Acidente com Aerogerador Suzlon nos USA

The accident is the latest and most serious in a series of blade splitting and other technical problems in the U.S. and India which have hurt Suzlon’s image.

The share-price decline Friday also reflected investor concerns that Suzlon will be unable to raise the money it needs in coming months to fund an ambitious global expansion plan, and may be forced to sell assets, analysts said.

Suzlon has gotten plenty of attention for its turbine troubles–and it has suffered from turbine breakdowns, cracked blades, and turbine underperformance that have driven customers to cancel orders–but it isn’t entirely alone.

All turbine makers have at one time or another have wrestled with technical glitches in the complex machines. Vestas of Denmark, the world’s biggest turbine maker, has had a few turbine failures as well.

A Siemens turbine collapsed last summer, killing a worker in the U.S. Other power sources, such as nuclear power, are still dogged by safety scares, like the evacuation this week of the Vermont Yankee reactor, or the conviction handed down in the case of an Ohio nuclear plant that had a hole in it.

3 Comentários em “Acidente com Aerogerador Suzlon nos USA”

  1. José Francisco Antunes

    Caro Pedro, realmente temos uma grande demanda mas isto não pode fazer com que a qualidade e os cuidados com a fabricação sejam relegados a um segundo plano.
    Partindo do princípio que todos os equipamentos são homologados desde o projeto até o funcionamento, não pode se permitir que a pressão de vendas e a vontade de se faturar falem mais alto.
    Os resultados são desastrosos para as companhias e seus clientes,sem falar na imgem do negócio eólico como um todo.

  2. Jose Francisco Antunes

    É fato que acidentes com as pás de turbinas eólicas já aconteceram com quase todos os fabricantes de maquinas.
    O fato é que o uso de compositos em construções de alta responsabilidade técnica é recente e o domínio técnico deste processo também.
    Alguns fabricantes adotaram políticas muito rígidas na condução dos projetos, mas principalmente na fabricação e controle de qualidade.
    A fabricação das pas requer uma alta dedicação, cuidado especial com os pequenos detalhes que na maioria das plantas passam desapercebidas.
    Existe uma serie de indicadores de qualidade de processo que são muitas vezes desconhecidos, como por exemplo o controle do TG, e as implicações dos módulos de elasticidade envolvidos no processo de fabricação. A qualidade dos tecidos de fibra de vidro, sua origem e parâmetros. Não quero dizer que não se dá importância deliberadamente , mas por falta de conhecimento especifico do que o conjunto de variaveis pode acarretar. Os controles das aéreas de colagem e os materiais utilizados para isto, devem ser de especial interesse aos fabricantes.
    Outro aspecto importante é o controle de qualidade na operação das maquinas, inspeções e reparações nos sítios
    De qualquer maneira os fatores que determinam estes acidentes normalmente são falhas de quem as fabrica e aplica.

    1. Obrigado José pela partilha do seu conhecimento e experiencia. Efectivamente existe falta de qualidade no fabrico de pás em praticamente todas as fabricas. O problema é que a procura é imensa e isso leva a que os departamentos de qualidade estejam sob pressão. Os problemas normalmente apenas só sao detectados no local de montagem ou mais tarde em funcionamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima