Adeus veículos a combustão

Quem o afirma é um estudo feito por Tony Seba, economista da Universidade de Stanford.

O estudo conclui que nos próximos oito anos os veículos autónomos e elétricos irão substituir os veículos com motor a combustão (Diesel e Gasolina)!

Assim, autocarros, carros, camiões, veículos que recorrem a combustíveis fósseis para se mover serão “extintos” até 2025. O estudo de Tony Seba assegura que o mercado mundial será substituído por veículos mais eficientes, nomeadamente elétricos e autónomos. Se tal se vier a confirmar, a indústria petrolífera a nível mundial irá acabar, sendo que os países que vivem da exploração desse combustível fóssil irão passar dificuldades.

O estudo fez parte do relatório “Rethinking Transportation 2020-2030”, que traduzido significa Repensar os Meios de Transporte, destaca que:

os veículos elétricos serão dez vezes mais baratos que os veículos com motor a combustão.

Se tal previsão se comprovar, toda uma indústria mundial terá que se adaptar, pois corre o sério risco de se extinguir. Mais, o estudo diz que várias cidades deverão optar pela proibição de conduzir veículos por seres humanos, devido ao perigo que representa.

Outro ponto que será afetado é o preço dos carros usados, que irá baixar drasticamente, sendo assim cada vez mais difícil desfazer-se de um carro com motor a combustão!

Países prejudicados com esta medida

Os principais prejudicados com esta medida serão países exploradores de petróleo, como Rússia, Nigéria, Venezuela, Arábia Saudita. Pois além de o petróleo deixar de ser requisitado, também os grandes fabricantes americanos e europeus irão mudar o seu foco de produção.

Assim deixarão, ou melhor, já estão a deixar de apostar no desenvolvimento dos veículos com motor a combustão e passarão a apostar no desenvolvimento de veículos elétricos e autónomos, com o objetivo de os poderem fornecer à população a preços mais acessíveis e cada vez mais eficientes!

Outro mercado que irá despontar é o de serviços de mobilidade, como o UBER; pois gigantes da tecnologia, Google, Apple e FoxConn já estão na vanguarda desse tipo de serviço.

Motivo da mudança no mercado de combustíveis e automóveis

Segundo o investigador, esta mudança deve-se principalmente aos avanços tecnológicos e não apenas por questões ambientais (apesar de ser um passo para proteger o ambiente).

E por detrás desses avanços tecnológicos está o facto de os motores a combustão exigirem cada vez mais manutenção, com aumento de custos de manutenção.

Essa mudança terá o seu epigeu quando os preços dos veículos elétricos descer drasticamente, e as baterias sejam mais eficientes (o que significa maior durabilidade). E tal só acontecerá quando a tecnologia estiver mais que estudada, pois o que existe atualmente ainda é uma tecnologia com muito potencial.

Comparação com outros mercados que sofreram mudanças

Seba, foi mais longe e arriscou-se a comparar esta mudança no mercado automóvel com o mercado das máquinas fotográficas. Isto fazendo a analogia da passagem das máquinas analógicas para as digitais; basicamente, não há competição!

Os carros movidos a motor de combustão, seja gasolina ou diesel, simplesmente irão perder para veículos elétricos e autónomos.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de