Aerogerador Nacelle

Endesa implementou nos seus parques eólicos um sistema de análise preditiva para a manutenção dos aerogeradores com base no estudo do comportamento de vibrações geradas por estes equipamentos, a possibilidade de redução dos custos com as atividade de reparação que podem alcançar desde os 15% até aos 95%.

O sistema de análise é efetuado no Monitoring & Diagnostic Room da Enel Green Power em Espanha, que é o departamento de energias renováveis que supervisiona remotamente de Madrid mais de 1400 aerogeradores, dos quais 600 pertencem à Endesa Espanha e os restantes de Enel Green Power e estão localizados no México, Chile, Itália, Grécia, entre outros países.

A análise preditiva consiste na deteção prematura de avarias nos principais componentes dos aerogeradores, o que permite detetar falhas antecipadamente que em alguns casos pode ser com meses de antecedência, isto permite planear as reparações para períodos com menores custos, minimizar as perdas de indisponibilidades dos aerogeradores e melhorando assim a eficiência de todo o sistema dos parques eólicos.

Componentes principais num aerogerador
Componentes principais num aerogerador

A automatização e o “machine learning”, que consiste na aprendizagem automática das máquinas são elementos essenciais neste processo, pois o sistema suporta um processamento de até 100.000 registos por segundo.

O sistema de análise permite a implementação em qualquer tipo de aerogerador.

A Endesa referiu que as poupanças que podem ser alcançadas com apenas uma deteção correta de defeito, pode alcançar os 100.000 euros num só aerogerador, isto no caso dos defeitos em grandes componentes dos aerogeradores, em que as reparações são consideradas grandes corretivos e envolvem operações com gruas.

A Endesa implementou o sistema de análise em todos os aerogeradores que possuem menos de 5 anos em funcionamento, o sistema “condition monitoring system” proporciona uma supervisão e controlo do estado de cada máquina.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de