Cuidados baterias carros eletricos

Quem tem um carro elétrico, sabe que o componente mais importante é a bateria do mesmo, assim existem vários cuidados a ter com as baterias de forma a prolongar a sua vida útil.

O componente principal para aumentar a vida útil das baterias e do respetivo carro elétrico, são os cuidados de manutenção seguindo sempre os conselhos do fabricante.

Cuidados a ter com baterias dos Carros Elétricos

Como sabe, o sistema de baterias de um carro elétrico é o componente mais caro do mesmo. Assim e tal como qualquer outra bateria (ou dispositivo elétrico), este irá degradar-se. Assim para evitar essa degradação há que seguir alguns cuidados para prolongar e otimizar a vida da bateria.

1 – Escolher o veículo elétrico certo

Antes de comprar um veículo elétrico, há que ter em conta que estes têm limitações, nomeadamente a nível de distâncias percorridas, velocidades e tipo de terreno em que se vai andar. Por isso, antes de adquirir um carro deste tipo, equacione o seu estilo de condução.

2 – Não carregue a bateria a 100%

Nem a deixe descarregar totalmente! Basicamente, siga a regra dos 20% e 80%. Pois a forma de preservar a capacidade máxima da bateria é não deixar carregar ao máximo, assim, sempre que a carga passe dos 80 por cento, deve desligar da tomada. O não a deixar descarregar totalmente evita a degradação da mesma, evitando assim a redução da sua vida útil!

3 – Proteja o seu veículo do sol e do frio

Outro fator que acelera o fator de degradação das baterias é a exposição a temperaturas extremas. Assim convém resguardar o seu veículo elétrico das temperaturas altas e demasiado baixas. Pois as diferenças de temperatura levam ao consumo de energia acumulada nas baterias.

Tempo de vida útil bateria carro elétrico
Evolução do tempo de vida útil das baterias 2009-20015

4 – Carregue a bateria à noite

Não deve deixar o seu carro elétrico ligado à tomada durante o dia, especialmente em dias de calor, pois leva a um sobreaquecimento da mesma, e aumenta a degradação das baterias. Como tal e sempre que possível carregue durante a noite.

5 – Evite os carregamentos rápidos a 100%

Não precisa de evitar os postos de carregamento rápido, pois por vezes pode ser necessário, numa emergência. O que deve ter cuidado com a bateria do carro elétrico é não deixar carregar a 100%, e o alerta é dado pelas várias marcas de carros elétricos.

Em apenas 20 minutos a bateria pode atingir os 80 por cento de carga por isso há que ter atenção. Não o faça com frequência, está provado que o uso frequente deste tipo de posto de carregamento reduz até 1% da capacidade da bateria por ano.

6 – Carregue a bateria sempre que possível

Por mais curta que a viagem possa ser, o ideal é deixar o seu carro elétrico ligado à tomada para atingir o mínimo de 80% da capacidade da bateria. Claro que nem sempre é possível, mas assim evitará ficar sem energia na bateria, pois mesmo em distâncias curtas a energia é gasta, e tal como qualquer bateria, há sempre um decaimento da mesma.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...