Reciclagem Baterias Tesla

Tesla confirmou estar a desenvolver o seu “sistema de reciclagem de baterias revolucionário”, o qual a empresa acredita que irá permitir grandes poupanças a longo prazo.

Tesla interessada na reciclagem de baterias

Este desenvolvimento foi falado no “Relatório de Impacto” apresentado pela Tesla. Em que num dos capítulos falam da proposta de reciclar baterias. Sendo que essa é uma pergunta constante “O que acontece às baterias dos carros Tesla quando atingem o seu fim de vida?”.

Uma grande diferença entre combustíveis fósseis e baterias de lítio como fontes de energia, é que os combustíveis fósseis são extraídos e usados apenas uma vez, enquanto os materiais presentes nas baterias de lítio podem ser reciclados.

Quando o petróleo é extraído do solo, é quimicamente refinado e depois queimado, libertando para o ar emissões prejudiciais para a atmosfera, não sendo mais reutilizados.

Enquanto os componentes das baterias, são refinados, colocados em células e assim serão usados até ao seu fim de vida, onde podem ser reciclados para outro uso.

Como vai fazer a Tesla para reciclar as baterias

A abordagem da Tesla para reciclar as suas baterias é um pouco diferente da maioria dos produtores de baterias.

Produtores como a Hyundai, BMW e Renault, têm dado indicações de ter planos para recuperar as baterias usadas em sistemas de energia para outras aplicações, e não em novas baterias para aplicar nos seus carros.

Para já a Tesla ainda não tem grande volume de baterias usadas a ser devolvidas por terminarem a sua vida útil, mas tem algumas a vir de departamentos como produção, controlo de qualidade e operações, sendo estas que está a aplicar o seu inovador sistema de reciclagem.

A empresa está mesmo a trabalhar com terceiros para reciclar partes dessas baterias. O objetivo de usar terceiros, é desmontar as baterias peça-a-peça, para conseguir recuperar os metais valiosos.

Reciclagem Baterias Tesla
Reciclagem Baterias Tesla

Os parceiros da Tesla garantem que todos os componentes sem valor ou não reciclados são eliminados conforme mandam as recomendações.

Mas este processo será temporário, pois a Tesla quer uma solução única para reciclar as suas baterias. Solução inovadora que irá ser colocada em prática na GigaFactory 1 no Nevada.

No relatório de impacto a Tesla falou dos seus planos:

“Na GigaFactory 1, a Tesla está a desenvolver um sistema de reciclagem de baterias inovador que irá ser responsável pela produção de baterias, bem como reciclagem de baterias em fim de vida útil.

Através deste sistema, a recuperação de minerais valiosos, como lítio e cobalto, será maximizada, bem como os demais metais usados nas células das baterias como o cobre, alumínio e aço. Todos estes materiais serão recuperados e reutilizados de modo otimizado para a produção de novas baterias”.

Mas não é apenas a Tesla que está a trabalhar em sistemas de recuperar e reciclar baterias em fim de vida útil. Como a American Manganese, recentemente conseguiu extrair de baterias de lítio o material presente nos cátodos das baterias.

Objetivo da Tesla em reciclar as suas baterias de lítio

O CEO da Tesla acredita que com este inovador sistema de reciclagem de baterias de lítio irá conseguir grandes poupanças. Pois será uma solução interessante que irá permitir a redução de extração de combustíveis fósseis.

Além de que o transporte e compra de materiais reciclados é mais barato do que materiais novos!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui