Prototipo dos Aerogeradores Suzlon da série S9X em funcionamento no Brasil

suzlon-s9x-wind-turbine

Entrou em funcionamento o primeiro protótipo da nova série de aerogeradores da Suzlon, a linha S9X, composta pelos modelos S88 DFIG, S95 e S97.

Realizada no parque eólico de Tejuva, no Rajastão, Índia, a instalação e operação do protótipo marca mais um etapa de sucesso no lançamento da nova linha, que foi apresentada oficialmente ao mercado brasileiro no final do ano passado.

Os aerogeradores S9X têm como plataforma o modelo S88, mas com mudanças significativas na performance e geração de energia.

A grande diferença entre os modelos S95 e S97 para o modelo anterior, S88, além do diâmetro do rotor (95 metros e 97 metros versus 88 metros), está na manutenção da produtividade em baixo regime de ventos, tornando os equipamentos adaptáveis a condições climáticas variadas.

Em simulações feitas com clientes e empresas de consultoria nesta fase pré-leilão, a aplicação da família S9X com torres de 90 e 100m de altura chega a trazer um incremento de 19% sobre o desempenho calculada com a geração anterior.

“A energização deste primeiro protótipo está alinhada ao cronograma de lançamento mundial da família S9X, que contempla a instalação de oito protótipos em diferentes regiões do globo, incluindo o Brasil, onde estamos em negociações para a instalação de uma das unidades”, comenta Arthur Lavieri, CEO da Suzlon Brasil.

Caracteristicas Aerogerador Suzlon S9X

A linha S9X está disponível para o mercado brasileiro com três opções de torres especialmente desenhadas para os novos modelos, nas alturas de 80, 90 e 100m. A nova família de torres e turbinas foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos nos centros de pesquisa e desenvolvimento do grupo Suzlon na Alemanha, Índia e Dinamarca.

Suzlon Brasil – Desde que estabeleceu suas operações no país, em 2006, a Suzlon Energia Eólica do Brasil assumiu a primeira posição no ranking brasileiro de fornecedores de aerogeradores, por capacidade instalada, com um market share de 42% (Fonte: Agência Nacional de Energia Eléctrica – ANEEL, Março de 2011).

Com um rápido desenvolvimento no Brasil, a Suzlon instalou com sucesso 183 turbinas em 11 projectos, fornecendo mais de 380 MW de energia limpa todos os dias. As operações da companhia estão localizadas no estado do Ceará, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro.

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO