Taxa sobre energia solar fotovoltaica

A Aneel tem afirmado que conta de luz pode ficar mais cara por causa dos incentivos ao uso de energias renováveis. Essas noticias tem sido divulgadas diariamente por parte da Agência nacional de energia elétrica ANEEL, e tem como base na Conta de Desenvolvimento Energético mais conhecido como ( CDE ) feitas para o ano de 2020.

Calcula-se que o aumento da conta de luz será de no mínimo 2% apenas em 2020, e segundo a própria ANEEL a grande causa deste significativo aumento se dá porque o incentivo ao uso de energias renováveis tem crescido muito nos últimos anos.

Vale lembrar que a cada dia que passa a energia renovável vem ganhando mais espaço nas vidas dos cidadãos brasileiros. E não é atoa que as energias vem crescendo, elas apresentam muitos benefícios e vantagens, principalmente na qualidade e também nos valores a serem pagos nas faturas mensais.

Como funciona a fatura da conta da luz pela ANEEL?

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica é responsável pela distribuição, regularização, comercialização e toda a parte organizacional da energia elétrica vinculada ao governo federal.  Sua fatura é cobrada mensalmente de acordo com o que o usuário usou sua energia distribuída naquele mês. São três os custos cobrados pela ANEEL:

  • A Aneel cobra a geração de energia.
  • O transporte de energia como a distribuição e a transmissão, são cobrados pela Aneel.
  • A Aneel também cobra os encargos e tributos setoriais.

Além disso, as tarifas cobradas pelo Governo Federal, as tarifas do Governo Estadual e as tarifas dos governos municipais também são cobradas através dos impostos mais conhecidos como:

  • PIS- Programa de Integração Social e de Patrimônio do Servidor Público.
  • COFINS- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
  • ICMS- Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.

Além disso, também é cobrada na fatura de Luz da Aneel uma taxa referente a contribuição para a iluminação pública.

Como funciona a fatura da conta de luz com as energias renováveis?

Jair Bolsonaro contra taxação da energia solar da Aneel

Recomendamos a leitura: Brasil: Bolsonaro afirma ser contra taxação da Aneel sobre energia solar

Para entendermos como funciona a cobrança da fatura de luz com a energia renovável é simples, basta fazer uma comparação entre uma fatura vinculadas a Aneel, e uma fatura não vinculada a Aneel. Em outras palavras, uma fatura sem energia renovável e uma fatura com energia renovável.

Rapidamente, você verá a diferença que pode a quase 150% em valor de dinheiro. Com a fatura de energia renovável, você consegue ver a diferença não só no valor, mas também no consumo total faturado, que fica localizado acima da informação do valor em dinheiro que você vai pagar.

Com certeza a diferença é considerável. Nesse caso, você pode se programar para ter energia solar renovável em sua casa. Os benefícios dessa opção não passam apenas no valor em dinheiro, mas também em você ajudar o meio ambiente, pois a energia renovável, acima de tudo é alto sustentável.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

6 COMENTÁRIOS

  1. Estou querendo colocar energia solar em minha residência porém, a minha maior preocupação é com a taxação que a ANEEL está querendo aplicar para quem utiliza a energis solar, pergunto, vai havet essa taxação pela ANEEL?

    • ANEEL , um clube do cartel das distribuidoras. $empre armando uma. Qual a segurança que o pres. Bolsobaro nós dá quando joga para deputado ? Zero.

    • Eu produzo em casa e já sou taxado a 100kwhmês. E aí o clube do cartel, a ANEEL, quer mais. Bolsonaro não trabalhou com a extorsão estatal, sempre aumentado o custo Brasil, estado, município. Aqui tecnologia é para cobrar mais. Imagino a hoje desnecessária 5G, onde em qualquer bairro não tem nem 3G. Subdesenbolvido.

  2. Acho interessante que a aneel e enel não divulga que quem produz energia renovável, todo ele paga uma taxa minima , alias todos que utilizam energia elétrica pagam que usem ou não, a não ser que pessa o corte.

  3. A aneel, ta sendo retograda e irresponsavel por adota essa divulgaçao.Esta’ querendo impor um monopolio na produçao de energia e barrar.a evoluçao da existencia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui