O Veeco é o primeiro carro desportivo e elétrico que vai ser produzido em Portugal, com uma autonomia até 400 quilómetros, é amigo do ambiente e só gasta 1€ por cada 100 quilómetros.
O protótipo do Veeco foi apresentado ao público pela primeira vez em 2012 e vai começar a ser comercializado no início de 2016 a partir de Vila Nova de Gaia, onde ficará a fábrica.
O fundador da VE – Fabricação de Veículos de Tração Elétricos, João Oliveira garante que o VEECO já tem encomendas que vão absorver todas as unidades produzidas em 2016, o que parece ser um claro sinal do sucesso esperado para o primeiro carro elétrio Português.
O projecto para o desenvolvimento deste veículo eléctrico de três rodas arrancou em 2009, com apoio de fundos comunitários, tendo contado com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto, de Vila Nova de Gaia.
Video do VEECO RT em Lisboa
O Veeco representou um investimento de dois milhões de euros, foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto. Actualmente com 50 trabalhadores, prevê criar mais 20 postos de trabalho com este projeto do VEECO.
O VEECO possui dois lugares e três rodas, este carro eléctrico tem autonomia para 400 quilómetros garantidos devido à sua elevada eficiência.
O sistema de tração, com motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico), permite superar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.
O Veeco será produzido na Fibrauto, em Serzedo, terá três versões diferentes e os preços vão variar entre 23 a 25 mil euros.
Gostei do carro e da apresentação e mais é de bater palmas ao projeto em si só pelo facto de ser português , muitos parabéns e que o futuro vos traga boas perspectivas.
Morreu o projeto?
Por 2 milhões de investimento, é incrível o que nós fazemos com tão pouco!!!
400km de autonomia fantástico, 160km/h muito bom.
É com certeza o começo de algo muito Grande…na minha humilde opinião o passo está dado, os melhoramentos têm de se fazer essencialmente no Design/conforto (18 anos aos 80 anos) e a tecnologia informática, é essencial, os tubarões do Futuro são e vão ser; Apple, Samsung, IBM, nos carros do futuro.
O segmento do carro "citadino" muito bem pensado!!
Eu vou ser comprador concerteza!!! Parabéns.
Nota; A devido tempo depois de bem testado, é necessário um bom trabalho de Marketing Nacional( 1º fase) e Internacional, aconselharia inicialmente com apoios do Estado que o carro fosse bem mais barato em Portugal para enchermos Portugal de Veecos, façam as contas da entrada em Portugal de Turistas por mês!!
Não tenho qualquer dúvida sobre o carro, bom bonito, talvez um pouco caro, mas compreende-se, devido à falta de apoios e à baixa produção, mas é um projeto de louvar, alguém que invente alguma coisa neste país sem vender a patente aos estrangeiros, o que é de lamentar é os comentários negativos de pessoas que só podem ser muito infelizes na vida.
Péssimo clip em termos de imagem: música terrível, a comparação com o Porsche é, no mínimo, infeliz. O veículo até tem bom aspecto. Sugiro uma BOA equipa de Marketing para o promover.
Muito caro. Não somos informados de quanto tempo demora a abastecer. E perfeitamente inútil para quem, vivendo num apartamento, não tenha acesso a uma tomada na garagem comum.
Não terá a mínima hipótese de sucesso. É um projeto falido á partida.
O facto de só ter 3 rodas e 2 ocupantes vão levá-lo ao desastre.
Por 25 mil euros é um autêntico roubo.
Esta notícia é conversa para "boi dormir".
Por 30 mil pode-se comprar um carro a sério, com 5 lugares e bateria já incluída no preço sem mensalidades.
Falo do NISSAN LEAF (http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/electric-vehicles/leaf/prices-and-equipment/prices-and-specifications.html)
Designers e engenheiros da treta dá nisso.
Acho piada a este tipo de comentário…o camarada percebe alguma coisa de engenharia ou automóveis? Isto é um carro de nicho para gente que quer ter um brinquedo para se divertir com custos contidos! Eu já andei num e garanto que a diversão é garantida e os custos bem contidos.
Claro que vindo de alguém que diz que um Leaf é um carro a sério não seria de esperar muito…deve ser daqueles que aprecia carros pelo forum autohoje mas nunca na realidade meteu as mãos num.
Conheço o Sr. João Oliveira pessoalmente e posso dizer que é um grande empreendedor e que pegou numa equipa extraordinária e fez uma empresa familiar que criou um produto, algo que muitos destes comentadores de secretária não fazem a mínima ideia do que custa.
Claro que é só para aquela meia centena que se sabe divertir com um automóvel e não para aqueles que querem automóveis para ir ao pão e vão com o costado em cima do volante.