Eficiência dos painéis solares

Afinal o que é a eficiência dos painéis solares?

Para quem procura os painéis solares mais eficientes, a primeira coisa que tem que fazer é comparar as diferentes métricas de eficiência entre as várias marcas existentes no mercado. A eficiência de um painel solar é uma das métricas mais usadas para determinar quanta energia pode um painel pode gerar, comparado com outros produtos.

A eficiência de um painel solar é a medida da capacidade que um painel solar tem em converter a luz solar em energia usável, ou seja, em eletricidade. Perante a mesma quantidade de luz solar, durante o mesmo período de tempo e nas mesmas condições, dois painéis solares podem ter diferentes níveis de eficiência, e quanto mais eficiente for um painel, mais eletricidade irá produzir.

A capacidade de produção de eletricidade por parte das células solares é que determina a eficiência do painel solar, sendo essa produção influenciada pela composição das células, configuração elétrica do painel, componentes circundantes e outros fatores.

Por palavras mais simples, dois painéis solares do mesmo tamanho, um com 21% de eficiência e outro de apenas 14% de eficiência, concluímos que o painel com maior eficiência vai produzir mais 50% de eletricidade nas mesmas condições que o de 14% de eficiência.

Há também que otimizar o uso da eletricidade gerada pelo painel para assim ter poupanças consideráveis na fatura de eletricidade, bem como tirar o máximo proveito da eficiência do painel solar.

A maioria dos consumidores considera a eficiência do painel solar como o critério mais importante para assegurar a qualidade deste. Mas ainda assim, sendo um critério importante, não é o único a ter em conta para avaliar o painel solar a comprar. É que a eficiência de um apinel solar está relacionada com a capacidade de o painel gerar eletricidade a baixo custo, constantemente.

Qual a eficiência dos painéis solares?

A maioria dos painéis solares tem uma eficiência entre 15% e 20%, com desvios aceitáveis. Painéis de elevada qualidade podem ter mais de 22% de eficiência solar, sendo que existem marcas que afirmam que os seus painéis solares têm 23% de eficiência!

A maioria dos painéis existentes não vai além dos 20%!

Top 5 de painéis solares mais eficientes

São dados de 2019, mas ainda atuais.

  1. SunPower (22.8%)
  2. LG (21.7%)
  3. REC Solar (21.7%)
  4. CSUN (21.2%)
  5. Solaria (20.5%)

Podemos concluir que o painel solar mais eficiente no mercado apresenta uma eficiência de 22.8%, quando a maioria dos painéis tem entre 15% e 17%.

Os painéis solares da SunPower são conhecidos por serem os que têm maior eficiência no mercado. São também os mais caros… mas acabam por ser a escolha indicada para quem procure eficiência como principal métrica.

Há ainda que equacionar outras métricas, para avaliar qual o painel ideal. Se apenas pela eficiência ou se devo ter em conta a produção máxima, custo, valor…

Painéis Solares - Solaria High Power
Painéis Solares – Solaria High Power

Produção máxima de energia

Se o objetivo passa por aproveitar ao máximo a produção de eletricidade do seu sistema, ou poupar o máximo na conta de eletricidade, mas está limitado no espaço de instalação, então há que optar pelos painéis solares mais eficientes do mercado. Assim consegue ter o máximo de produção, com a limitação de espaço disponível.

Custo vs. Valor

Quanto mais eficientes forem os painéis solares, mais caros serão… assim, há que analisar se a diferente de preço é justificada pelas poupanças que irá gerar ao longo do tempo na fatura de eletricidade, e mesmo no tempo de vida útil do painel solar.

É que aumentar a produção de eletricidade com o painel solar permite que compre menos à rede, sendo que também pode gerar rendimento (ainda há alguns apoios, mas poucos, quase insignificantes em Portugal) através da venda do excedente à rede.

Como é determinada a eficiência de um painel solar?

São vários os fatores usados para determinar a eficiência de um painel solar.

Por palavras simples, a eficiência de um painel solar é determinada pela quantidade de luz solar que este consegue converter em eletricidade. Mas quais são os fatores que entram nessa taxa de conversão? São vários…

  • Materiais – o tipo de material influencia a capacidade de converter a luz solar em eletricidade (silício monocristalino, silício policritalino, cádmio, telúrido, etc…). Estando mesmo em desenvolvimento e em testes outros materiais para melhorar a eficiência energética dos painéis solares.
  • Ligações e montagem do painel solar – a organização de fios e componentes dentro do painel solar também influenciam a forma como a luz solar é capturada e é transformada em eletricidade.
  • Ângulo de reflexão – se a luz é refletida para longe do painel solar, a sua eficiência é menor, por isso é que o vidro por cima da camada das células de silício é importante, pois impede que a luz solar seja toda refletida.

Há ainda outros fatores que influenciam a eficiência dos painéis solares, sendo eles a capacidade de absorver luz solar em ambos os lados (nos painéis bifaciais) e a capacidade de absorção de diferentes tipos de comprimentos de onda de luz (painéis solares multijunção).

Mas no final resume-se tudo à capacidade de converter luz solar em eletricidade.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Ao preço a que os painéis estão acho que as métricas mais adequadas são: Watts/metro quadrado e preço/Watt. A única condicionante será o espaço disponível…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui