ANEEL quer impedir que se produza eletricidade com painéis solares

Painéis Solares Fotovoltaicos Tesla

ANEEL quer tirar o direito de gerar energia solar nas próprias casas dos consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – ampliou a sua campanha de publicidade com o objetivo de tirar credibilidade a energia solar.

Qual a verdade sobre a ANEEL e a produção de eletricidade através dos painéis solares?

O fato é que a ANEEL parece ter abandonado os seus pilares de regular e fiscalizar as concessões em benefício da sociedade.

A preocupação da empresa atualmente é agradar o lobby das concessionárias e difundir nas suas redes sociais ataques à iniciativa livre do cidadão que quer produzir a sua própria energia elétrica. Por outro lado, divulgou, através dos seus diretores, a tal “segurança regulatória para captação de investimentos”.

Mas segurança para quem? Talvez seja segurança para multinacionais ou concessionárias com má prestação de serviços ao consumidor, pois no dia 15 de outubro, a empresa apresentou uma proposta que pretende acabar com a liberdade do consumidor de criar a sua própria energia, não contemplando a segurança regulatória do consumidor, elo mais fraco da cadeia.

Taxa sobre energia solar fotovoltaica

O ataque aos pequenos empreendedores passou a ser assunto de fake news das concessionárias, que pretendem proteger a todo o custo os interesses dos monopólios dos grupos económicos mais importantes que dominam as distribuidoras brasileiras.

O consumidor pergunta-se: é papel da agência reguladora fazer campanha em prol do mercado de distribuidoras de energia?

E ainda mais grave, com verbas públicas para marketing digital? Mas o problema vai além: tenta confundir os consumidores afirmando que a energia solar tem subsídios, mas quais?

 

No site da Aneel, constam os subsídios às fontes de energia fósseis que punem os consumidores brasileiros. “Será que nós consumidores estamos prontos para pagar? Pois tentar desinformar-nos, afirmando que energia solar é mais cara que as termoelétricas, parece piada, mas não é. Todos nós consumidores pagamos a bandeira vermelha e sentimos no bolso o alto custo das termoelétricas, além de recebermos um mau serviço das concessionárias.”

A pressa que a ANEEL tem para aplicar uma taxa ao sol não é a mesma que tem para multar as concessionárias, que atrasam milhares de projetos de geração no Brasil e ainda não foram penalizadas por isso.

Então por que esta guerra contra energia solar?

O que a concessionária mais tem medo é a perda de mercado, ou o Efeito Uber, onde o consumidor passa a ter direito de gerar a própria energia. Vamos entender a verdade sobre a taxação do sol, proposta pela ANEEL.

Muda-se a regra do jogo no meio da partida, cobra-se 62% sobre a energia congestionada na rede, fecham-se 12 mil empresas de norte a sul do país, retira-se dinheiro que circula na economia dos municípios e eleva os lucros milionários dos acionistas dos grandes grupos multinacionais. De forma simples, e está a ser feito debaixo dos olhos dos cidadãos.

26 Comentários em “ANEEL quer impedir que se produza eletricidade com painéis solares”

  1. Em paises como a Alemanha que mal tem sol, o cidadão implanta o seu projeto e revende a sobra para a Cia, mas no Brasil sempre nos fazem engolir sapos. Isso e um neocolonialismo.

  2. Já passou da hora do governo Bolsonaro tomar uma atitude quanto a estás empresas de energia que cobram um absurdo mas contas de energia da população aqui no Brasil que temos a maior geração de energia limpa do mundo com várias idroeletricas enquanto em outros países que usam energia de termo elétricas e usinas nucleares o valor da energia é entrege ao consumidor por menos de dês por cento do valor pago aqui no Brasil e agora queren cobrar pelo sol que nos ilumina todos os dias
    Vão roubar no quintos dos inferno seus ladrões corruptos estão tirando com a cara do povo

  3. Luciano Pereira Filgueiras

    Já não basta os nossos direitos serem falsos diretos.por que tudo que temos e conquistamos ,pagamos por isso.A verdade que não podemos pensar no nosso bem estar. Porque já nos cobram de todas as maneiras.que Pais é esse .essa ideia de impedir o desenvolvimento sustentável não pode prosseguir.tem que tirar essa pessoa desse cargo.

  4. D!namika Centrifugas

    As agências governamentais trabalhando a favor do capital e do sistema podre…fosse num país desenvolvido, teríamos, isso sim, incentivos por gerar uma energia limpa, renovável e ecologicamente sustentável e correta.
    Brasil né…

  5. Otononiel sales souza

    Boa tarde, é muito dificil der ter um presidente que atende os direto da queles leitores que foram nas urna para votar acreditando que o seu foto seria importante pra eleger o seu canditado, mas na verdede o mesmo que vota ao seu favor depois vota contra, só queria saver a onde vamos chegar, é so no Brasil que tem esses desmatamento.

  6. Essa matéria é muito parcial, faz varias acusações mais não informa as fontes! links, portarias ou os posts citados
    muito vazia! l

  7. A perda de.receita das grandes distribuidoras de energia estão levando a absurdos contra a população e contra o projeto de energia sustentável. Isso é inegavelmente um afronto ao direito dos consumidores. Alguma coisa tem de ser feito para acabar com essa política onde os consumidores são os mais afetados.

  8. Anderson Porto Rodrigues

    Um absurdo dessa ANEEL! Desde que foi criada, não me lembro de alguma ação que beneficiassem os consumidores, pelo contrário, benefícios para as empresas. Na verdade está a serviço das empresas e do lobyy delas. Lamentável.

  9. Antonio Carlos Vaz de Melo

    Porque o presidente Bolsonaro esta fazendo vistas grossas ele tem que da um chega pra la nessa anel isso naopode acontecer em todo o mundo se tem e incentivo e aqui essa porcaria de anel quer ter mais poder do que o proprio presidente

  10. Marcos Antonio Macedo Amorim

    As agências de um modo geral estão cheias de esquerdistas que vivem de dinheiro de estatais, por isso que estão fazendo campanha contra a energia solar.

  11. Alexandre Diogenes

    Temos que lutar com as forças que temos, a Absola e Empresas envolvidoas nos processos de GD podem sim entrar com recursos que impeça que este projeto de taxação seja justo, 62% é ridículo, deve ser algo justo e que não sufoque o mercado de geração distribuída que ainda está em seu estado embrionário.

  12. Luiz Antônio Alves Romero

    A energia que sobra da nossa produção a Copel usa para os vizinhos da gente e elas não paga nada não precisa pegar da concessionária.
    acho injusto eles que deveriam pagar para nós para usar a energia que deixamos estocado.

  13. Somos um país tão rico e miserável..
    As nossas riquezas só serve para enriquecer grandes empresários… E enfraquecer ainda mais o direito do pobre.
    Somos saqueados com altos impostos e não temos representantes no governo que olhe por nós.
    Os governantes estão lá para o bem de empresários e gigantes.
    Assim foi na Reforma da Previdência e vai continuar…
    Nenhum governante olha para isso, porque o lobby das grandes empresas em mantê-los no poder é muito melhor do que um bando de pobres querendo algum direito.
    Quando alguém vai entrar lá e fazer algo por nós..
    Nenhum partido que está no poder, isso eu tenho certeza.

  14. Pedro Quirino da Cruz

    E preciso investigar direito essa preocupação da ANEEL pois pelo que estou vendo ela está trabalhando contra nós consumidores que pagamos altos salários pra esses executivos nos defender vamos ficar de olho.

  15. Reginaldo Moreira

    Simples faço um banco de baterias, me desligo do sistema e mando a Anell q puta que pariu. Não sou obrigado a ter ligação com nenhuma concecionária

  16. O povo brasileiro, não AGUENTA MAIS esta DITADURA, disfarçada de DEMOCRACIA!!! O autoritarismo, a promoção da desigualdade, o EGOÍSMO, a compra e a venda de valores do MAL, nocivos à população humana brasileira, encontra amparo nestes políticos e autoridades, que CEGAMENTE não vêem que a mercadoria do mal que vendem, segue de brinde a ALMA deles próprios para um lugar na ETERNIDADE em local horripilante. Correr tao somente o risco, já não é coisa de pessoa SÁBIA. ‍♂️

  17. Luís Donizeti cândido

    Pois é é só nós consumidores de energia instalar o sistema autônomo of grid e mandar as facas a tal ANEEL e as conssecionarias de energia .se eu não utilizar a rede elétrica quero ver quem vai me taxar.

  18. ANEEL precisa-se entender objetivo que está muito claro, ela quer colocar impecilio para o povo gerar sua energia, em prol das distribuidoras está escancarado para todos verem.

    Na contra mão em vez de regular quer punir.

    O absurdo que está taxação e outras coisas não e falada para as outras formas de geração, eu me pergunto porque alguém sabe.

    Para mim e claro como a neve, impedir que o povo tenha alternativa.
    Pior que os ambientalista de plantão não falam nada, provando claramente qual é a intensão destes grupos.
    Acho que está na hora de ir para ruas defender.

  19. as empresas que fabricam os painéis solares deviam baixar os preços dos painéis antes que eles mais uma vez tire o direito do povo é com certeza vou por na minha casa

  20. EUVANDO GOMES DE ANDRADE

    ANEEL assim como outros órgãos desse desgoverno, estão aí para acharcar os consumidores (povo), enriquecer ainda mais os empresários e tirar direito de todos. Lamentável!

  21. O governo já acabou com tantos institutos que não devia, poderia enfiar a ANEEL nesse pacote entregar a discussão sobre a energia fotovoltaica pa a sociedade e órgãos voltados para a inteligência do setor. Essas agências preocupam mais com o lobby dos interesses econômicos do que com o usuário ou consumidor.

  22. ALAIN ALVES DE SOUZA

    É um absurdo querer taxa quem produz e contribui produzido energia solar parece piada mas é trágico isso só acontece no Brasil onde as mimorias são sempre perceguidas .o sol é uma fonte limpa e Deus deixou aí para o nosso usofruto senhores políticos a ambição dos senhores não tem limites.

  23. Roberto Sedrez de Souza

    Deve começar por nós a limpeza das imundices feitas até agora, para que nossos filhos e netos possam viver em mundo melhor…sim a toda geração de energia limpa..

  24. Amílcar Nunes Ribeiro

    São parentes da Dilma, esses da ANEEL!?

    ÓBVIAMENTE, COM UM PENSAMENTO E DESEJO DESTE TIPO, provam claramente que o “comunismo financeiro,” corre fluidamente nas veias desses imbecis.

    Como pode!?

    Aí sim, teremos que cair fora do país, conclamar a todos que produzem, todos os empreendedores, todos os criadores de riqueza, sábios, etc… E deixar para eles só os improdutivos: doentes, tóxicomanos, os imbecís (como eles), os incapacitados, etc… Para que eles não tenham mais escravos, produzindo riquezas para eles… Bastardos…
    *TODA MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA ESTES PÁRIAS!*

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima