Técnico Manutenção Vestas

De acordo com a Global Data, a liderança como a maior fabricante de turbinas eólicas foi conquistada pela Vestas Wind System, afastando do pódio a Siemens Gamesa. Em 2018, a fabricante dinamarquesa instalou turbinas e atingiu, pela primeira vez, 10 GW.

A constante atividade na Ásia e os projetos na Europa e na América permitiram à Vestas alcançar 19,6% das instalações a nível mundial.

A chefe de Energia da GlobalData, Ankit Mathur disse “a Vestas está entre os principais fabricantes de turbinas eólicas e cresceu organicamente. Tendo garantido a sua base nos principais mercados da Europa e dos EUA. Com um sólido portefólio de produtos, a empresa deve agora concentrar-se em outros grandes mercados nos quais tem presença minoritária”.

Ranking mundial de fabricantes de turbinas eólicas

Em segundo lugar ficou a chinesa Goldwind. Esta empresa manteve a sua posição de liderança no mercado doméstico com cerca 6 GW de instalações na China. Por sua vez, em termos globais, alcançou 7 GW, ou seja, cerca de 13,7% das instalações em todo o Mundo.

Para completar o pódio, a Siemens-Gamesa Renewable Energy (SGRE) ficou em terceiro lugar. No ano 2017, a SGRE liderou o ranking de maior fabricante de turbinas eólicas, chegando a obter 9,4 GW. Contudo, no ano passado, apenas atingiu 6,1 GW, ou seja, a sua participação chegou aos 11,8% de instalações.

Segundo Mathur “os cinco principais fabricantes de turbinas representaram quase 62% da capacidade total instalada em 2018, quase 5% a mais do que no ano anterior. O mercado eólico deverá instalar 59 GW de capacidade eólica anual até 2023. O crescimento constante virá de mercados maduros nos Estados Unidos e na Europa, enquanto é estimado que o crescimento adicional será impulsionado pelo mercado offshore global e mercados em desenvolvimento no Sudeste Asiático e região MENA”.

Ranking Mundial Fabricantes Turbinas Eólicas 2018
Ranking Mundial Fabricantes Turbinas Eólicas 2018

Outros destaques no ranking 2018

Em quarto lugar e mantendo a mesma posição ficou a GE Renewable Energy com cerca de 5 GW de instalações de turbinas. A empresa confessa que o crescimento ficou aquém por causa da pressão sobre os preços, uma combinação de negócios desfavoráveis e a diminuição do mercado interno.

Subindo de duas posições em relação ao ranking de 2017, a Envision Energy ficou em quinto lugar. Alcançou cerca de 7,2%, ou seja, 3,7 GW de instalações de turbinas em todo o Mundo. Esta empresa é considerada a segunda maior fabricante no mercado na China.

Outro destaque é o fabricante espanhol-alemão, Nordex-Acciona que conquistou o oitavo lugar no ranking, instalando 2,4 GW. Assim, em relação ao ano 2017, caiu duas posições.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui