Sucesso do carro elétrico Português Veeco esgotou produção para 2016

carro-eletrico-portugues-veeco-rt

O Veeco é o primeiro carro desportivo e elétrico que vai ser produzido em Portugal, com uma autonomia até 400 quilómetros, é amigo do ambiente e só gasta 1€ por cada 100 quilómetros.

O protótipo do Veeco foi apresentado ao público pela primeira vez em 2012 e vai começar a ser comercializado no início de 2016 a partir de Vila Nova de Gaia, onde ficará a fábrica.

O fundador da VE – Fabricação de Veículos de Tração Elétricos, João Oliveira garante que o VEECO já tem encomendas que vão absorver todas as unidades produzidas em 2016, o que parece ser um claro sinal do sucesso esperado para o primeiro carro elétrio Português.

O projecto para o desenvolvimento deste veículo eléctrico de três rodas arrancou em 2009, com apoio de fundos comunitários, tendo contado com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto, de Vila Nova de Gaia.

Video do VEECO RT em Lisboa

O Veeco representou um investimento de dois milhões de euros, foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto. Actualmente com 50 trabalhadores, prevê criar mais 20 postos de trabalho com este projeto do VEECO.

O VEECO possui dois lugares e três rodas, este carro eléctrico tem autonomia para 400 quilómetros garantidos devido à sua elevada eficiência.

O sistema de tração, com motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico), permite superar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.

O Veeco será produzido na Fibrauto, em Serzedo, terá três versões diferentes e os preços vão variar entre 23 a 25 mil euros.

COMPARTILHAR