blank

O mercado das energias renováveis está em constante mudança. E existem diversas opções para tornar o seu consumo de energia ainda mais verde. Neste artigo pretendemos dar a conhecer tudo o que deve ter em conta quando da escolha dos melhores painéis fotovoltaicos 2020.

Como reconhecer os melhores painéis fotovoltaicos 2020?

Se pretende instalar um sistema de painéis fotovoltaicos em casa para poupar na sua conta de eletricidade, vai-se deparar com várias ofertas no mercado. Umas mais baratas que outras, umas com mais qualidade que outras… mas o que se pretende é uma oferta com boa relação preço qualidade. Então, como escolher o melhor painel fotovoltaico?

De referir que o mercado dos painéis solares encontra-se no seu auge, com grande opções de escolha e variedade. Atualmente podemos escolher painéis fotovoltaicos baratos de origem asiática, ou “certificados” de produção europeia e americana, ou mesmo chineses, coreanos ou japoneses.

É que aquando da compra, pouco olhamos à qualidade, mais sim aos números, e encontramos que os painéis mais vendidos a nível mundial são produzidos na China. Seguindo a ordem: Coreia do Sul, Hong Kong e Canadá.

Os 10 melhores painéis fotovoltaicos mais vendidos do mundo

Este é um ranking de 2018 dos painéis fotovoltaicos mais vendidos do mundo.

Ranking 2018 Produtor Origem
1 JinkoSolar China
2 Trina solar China
3 Solar Canada Canadá
4 JA Solar China
5 Hanwha Q CELLS Coreia do Sul
6 GCL-SI Hong Kong
7 LONGi Solar China
8 Energía China
9 Shunfeng China
10 Yingli Green China

Existem algum critério de referência para distinguir quais os melhores painéis fotovoltaicos?

Não existe nenhum critério de referência para distinguir os melhores painéis fotovoltaicos, mas sim alguns que podem ser considerados aquando da elaboração do nosso sistema de produção de energia fotovoltaica. Critérios que irão permitir a quem não tem um conhecimento técnico adequado, fazer a melhor escolha.

Atualmente o mercado tem uma grande variedade de opções, sendo cada vez mais difícil escolher os melhores painéis fotovoltaicos ou a melhor relação qualidade-preço, especialmente para quem não tem grandes conhecimentos do mercado e um mínimo de experiência para desemaranhas esta complexidade.

Os melhores painéis fotovoltaicos

Uma boa relação qualidade-preço, e a escolha dos melhores painéis fotovoltaicos, determinará o êxito do seu investimento, pois quanto mais fiáveis e de melhor qualidade sejam os painéis fotovoltaicos, mais energia irão produzir, melhor será a sua eficiência e com o tempo o investimento será recuperado convenientemente.

A escolha será sempre influenciada pela eficiência dos painéis e a sua eficiência ao longo do tempo. Um painel fotovoltaico que não produza energia tem má qualidade. Enquanto que um painel que produza energia constante ao longo do tempo irá permitir recuperar o investimento, e diminuir os gastos de energia da rede pública.

Há assim que notar o ponto chave “ao longo do tempo”. É que no início, praticamente todos os painéis fotovoltaicos produzem bem, quando são novos. Somente os melhores painéis fotovoltaicos é que continuam a produzir energia de modo igual ao longo do tempo, mesmo após vários anos.

Um bom sistema fotovoltaico deve ser capaz de gerar energia durante um mínimo de 20 anos, com substituição do inversor a cada 10 anos. Mesmo tendo isto em conta, de lembrar que todos os painéis têm uma degradação fisiológica do rendimento ao longo do tempo, perda estimada em cerca e 1% ao ano!

Por isso, painéis fotovoltaicos de boa qualidade, inversores de boa qualidade, permitem que a longo prazo o investimento seja recuperado mais rapidamente.

E a eficiência dos painéis fotovoltaicos garantida a longo prazo será essencial para a escolha dos painéis para o seu sistema fotovoltaico.

