A Volkswagen vai despedir-se oficialmente dos seus carros com versão a gasolina e diesel ainda em 2024, no entanto apenas na Noruega.
Volkswagen confirma despedida de carros a combustão na Noruega
O sucesso dos carros elétricos na Noruega está a ter um sucesso triunfante, pelo que a Volkswagen terá mesmo de abandonar a comercialização dos carros com motorização tradicional nesse país.
A Noruega vai implementar em 2025 legislação referente à comercialização de carros térmicos, no entanto a Volkswagen decidiu adiantar-se a esse acontecimento.
A confirmação da Volkswagen foi revelada Moller Mobility Group que é um dos principais importadores da marca na Noruega. Este passo da Volkswagen é muito relevante no caminho pela mobilidade elétrica Europeia.
A Noruega vai tornar-se como uma cobaia na prova de apenas ter disponíveis para comercialização uma frota automóvel 100% elétrica do fabricante Volkswagen.
Não tenhamos dúvidas que o que está para acontecer na Noruega vai ser o modelo implementado em todos os países da União Europeia, no entanto ainda faltam alguns anos para isso se tornar realidade.
A partir de 2024 a Volkswagen apenas vai disponibilizar os modelo elétricos neste país nórdico, isso significa que apenas até dia 31 de dezembro de 2023 será possível realizar encomendas dos modelos tradicionais a combustão.
O modelo da Noruega será um exemplo a seguir por todos os países que realmente se importem com o futuro da mobilidade elétrica. No mercado Noruego os carros elétricos já representam mais de 20% do total de carros atualmente em circulação. Neste momento entre carros 100% elétricos e veículos híbridos a quota de comercialização ascende já os 90%, fator muito relevante e que representará o sucesso desta inovadora decisão da Volkswagen.
A Noruega é assim, o país Europeu com maior percentagem de venda de carros versão elétrica, isso vai permitir que o Governo estabeleça uma lei que proíba totalmente a venda de carros a combustão, medida que estará prevista para o ano de 2025, sendo este prazo 10 anos antes ao que foi estipulado pela União Europeia.
A quota da Volkswagen na Noruega é bastante relevante, sendo que o fabricante declarou mais de 100 mil vendas nos últimos 10 anos. O modelo ID.4 atualmente é o terceiro carro elétrico mais vendido na Noruega, o ID.3 encontra-se na oitava posição e como não podia deixar de ser…
…o Tesla Model Y é imbatível no primeiro lugar de vendas com uma quota de 20%, ou seja 1 em cada 5 carros elétricos comercializados na Noruega foi fabricado pela Tesla.
Modelo ID.4 da Volkswagen é o mais vendido na Noruega!
Sucesso dos carros elétricos – Qual o segredo da Noruega?
De facto a pergunta possui bastante significado, qual será o segrego da Noruega para ter conseguido uma taxa de penetração de carros elétricos tão elevada?
A Noruega declarou em diversos momentos a atribuição de incentivos para a transição para a mobilidade elétrica, principalmente na diminuição dos impostos, medida que levou que em diversas situações os modelos elétricos tenham ficado mais económicos que os seus congéneres de motor a combustão.
Obviamente que se um modelo elétrico é mais económico que um carro a combustão, os consumidores vão sem sombras de dúvidas optar pelo modelo elétrico, esta é de todo a principal medida que impactou na elevada procura dos carros elétricos.
No entanto a Noruega tem reduzido consideravelmente os apoios financeiros para a aquisição de carros elétricos, de forma a incentivar a proliferação dos transportes públicos, assim como a utilização de bicicletas.
Ainda não se consegue perceber qual será o impacto destes cortes nas medidas no futuro dos carros elétricos, pelo que pode ser crucial para o futuro da Volkswagen no que se refere à sua intenção de eliminar a disponibilidade dos modelos a combustão no mercado da Noruega.