Baterias - Carros Elétricos

Uma startup Suíça Morand garante ter conseguido criar uma nova tecnologia de baterias para carros elétricos que permitem ser carregadas em apenas 120 segundos.

Morand pretende revolucionar mundo das baterias com carregamento em 120 segundos

Com as vendas a registarem grandes crescimentos, os carros elétricos são hoje uma das tendências de futuro.

No entanto, a substituição dos carros a combustível por estes veículos está ainda bastante limitada ao tempo de carregamento. Ao contrário dos carros tradicionais, recarregar uma bateria pode ser um operação demorada algo que não agrada a todos os utilizadores.

No entanto, a startup Suíça Morand garante ter desenvolvido uma tecnologia que promete revolucionar a visão que temos do processo de carregamento dos carros elétricos.

Com o desenvolvimento da nova bateria eTechonology, a empresa afirma que é capaz de carregar até 80% em apenas 72 segundos, conseguindo alcançar os 98% nuns surpreendentes 120 segundos.

Para registar estes dados foi realizado um teste com um protótipo, uma bateria de 7.2 kWh com carregamento de 900A/360 kW.

eTechonology capaz de mais de 50 mil ciclos de carga e descarga

Tecnologia Morandetech
Tecnologia Morand

Segundo a descrição da Morand, a eTechonology é uma bateria que utiliza menos matérias-primas críticas (como cobalto e lítio), tendo na sua composição apenas uma pequena quantidade de lítio complementada com alumínio, grafeno e carbono.

Com um sistema composto por células HUC, este sistema de armazenamento é capaz de ultrapassar os 50 mil ciclos de carga e descarga, tendo até já se aproximado das 70 mil operações nos testes realizados.

Para os próximos tempos, a Morand pretende agora angariar investidores e parceiros para este projeto, procurando produzir a eTechonology em massa para se aproximar aos custos das baterias tradicionais.

Caso consiga desenvolver este conceito, poderemos ver esta bateria em todo o tipo de veículos, desde carros elétricos a drones, bicicletas e trotinetes elétricas ou até mesmo comboios.

Vídeo – Empresa Suíça introduz tecnologia de carregamento de baterias de 72 segundos

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui