Ranking dos principais fabricantes de painéis solares 2024

Fabricantes de Painéis Solares

Num mundo extremamente dinâmico referente à energia solar, o ano de 2023 provou ser um ano notável para os principais fabricantes de painéis solares fotovoltaicos.

O ranking das vendas recentemente divulgado lançam luz sobre as conquistas das 32 empresas, mostrando os seus pontos fortes e estratégias na indústria solar constantemente em evolução.

Ranking dos fabricantes de painéis solares

As listas Top 4 e Top 5-9 permaneceram relativamente estáveis durante o ano de 2023, com marcas estabelecidas e emergentes mantendo a sua posição. JinkoSolar, Trina Solar, LONGi e JA Solar produziram com vendas efetivas em conjunto mais de 270 GW em painéis solares, reivindicando uma participação de mercado global de 52%.

As 9 principais marcas, no seu conjunto, ultrapassaram 400 GW em envios, garantindo uma participação de mercado robusta superior a 75%.

Principais empresas de painéis solares fotovoltaicos por volume de vendas em 2023
Principais empresas de painéis solares fotovoltaicos por volume de vendas em 2023

Painel solar tipo N da JinkoSolar liderou na categoria

A JinkoSolar emergiu como líder em 2023, com vendas de mais de 75 GW de painéis solares, sendo mais de 60% produtos do tipo n.

Esta estratégia na tecnologia tipo n posicionou a JinkoSolar como líder do setor nesta categoria.

Liderança a 3: Trina Solar, LONGi e JA Solar

Trina Solar, LONGi e JA Solar demonstraram caraterísticas de produtos distintas e fortes reputações de marcas, alcançando sucesso nos mercados interno e externo.

Paineis Solares Longi Solar

A Trina Solar e a JA Solar aceleraram os esforços para expandir a produção de células do tipo n, enquanto a LONGi está explorando avanços com a tecnologia de células de contato traseiro (BC).

Evolução da TW Solar e Astroenergia

Entre as marcas de produtos solares emergentes, a TW Solar e a Astronergy mostraram impulso, com propostas maiores em comparação com 2023. Ambas as empresas estabeleceram metas ambiciosas, com o objetivo de exceder 50 GW em vendas de módulos em 2024, superando até mesmo a Canadian Solar, que tem como meta entre 42 e 47 GW. A disputa pelas posições 5 a 7 em 2024 promete ser competitiva.

Competição no ranking intermediário: Quais as principais estratégias?

As empresas classificadas entre o 10º e o 15º e entre o 17º e o 23º lugar envolveram-se numa concorrência feroz, reconhecendo a importância de cada encomenda na definição da sua posição de mercado para o próximo ano.

Várias empresas, incluindo Seraphim, Suntech e DAH Solar, expressaram planos para explorar mercados internacionais em 2024, alavancando a sua imagem de marca positiva.

Nos cenários de licitação na China, as empresas presentes no ranking intermediário frequentemente cotavam os preços mais baixos, competindo ativamente pelas encomendas. Algumas empresas desta faixa, a partir do terceiro trimestre de 2023, reduziram proativamente as taxas de produção e as metas das encomendas, concentrando-se apenas nos pedidos rentáveis.

De acordo com especialistas do setor, num mercado caraterizado pela queda dos preços, as empresas com um foco único na produção correm o risco de aumentar as perdas com volumes de vendas mais elevados. Estas empresas abandonaram estrategicamente os planos de expansão, cortaram custos e visaram uma maior rentabilidade.

Aumento do mercado solar tipo N: visão para 2024

Painel Solar - Trina Solar iTOPCon
Painel Solar – Trina Solar iTOPCon

A adoção de módulos solares do tipo n teve um crescimento notável em 2023, com pelo menos 7 empresas a reportar que mais de 50% das suas vendas eram compostas por produtos do tipo n.

Apesar da clara tendência descendente dos preços e dos potenciais riscos de excesso de oferta na cadeia de abastecimento, inúmeras empresas estão firmes na expansão das suas capacidades de produção do tipo n.

Os relatórios sugerem que mais de 15 empresas estabeleceram metas explícitas para 2024, com encomendas de módulos do tipo n constituindo mais de 60% do seu total.

Entre eles, cinco dos nove principais fabricantes de módulos pretendem uma quota do tipo n superior a 70%, com três empresas a atingirem ambiciosos 100% até 2024, refletindo a confiança nas futuras tendências tecnológicas da indústria solar.

Qual o futuro do tipo n

Além dos líderes do setor, diversas outras empresas estão fazendo avanços significativos no segmento do tipo n:

  • Solargiga Energy: Planeia uma atualização e modernização significativa das linhas de produção existentes em 2024 para atender às necessidades do mercado, visando uma participação de módulos do tipo n de 60%.
  • Suntech: Visa uma participação de 70% nas encomendas de módulos solares do tipo n em 2024, com 16,5 GW de capacidade de produção de células, um aumento significativo.
  • Qn-SOLAR: Posicionado como pioneiro da tecnologia TOPCon, pretende adicionar 36 GW de capacidade de células tipo n em 2024, com uma participação de 80% nas encomendas de módulos tipo n.
  • DAH Solar: alcançou uma eficiência de conversão média líder do setor de mais de 26,4% em células TOPCon. Tem como meta 100% de participação nas vendas de módulos tipo n com uma capacidade combinada de 22,5 GW em quatro bases principais.
  • ZNShine Solar: Planeia estabelecer uma nova capacidade de produção de células TOPCon tipo n de 10 GW em 2024, visando uma participação de 80-90% do tipo n.
  • Huasun Energy: A única empresa a atingir uma participação de 100% de módulos do tipo n em 2023, continua a liderar na tecnologia HJT, com uma meta de envio aumentada para 2024 e um compromisso inabalável com uma participação de 100% do tipo n.
  • WINHITECH: Antecipa um aumento gradual na demanda por módulos HJT de alta eficiência em 2024. Planeia expandir a produção, alcançando uma participação de módulos do tipo n de cerca de dois terços do total de remessas.

À medida que a indústria solar continua a avançar, 2023 prepara o terreno para um 2024 competitivo, onde cada empresa lutará por um papel fundamental no mercado solar global em constante expansão.

Como relacionar os defeitos e as classes dos painéis solares fotovoltaicos?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima