A startup norte americana Antora Energy vai iniciar a produção de células termofotovoltaicas, na sua fábrica de Sunnyvale, na Califórnia.
Estas células termofotovoltaicas serão utilizadas em soluções de armazenamento térmico, e conseguem atingir uma eficiência de 40%.
Células solares termofotovoltaicas
De acordo com o CEO da Antora Energy, “as células são baseadas em semicondutores III-V, que têm um desempenho superior às células solares convencionais e produzem 100 vezes mais energia do que dispositivos de tamanho semelhante”; Andrew Ponec acrescenta ainda que “as células podem converter qualquer fonte de calor de alta temperatura em eletricidade e a sua aplicação mais importante é o armazenamento de energia”.
O que é tecnologia termofotovoltaica?
A termofotovoltaica é uma tecnologia de obtenção de energia que usa a radiação térmica para gerar eletricidade através de células fotovoltaicas.
Este sistema recorre à utilização de um emissor térmico, que é capaz de atingir temperaturas na ordem dos 1000 graus celsius, e de uma célula solar de díodo fotovoltaico que absorve os fotões provenientes da fonte de calor.
Esta tecnologia despertou o interesse dos investigadores há vários anos, dada a sua capacidade de capturar a luz solar num espectro muito maior do que aquele que é possível atingir apenas com células fotovoltaicas tradicionais.
Contudo, as eficiências conseguidas até agora eram demasiado baixas, o que inviabilizava a sua utilização numa escala mais comercial, devido às perdas de calor observadas.
As palavras provenientes da Antora Energy são claras:
“Até agora, a tecnologia termofotovoltaica não tinha atingido nem o nível de eficiência necessário para competir com os motores térmicos tradicionais, nem os requisitos de fabrico necessários para produzir a tecnologia em grande escala. Agora, a Antora ultrapassou esses dois limites críticos, obtendo eficiências de conversão de calor em eletricidade superiores a 40% e demonstrando a capacidade de fabricar tecnologia termofotovoltaica em alta escala.”
Esta startup foi financiada pelo Departamento de Projetos de Pesquisa Avançada de Energia dos Estados Unidos da América, com o intuito de desenvolver esta tecnologia em parceria com o Laboratório Nacional de Energia Renovável. É caso para dizer que o financiamento foi muito bem empregue, dados os resultados tornados agora públicos.
Vídeo – Célula termofotovoltaica é mais eficiente que turbina termoelétrica
Leitura Recomendada: Livro gratuito – Manual técnico de instalação para energia solar térmica