entanto, a origem da energia eólica não se situa exatamente na década de 70.

A origem da energia eólica é muito mais remota. Desde a antiguidade que se percebeu a força do vento. O vento era aproveitado nos barcos que se moviam impulsionados por este através de velas.

Os próprios moinhos trabalhavam graças à força do vento. Bombear água ou moer grãos para obter farinha eram conseguidos graças à energia do vento.

A energia do vento pode, portanto, ser aproveitada e transformada em energia elétrica e mecânica.

Hoje em dia, a energia do vento é essencialmente aproveitada para produzir eletricidade. Esta transformação é conseguida através de aerogeradores. Os aerogeradores são colocados estrategicamente em zonas ventosas, que normalmente são em zonas de maior altitude.

O vento forte é capaz de rodar as pás de uma turbina. Um aerogerador comunica com um eixo central e este, por sua vez, é acoplado a uma caixa multiplicadora (Gearbox) onde a velocidade de rotação é incrementada, segundo características específicas de cada fabricante.

Os aerogeradores possuem um sistema capaz de controlar a velocidade do rotor de forma a manter uma velocidade estável com a variação da velocidade do vento. os mais elevados e for demasiado forte, impede a rotação muito rápida do aerogerador. O gerador ligado ao transmissor mecânico produz energia elétrica.

Uma concentração ou aglomerado de aerogeradores denomina-se de parque eólico, sendo utilizados para produzir energia elétrica, geralmente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

Existem dois tipos de parques eólicos, onshore e offshore, os parques eólicos onshore encontram-se localizados em terra ao largo da costa marítima ou no interior. Veja quais são os maiores parques eólicos onshore na Europa.

Os parques eólicos offshore são parques onde os aerogeradores são instalados no mar. Conheça o maior parque offshore do mundo.

Um dos grandes inconveniente a apontar à energia eólica é a poluição sonora. As turbinas não são de todo silenciosas e o desconforto pode fazer-se sentir, mesmo a grandes distâncias. Mas até esta desvantagem está a ser minimizada pela tecnologia, com uma diminuição do ruído provocado pelos aerogeradores de última geração.

A poluição visual é uma outra desvantagem apontada apenas por alguns. Não é portanto um ponto unânime. Há quem considere que um parque eólico tem grande impacto visual e há quem não considere.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da energia eólica.

Perante as metas ambientais traçadas para cada país são cada vez mais os países que apostam em energias renováveis, sendo a eólica alvo de grande atenção. Esta forma de energia renovável apresenta um crescimento superior a 25% por ano, a nível global.

Mas não é só a Europa que aposta na energia eólica. São mais de 80 países que contam já com a energia do vento para produzir parte da eletricidade de cada nação.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

10
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

9 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
10 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
João Anderson R. G. da Silva

Amigos terminei o curso de eletrotécnica, e estou totalmente focado para energia eólica, agora estou indo me especializar em comando elétricos, estou disposto a entrar no ramo da eólica pois, depois que li muito sobre seu potencial me dispertou um grande interese de fazer parte dessa história. Quero sim, e pretendo fazer parte da eólica.

Vitor hugo campos

Boa tarde fiz o curso da GWO no Porto tenho os certificados comigo gostaria de saber se tem alguma empresa a precisar de trabalho

Pedro Rodrigues

Vitor Campos vai ao Google e mete Eumontage DK e segue os passos que lá estão e increve te Vêm a Portugal recrutar muitas vezes.
Boa sorte

Rui André Vieira Santos Costa

Fiz um curso de energia solar e eólica na master d com media final de 19 valores já trabalhei em vários países europeus e gostaria de me integrar numa empresa de qualidade na área da energia eólica, caso conheçam alguma contactem me 914360605.

Helder santos

Já trabalhei com eólicas na manutenção e montagem se alguma empresa estiver interessada agradeço contacto para  poder enviar o meu currículo para a empresa. tenho curso de offshore. 

jose nascimento

ja trabalhei com torres eolicas na area de montagem quero saber aonde posso mandar meu curriculo para uma empressa de montagem de um parque eolico