A Renault divulgou mais informações sobre o seu futuro carro elétrico R5 E-Tech, nomeadamente no que diz respeito ao preço de lançamento e à sua data de apresentação.
Elétrico R5 E-Tech da Renault
O modelo Renault 5 foi um sucesso na sua época, com um tamanho compacto, cinco assentos reais e espaçosos, com um motor transversal e um porta-malas hatchback, considerado não apenas um modelo moderno, mas também revolucionário para a época.
Esse modelo revolucionário prepara-se para regressar em formato elétrico, e em paralelo com outros modelos como o Clio híbrido e térmico. O projeto não é novo, foi anunciado em 2021 durante a apresentação do plano Renaulution por Luca de Meo, o novo chefe do grupo, que fez da eletrificação das marcas (Renault, Alpine, Dacia) a sua prioridade.
Um Renault 5 dos anos setenta, mas elétrico
O design já está a ser conhecido. O conceito apresentado em 2021 anunciava uma reinterpretação moderna e muito fiel do modelo original, nomeadamente através da sua silhueta, do seu rosto e do design dos seus faróis.
Há alguns meses, a Renault apresentou novas imagens, que não deixaram dúvidas quanto a esta inspiração. Na parte mecânica, é aqui que permanece o maior mistério: é esperado que receba dois blocos, de 125 e 150 cavalos, e uma bateria de 52 kWh, para uma autonomia de cerca de 420 quilómetros, no entanto estas caraterísticas ainda não foram confirmadas.
Um Renault R5 elétrico – A que preço?
Outro ponto de interrogação reside no preço de lançamento do R5 E-Tech. Decorria o ano de 2021, a Renault informou um preço de lançamento que ficaria entre os 20.000 e os 25.000 euros, um futuro sucesso para um modelo do segmento B! Mas neste verão, o responsável da marca, Fabrice Cambolive, numa entrevista a uma revista alemã, informou que afinal o preço seria de 30 mil euros em vez dos 20 mil previamente anunciados.
Realmente essa nova informação representa uma grande diferença, enquanto a Citroën apresentou no início do ano o seu ë-C3 elétrico, com 350 quilómetros de autonomia, acessíveis a partir de apenas 23 mil euros.
Entretanto e felizmente, a Renault acaba de confirmar o que aguardávamos com expetativas: o Renault R5 E-Tech deverá ter um custo de aproximadamente 25 mil euros
Um preço mais razoável e já muito mais adaptado às expectativas e necessidades do mercado. O carro elétrico Renault R5 E-Tech vai ser fabricado na região francesa em Douai no Norte, sabemos agora também que este modelo elétrico será apresentado no outono de 2024, mais concretamente em abril.
Muitos são os potenciais interessados neste épico modelo da Renault, aguardaremos ansiosos por abril de 2024, no sentido de sabermos se as expetativas serão totalmente cumpridas ou superadas.