blank

Inovadora tecnologia solar baseada em perovskita está quase a chegar ao mercado

A Oxford PV está prestes a lançar para o mercado o seus painéis solares mais eficientes a nível mundial. Um lançamento esperado para o início de 2021, sendo que serão os painéis solares mais eficientes do mercado acessíveis ao público.

Painéis solares mais eficientes

Estes painéis solares, que são cobertos por uma camada de perovskita, irão gerar quase 1/3 mais de eletricidade que os atuais painéis solares baseados em silício. Um avanço tecnológico importante para o mercado da energia solar, desde que este surgiu em 1950!

Esta inovadora tecnologia solar com perovskita vai ter um grande papel a combater a crise climática, pois vai permitir aumentar a geração de energia limpa, em detrimento dos combustíveis fósseis.

O painel solar será coberto por uma camada fina de perovskita, aumentando assim a geração de energia e reduzir os custos gerais da eletricidade limpa, pois este cristal é capaz de absorver mais partes do espetro solar do que o atual silício.

Eficiência solar

Células solares de perovskita
Células solares de perovskita

Uma célula de silício converte cerca de 22% da energia solar disponível, mas em junho de 2018, testes realizados com as células de perovskita tiveram um rendimento de 27,3%, e em dezembro desse mesmo ano atingiram os 28%.

Os painéis solares cobertos com perovskita também serão diferentes, em vez da “tinta azul” estes passarão a ser negros, combinando melhor com os telhados.

Grande avanço na energia solar

O diretor de tecnologia da Oxford PV em declarações ao The Guardian disse que o uso de perovskita é uma grande mudança no mercado das energias renováveis, especialmente para a energia solar.

É que desde que foi descoberta a energia solar, em 1950, que sempre se manteve os painéis de silício sem qualquer alteração. E estes atingiram os seus limites de eficiência energética, não havendo mais espaço para aumentar a sua capacidade.

Agora há novas oportunidades de produção de energia, e a perovskita é um desses materiais, inovador e com um largo desenvolvimento no futuro.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2 COMENTÁRIOS

  1. 0s valorea Euros e a empresa certificada para conseguirmoz o final deliz dezte trabalho. Pedido se informacao .p.fv. muito obrif gad m m ra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui