Em breve não será possível fabricar baterias para carros elétricos

Baterias de lítio Carros Elétricos

Segundo a Tesla, daqui a pouco tempo não será possível continuar a fabricar baterias para carros elétricos devido à falta de minerais.

A Tesla informa que o problema da matéria prima não é como todos pensam do lítio, mas sim outros minerais, que sem eles não é possível continuar a fabricar as baterias para os carros elétricos.

Quando referimos outros minerais, significa por exemplo a falta a nível mundial de níquel e de cobre, estes minerais e outros podem tornar realidade o fim dos carros elétricos.

Esta informação alarmante foi feita pela Tesla, numa conferência de imprensa.

Qual a razão para a escassez de minerais?

As verdadeiras causas para a escassez deste tipo de minerais é evidente, o setor mineiro não investiu o suficiente nos últimos anos, o que provocou que o setor não esteja agora preparado para as atuais necessidades.

A gerente mundial de fornecimento de minerais da Tesla, Sarah Maryssael, informou em conferência de imprensa à porta fechada em Washington realizada com empresas mineiras, reguladores e legisladores que a Tesla antevê uma escassez dos minerais chave para os carros elétricos, isto já num futuro próximo.

A indústria do cobre está congelada devido a longos anos de investimento insuficiente, e tenta agora recuperar para desenvolver novas minas e extrair matéria prima suficiente para o auge atual e a tendência futura da eletrificação a nível mundial.

Freeport-McMoRan, um dos maiores produtores mundiais de cobre, está já em expansão para os Estados Unidos da América e Indonésia.

Evolução do consumo de minerais para baterias de lítio - CARROS ELÉTRICOS
Evolução do consumo de minerais para baterias de lítio – CARROS ELÉTRICOS

O problema é que os carros elétricos usam duas vezes mais cobre que os carros a motores de combustão interna. Os sistemas inteligentes do lar, como por exemplo o termostato Nest da google e o assistente pessoal Alexa da Amazon, vão consumir aproximadamente 1.5 milhões de toneladas de cobre já no ano de 2030.

Atualmente o consumo de cobre é cerca de 38.000 toneladas, segundo os últimos dados da consultora BSRIA.

Recomendamos: Quais os 6 principais cuidados a ter com as baterias dos carros elétricos

De facto, isto é o que realmente preocupa a Tesla, que a evolução tecnológica retire aos carros elétricos um dos seus principais componentes, essencial para o fabrico das baterias elétricas.

Na conferência de imprensa, assistiram mais de 100 pessoas, dos quais funcionários do departamento de Estado e Energia dos Estados Unidos da América, além das empresas Standard Lithium, Ioneer e outras empresas que pretendem desenvolver minar de lítio em território dos Estados Unidos da América.

2 Comentários em “Em breve não será possível fabricar baterias para carros elétricos”

  1. A substituição das redes de cobre pela fibra Óptica das operadoras de telecomunicação vai reduzir o consumo cobre nas cablagens das redes, além de permitir a colocação novamente no mercado milhões de toneladas de cobre nos próximos anos derivado das redes que já estão obsoletas á medida que vão sendo desactivadas, ou seja grandes quantidades de cobre já se extraem vindas de processos de reciclagem, o que já é uma realidade e é esse o caminho, esta é uma das soluções e não um problema.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima