Painéis solares bifaciais com maior eficiência. Compensa?

Painel Solar Bifacial

O desenvolvimento de painéis solares fotovoltaicos com células solares bifaciais mudou a forma como captamos a energia proveniente do sol.

Será que compensa efetivamente comprar painéis solares com células solares bifaciais?

O que são células solares bifaciais e como mudaram a energia solar?

A procura por fontes de energia mais eficientes e sustentáveis levou a grandes desenvolvimentos no mundo da tecnologia solar.

Entre os desenvolvimentos mais recentes temos a aplicação de células solares bifaciais em painéis solares fotovoltaicos. Mas o que são essas células bifaciais?

O que são as painéis solares com células solares bifaciais?

As células bifaciais foram desenhadas com o intuito de capturar a luz solar tanto na camada anterior, como na posterior.

A diferença para as células monofaciais é que estas apenas aproveitam a luz incidente na camada anterior, e assim, as células solares bifaciais, também aproveitam a luz refletida sobre a camada posterior. O que em teoria aumenta o rendimento do painel fotovoltaico.

Vantagens das células solares bifaciais

Num estudo recente, feito pelo Laboratório de Energia Renovável dos EUA (NREL), concluíram que as células bifaciais superam, em termos de rendimento, as células monofaciais.

Sendo uma célula de perovskita, pode “trabalhar de qualquer lado” eficazmente. Sendo que a luz ao ser captada de ambos os lados pela célula de perovskita bifacial, potencia o aumento do rendimento energético a custos mais baixos.

Em estudos mais antigos, as células bifaciais não conseguiam competir com as células monofaciais, que detêm um recorde de eficiência de 26%.

Já neste último estudo, os investigadores conseguiram produzir uma célula solar com a eficiência de ambos os lados comparáveis.

Testes de laboratório, mostraram uma eficiência para a célula anterior acima de 23%, e na célula posterior a eficiência era entre 91-93% da célula anterior.

Marcos relevantes do estudo sobre as células solares bifaciais

Painel Solar Bifacial Vs Monofacial
Painel Solar Bifacial Vs Monofacial

A equipa de investigadores do NREL descobriu que a espessura ideal para uma camada de perovskita é de aproximadamente 850 nanómetros, muito mais fino que um cabelo humano que tem uma espessura de cerca de 70000 nanómetros.

Como limpar os painéis solares fotovoltaicos para aumentar a eficiência

Esta espessura é essencial para absorver a maioria dos fotões de determinada parte do espetro solar, evitando que uma camada demasiado espessa bloqueie esses fotões.

Relativamente a custos, é verdade que produzir uma célula bifacial de perovskita sai mais caro do que uma célula monofacial, mas este maior custo inicial, será compensado com a produção de mais 10-20% de energia

Sem dúvida que esta tecnologia de dupla camada é um grande avanço na procura de fontes de energia mais eficientes. Mas ainda existem desafios para superar, sendo que os resultados iniciais são prometedores, mas com mais estudos, estas células podem vir a ser o futuro da produção de energia solar.

Vídeo – Estudo real sobre painéis solares Bifaciais Vs Monofaciais

Sobre o autor

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima