Uma equipa de investigadores sueca desenvolveu um sistema de carregamento sem fios capaz de carregar um carro elétrico com potência até 500 kW, o que equivale a um carregamento em apenas 10 minutos.
Nova tecnologia garante carregamento rápido sem fios de carro elétrico em 10 minutos
O mercado de carros elétricos tem crescido a um bom ritmo, mas continua a estar limitado pela tecnologia de carregamento atual.
Além de ser um carregamento que ainda obriga a paragens significativas, obriga a andar constantemente com cabos de forma a conectar o carro ao carregador.
No entanto, esta poderá ser uma realidade que poderá mudar em breve. Muitos fabricantes estão já a explorar o potencial do carregamento por indução, ou seja, sem fios, de forma a simplificar este processo.
Embora já existam diversas soluções no mercado, uma equipa de investigadores da Universidade Chalmers, na Suécia, desenvolveu um novo sistema de carregamento sem fios que promete acelerar o carregamento de carros elétricos.
Carregamento sem fios com potência de pico de 500 kW
Atualmente, os sistemas mais avançados de carregamento sem fios de veículos elétricos permitem uma potência de pico de 360 kW.
No entanto, a equipa de investigação sueca conseguiu superar largamente este valor.
Construído com semicondutores de carboneto de silício, fios Litz feitos de fios de cobre isolados individualmente para compensar o calor gerado durante o carregamento e uma frequência de 80 kHz, permite um nível elevado de eficiência.
Segundo os testes realizados, este sistema apresenta uma perda de apenas 1 a 2% da energia gerada, ao contrário dos 50% de outros sistemas.
Desta forma, é possível carregar um carro elétrico em apenas 10 minutos, reduzindo de forma significativa um dos maiores entraves destes veículos.
O carregamento sem fios é visto como uma das próximas grandes evoluções dos carros elétricos, tendo a Tesla já anunciado que está a desenvolver um sistema de carregamento sem fio dos seus carros e a Volvo e a Nissan começado também a realizar testes desta tecnologia.
Quanto a esta nova solução de carregamento por indução, a equipa de investigação sueca revelou que não vai, para já, comercializá-la pois não considera que seja para já necessária. Por outro lado, irá começar a aplicá-la para o mercado industrial onde pensam que poderá trazer também um impacto significativo.
Leitura recomenda: Notícias de carros elétricos