Vestas maior fabricante de turbinas eólicas no ranking de 2018

Técnico Manutenção Vestas

De acordo com a Global Data, a liderança como a maior fabricante de turbinas eólicas foi conquistada pela Vestas Wind System, afastando do pódio a Siemens Gamesa. Em 2018, a fabricante dinamarquesa instalou turbinas e atingiu, pela primeira vez, 10 GW.

A constante atividade na Ásia e os projetos na Europa e na América permitiram à Vestas alcançar 19,6% das instalações a nível mundial.

A chefe de Energia da GlobalData, Ankit Mathur disse “a Vestas está entre os principais fabricantes de turbinas eólicas e cresceu organicamente. Tendo garantido a sua base nos principais mercados da Europa e dos EUA. Com um sólido portefólio de produtos, a empresa deve agora concentrar-se em outros grandes mercados nos quais tem presença minoritária”.

Ranking mundial de fabricantes de turbinas eólicas

Em segundo lugar ficou a chinesa Goldwind. Esta empresa manteve a sua posição de liderança no mercado doméstico com cerca 6 GW de instalações na China. Por sua vez, em termos globais, alcançou 7 GW, ou seja, cerca de 13,7% das instalações em todo o Mundo.

Para completar o pódio, a Siemens-Gamesa Renewable Energy (SGRE) ficou em terceiro lugar. No ano 2017, a SGRE liderou o ranking de maior fabricante de turbinas eólicas, chegando a obter 9,4 GW. Contudo, no ano passado, apenas atingiu 6,1 GW, ou seja, a sua participação chegou aos 11,8% de instalações.

Segundo Mathur “os cinco principais fabricantes de turbinas representaram quase 62% da capacidade total instalada em 2018, quase 5% a mais do que no ano anterior. O mercado eólico deverá instalar 59 GW de capacidade eólica anual até 2023. O crescimento constante virá de mercados maduros nos Estados Unidos e na Europa, enquanto é estimado que o crescimento adicional será impulsionado pelo mercado offshore global e mercados em desenvolvimento no Sudeste Asiático e região MENA”.

Ranking Mundial Fabricantes Turbinas Eólicas 2018
Ranking Mundial Fabricantes Turbinas Eólicas 2018

Outros destaques no ranking 2018

Em quarto lugar e mantendo a mesma posição ficou a GE Renewable Energy com cerca de 5 GW de instalações de turbinas. A empresa confessa que o crescimento ficou aquém por causa da pressão sobre os preços, uma combinação de negócios desfavoráveis e a diminuição do mercado interno.

Subindo de duas posições em relação ao ranking de 2017, a Envision Energy ficou em quinto lugar. Alcançou cerca de 7,2%, ou seja, 3,7 GW de instalações de turbinas em todo o Mundo. Esta empresa é considerada a segunda maior fabricante no mercado na China.

Outro destaque é o fabricante espanhol-alemão, Nordex-Acciona que conquistou o oitavo lugar no ranking, instalando 2,4 GW. Assim, em relação ao ano 2017, caiu duas posições.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima