energia eolica aerogerador

Em março, Portugal, gerou mais de 100% de eletricidade a partir de energias renováveis!

Os dados foram divulgados pela REN (Rede Elétrica Nacional). Assim, Portugal no mês de março, conseguiu fornecer mais eletricidade do que a necessária aos seus consumidores somente a partir de energias renováveis (foi produzido um total de 4812 GWh, sendo o consumo de 4647 GWh).

São valores que podemos traduzir em termos de percentagem que as energias renováveis conseguiram produzir 103,6% da eletricidade necessária aos consumidores, tendo assim havido um excedente de produção a partir das fontes renováveis. Este marco de produção de eletricidade é o melhor dos últimos 40 anos.

O último ano com máximo de produção de eletricidade a partir de energias renováveis foi em fevereiro de 2014, na altura conseguiu-se uma taxa de 99,2% de produção para fazer face à procura!

Assim, com estes 103,6%, Portugal, conseguiu ter um consumo de energia sempre a partir de energias renováveis, mas certo que houve um ou outro período pontual em que foi necessário recorrer às centrais térmicas ou mesmo à importação de eletricidade. Mas na maioria dos casos, a produção de eletricidade a partir das energias renováveis respondeu sempre à procura!

Se virmos as estatísticas de consumo instantâneo, concluímos que as energias renováveis tiveram um mínimo de cobertura de 86% da procura, a 7 de março, com um máximo de cobertura de 143% da procura a 11 de março.

O mais impressionante foi um período ao longo de 70 horas, que começou no dia 9 de março, em que os consumidores só utilizaram eletricidade produzida a partir das energias renováveis.

Depois houve outro período deste género, mais de 69 horas, que começou no dia 12 de março! São números impressionantes, tendo em conta a altura do ano!

Tecnologias de energias renováveis

Quanto à proveniência da eletricidade por tecnologias de energias renováveis, temos a hidráulica e a eólica como as principais produtoras de energias, em 55% e 42% respetivamente.

Com esta produção total de eletricidade a partir de energias renováveis, Portugal conseguiu evitar a emissão de 1,8 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. O que levou a poupar cerca de 20 milhões de euros na aquisição de emissões de gases de estufa.

Com a geração de eletricidade a partir das energias renováveis, houve também uma influência positiva no preço do mercado, tendo-se cifrado na média de 39.75€ MWh.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...