No mercado vamos encontrar várias marcas, umas mais baratas (chinesas e asiáticas) e outras mais caras, aparentemente de maior qualidade, europeias (alemãs, espanholas) e americanas. Assim o que importa mesmo é a garantia de desempenho.

Vejamos então os critérios a considerar para distinguir os melhores painéis fotovoltaicos

Fatores para comparar os melhores painéis fotovoltaicos
Painel fotovoltaico Valor mínimo Valor máximo INDICADOR DE QUALIDADE?
Eficiência (%) 14% 22% NÃO
Potência máxima (W) 200 W 315 W NÃO
Tensão máxima (W) 28 V 40 V NÃO
Tipo de tecnologia Silício monocristalino, silício policristalino, silício amorfo NÃO
Número de células 60 96 NÃO
Garantia do produto 5 anos 10 anos SIM
Garantia de rendimento – 90% 10 anos 12 anos SIM
Garantia de rendimento – 80% 15 anos 25 anos SIM
Resistência ao peso 5400 Pa
550 kg / m2
8500 Pa
860 Kg / m2
SIM
Resistência ao vento 2400 Pa 2400 Pa SIM
Coeficiente de temperatura (% / ° C) 0.20 0.40 SIM
Temperatura de funcionamento -40 ° C +85 ° C SIM
Material Vidro não temperado Vidro não temperado SIM
Material da estrutura Outro material Alumínio galvanizado SIM
Largura do painel (mm) 910 1295 NÃO
Altura  do painel (mm) 1600 1955 NÃO
Peso do painel (kg) 18 36 NÃO
Grossura do painel (mm) 30 60 SIM
Apoio e Assistência Técnica Sem referência Telefone, correio eletrónico, wb, blog, chat SIM

Sem entrarmos em considerações demasiado técnicas, podemos afirmar que alguns destes critérios são úteis para ajudar a distinguir a qualidade de um painel fotovoltaico perante outro.

O mais correto é falar de indicadores e não critérios, ou seja, em indicadores úteis para ter em conta quando se trata de uma empresa que nos oferecer os seus melhores painéis fotovoltaicos.

Depois há ainda características técnicas que toso os painéis têm sempre presentes, soluções compatíveis com a ligação à rede. E há quem faça a distinção entre as melhores ofertas, sendo estes aspetos que marcam a diferença.

Os melhores produtos também têm custos ligeiramente maiores, e claro que custos mais elevados por norma correspondem a uma melhor qualidade e boas garantias.

Indicadores para escolher os melhores painéis solares

  • Antiguidade

Antiguidade é igual a fiabilidade do fabricante. Um ponto a ter em conta, mesmo antes de ver as caraterísticas técnicas do tipo de painel fotovoltaico. Pois uma marca excelente, fiável, reconhecida internacionalmente, com história por detrás é sinal da primeira garantia de qualidade.

É que uma realidade de produção bem estruturada garante uma assistência e apoios técnicos sólidos a longo prazo, visto que um painel deve durar entre 25 e 30 anos.

  • Os painéis fotovoltaicos mais vendidos

Os painéis fotovoltaicos mais vendidos são também os mais fiáveis. Se a escolha estiver dividida em dois produtos, deve-se optar pelo que é mais vendido. Pois no mercado global dos painéis fotovoltaicos, sem dúvida alguma que os maiores produtores e distribuidores são os que conseguem oferecer as melhores garantias sobre os seus produtos.

E entre as marcas de painéis fotovoltaicos mais vendidas do mundo nos últimos anos temos: Jinko Solar, Trina Solar, Canadian Solar, Ja Solar, Hanwha Q-Cells, GCL-Si, LONGi Solar, Risen Energy, Suntech , Yingli Green, First Solar, Renesola, Sharp e SunPower.

Assim, entre dúvidas, deve optar por painéis fotovoltaicos destas marcas.

Continue a ler mais sobre os melhores painéis fotovoltaicos 2020

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Esquisito num artigo sobre os melhores paineis não ter uma unica referencia ás 3 marcas que tem as melhores garantias de produto, 25 Anos – LG, Panasonic e REC (gama Alpha)…

    Já a 2ª parte do artigo é mais interessante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui