Chegou o novo XPeng P7i, o veículo elétrico chinês com mais de 700 km de autonomia a um apetecível valor de 34000 euros.
XPeng P7i, o elétrico premium Chinês com 700 km de autonomia
A fabricante chinesa de viaturas elétricas XPeng acabou de anunciar o seu mais recente modelo, o P7i, que visa combater modelos como o Tesla Model 3.
No final de janeiro de 2023 tinhamos anunciado que o fabricante XPENG baixou os preços dos seus veículos elétricos na China como resposta à Tesla, uma estratégia agressiva que demonstra que a XPENG quer estar na luta do mercado elétrico.
Em abono da verdade, este não é um carro completamente novo, mas sim um facelift do já existente XPeng P7, com um nome ligeiramente diferente.
Com esta renovação chega também um novo design interior, novas opções de conectividade e assistência à condução melhorada. Além disso, aspetos como a performance, a autonomia e o carregamento não foram deixados por mãos alheias.
XPeng P7i, uma verdadeira montra tecnológica sobre rodas
As capacidades de assistência à condução foram alvo de uma renovação profunda, com a adoção de hardware mais capaz que o utilizado anteriormente. Com efeito, este XPeng utilizada dois sensores LiDAR e dois chips Nvidia Drive Orin, que em conjunto são capazes de atingir um poder computacional de 508 TOPS, isto nas versões Max e Wing com tração integral.
Tais números representam um aumento de 17 vezes, quando comparados com o modelo antecessor, o que não deixa de ser impressionante.
Em condições reais, este poder de fogo virtual melhora a capacidade de perceção da realidade a 360 graus, permitindo enveredar por cenários de condução semi-autónoma até então impossíveis de atingir.
No interior, o P7i conta com a ajuda de um chip da Qualcomm para melhorar o reconhecimento de comandos vocais fornecidos quer pelo condutor, quer pelos restantes ocupantes. O mesmo chip é também utilizado para alimentar o sistema de infoentretenimento, que recorre a um software proprietário da XPeng, denominado Xmart OS 4.0.
Este sistema é operado num ecrã completamente tátil, no qual se controlam todas as funcionalidades do veículo, incluindo o sistema de som Dolby Atmos com 20 colunas espalhadas pelo habitáculo.
Ainda no que diz respeito ao interior, o XPeng P7i ganhou um novo volante, um painel de instrumentos digital de 10,25”, um ecrã principal com praticamente 15”, e viu a consola central ser redesenhada. Os bancos são agora mais ergonómicos e possuem mais ajustes e novas opções de personalização.
No exterior as mudanças são mais subtis, e recaem sobretudo em ligeiras alterações que permitiram baixar o coeficiente aerodinâmico para apenas 0,236, o que contribui para a eficiência geral desta viatura totalmente elétrica.
Autonomia e aceleração aumentam, tempo de carregamento diminui
As versões com tração traseira do P7i são capazes de uma autonomia de até 702 km, medidos em ciclo CLTC (o equivalente chinês mais aproximado ao WLTP).
Na hora de carregar a bateria, o recurso a carregamento rápido permite adicionar, em apenas 10 minutos, energia suficiente para se percorrerem 240 km; já em meia hora a percentagem restante passa dos 10 para os 80%.
Os P7i 610Max e 610Wing com tração integral são capazes de atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos…
…graças aos dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 466 cavalos e 757 Nm de binário máximo. Já a versão com apenas um motor traseiro oferece 272 cavalos e 440 Nm de binário, o que não deixam de ser valores bastante respeitáveis.
Um fator importante em qualquer viatura electrificada é a temperatura da sua bateria. A pensar nisso, a fabricante chinesa melhorou o sistema de gestão térmica deste componente em 88,9%, sendo agora capaz de atingir uma capacidade de refrigeração de 8,5 kW.
Graças a isso, o P7i consegue rolar continuamente a 190 km/h durante 30 minutos sem qualquer risco de sobreaquecimento.
Preço do Xpeng P7i
O Xpeng P7i por enquanto apenas está disponível na China, com preços a começarem pouco acima dos 36.000 dólares (praticamente 34.000€, à data de redação deste texto).
Este veículo elétrico é um verdadeiro premium e vai concerteza combater forte no mercado internacional.