Plano energético de Trump surpreende indústria petrolífera

O novo plano energético de Trump surpreendeu a indústria petrolífera dos Estados Unidos da América de forma positiva.

Já não é novidade que o Presidente Americano Donald Trump é um defensor dos combustíveis fósseis. Donald Trump defendeu sempre a indústria do petróleo e do gás como essencial de forma a tornar os EUA num país independente do ponto de vista energético.

Desde que iniciou o mandato presidencial Donald Trump deu já alguns passos para impulsionar as indústrias do carvão e do petróleo como é o caso do arranque do polémico oleoduto de Keystone XL.

Mas agora Donald Trump vai ativar uma série de ordens judiciais executivas para dar o verdadeiro impulso à indústria de extração de combustíveis fósseis

Segundo a agência Reuters, o presidente americano Donald Trump vai assinar uma ordem executiva para que as empresa petrolíferas possam explorar e perfurar em terra e no mar em busca de novas fontes de armazenamento de petróleo e gás.

Nessa mesma ordem, Donald Trump vai autorizar que as petrolíferas possam perfurar mesmo em água profundas dos Estados Unidos da América, algo que após o grande derrame de petróleo na costa do Golfo do México se tornou muito complicado de concretizar.

Novo plano energético de Trump surpreende petrolíferas
Novo plano energético de Trump surpreende petrolíferas

Este novo plano energético de Donal Trump poderá chocar com o plano anterior de Obama, mas a administração Trump assegura que Obama fez algo semelhante para impulsionar a indústria do fracking, em que protegeu aproximadamente 0.6 milhões de hectares para a sua exploração.

A principal mudança do plano energético dos EUA seria o regresso às explorações nas águas profundas do Oceano Ártico e Atlântico.

Este novo plano energético de Trump fará com que a indústria petrolífera saia do estado aparente de letargia dos últimos anos em que esteve mais inclinada para projetos de fracking do que para os ambiciosos projetos em águas profundas.

O que é o Fracking?

Fracking é um processo de exploração no interior da terra em que uma mistura de compostos (água, areia e agentes químicos) é injetada em alta pressão nas rochas de forma a que estas libertem o combustível fóssil.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...