Rendimento Painéis Solares

Uma camada fina pode aumentar o rendimento dos painéis solares fotovoltaicos em 5-10%

A empresa ICS criou uma nova camada nos painéis solares que pode vir a aumentar a eficiência energética dos painéis fotovoltaicos tradicionais até 10%, e assim potenciar ainda mais a sua aplicação noutros produtos mais avançados!

Um aumento de eficiência que foi mesmo confirmado através de estudos de Institutos de Investigação Independentes.

No fundo este “truque invisível” para aumentar o rendimento dos painéis solares pode ser aplicado a qualquer tecnologia fotovoltaica! Pelo menos é esse o objetivo da empresa finlandesa ICS!

Como pode aumentar a eficiência dos painéis solares?

A empresa criou uma lâmina ótica especial para painéis fotovoltaicos, a que deu o nome de Solar Energy Optics (SEO). A função desta camada fina é capturar e redirecionar a luz solar de modo mais eficiente para a célula solar, aumentando assim a produção de energia.

Kari Rinko, CTO do ICS, diz que “encontramos maneira de capturar e direcionar com precisão os raios da luz solar. A tecnologia da nossa camada SEO baseia-se em cavidade óticas integradas que não estão expostas a influencias externas ou à contaminação e por isso duram tanto como o próprio painel fotovoltaico”.

Sobre o modo como funciona, é simples: estruturas muito pequenas, a uma escala micrométrica e manométrica, aprisionam os raios solares incidentes, criando um novo caminho para a luz. E por isso, aumentam o rendimento dos painéis solares.

Uma das peculiaridades desta nova camada é que pode ser aplicada apenas nos bordos do vidro superior ou do inferior, mantendo assim a mesma eficiência que uma ótica montada em toda a superfície do painel solar. O facto de ser possível de montar apenas nos bordos do vidro permite uma grande poupança de custos de material.

Processo de produção da camada SEO

Para produzir a camada SEO, a empresa aplica um processo de impressão digital de alta qualidade e económica. Tanto que a ICS patenteou esta nova plataforma tecnológica, protegendo assim tanto a ótica (SEO) como o seu modo de produção.

Esta é uma tecnologia modular pronta a ser usada pela industria sem problemas a nível mundial. Vai assim permitir alcançar os novos objetivos de energia sustentável para toda a industria de energia fotovoltaica!

A fina camada de SEO já foi testada por institutos independentes, como o Instituto de Investigação Solar Fraunhofer ISE.

Testes que comprovaram que os resultados obtidos pelo ICS mostram um aumento do rendimento dos painéis solares entre 5-10% em células de silício policristalino!

Kari Rinko diz que vão continuar o desenvolvimento desta tecnologia, para assim conseguirem aumentar ainda mais a eficiência energética e aumentar o potencial de toda a plataforma para as futuras gerações de painéis fotovoltaicos de camada fina.

Entre as vantagens da camada SEO estão a camada refletora transparente e negra que tem 80% de refletividade e um ganho de 30% de energia em painéis fotovoltaicos transparentes e translúcidos. Também é aplicável e vantajoso em termos de rendimento em painéis solares flexíveis!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui