O uso da energia solar é uma das melhores opções para um planeta limpo e com seu meio ambiente conservado. Entretanto, receber essa energia pode não ser tão simples, devido aos painéis solares. A utilização de painéis solares é a alternativa para a captação de energia solar, porém, além de custarem caro podem significar desperdício.
Com o crescimento rápido do uso dos painéis solares, especialistas já mostram preocupação com o que será feito com milhares de placas solares no final da vida útil.
Em 2016 o Ministério do Meio Ambiente do Japão alertou que o país produzirá 800.000 mil toneladas de resíduos solares até 2040, sendo que o Japão ainda não consegue lidar com esse grande volume de materiais.
Ainda em 2016, a Agência Internacional de Energia Renovável calculou que já havia 250 mil toneladas métricas de painéis solares no mundo e que esse número iria crescer 75 milhões até 2050. Cientistas disseram que o lixo composto por painéis solares está crescendo muito rápido e com o tempo será um grande problema.
Qual a duração dos painéis solares
Geralmente, os painéis solares tem uma duração de 25 a 30 anos e podem durar ainda mais tempo. Porém, é importante falar que com o crescimento do uso dessa tecnologia, alternativas mais baratas surgiram no mercado mundial, mas sem a mesma durabilidade podendo se quebrar em apenas cinco anos de uso.
Tipos de painéis solares
No mercado global é possível encontrar diversos tipos de painéis solares, sendo que a maioria desses materiais possui prata, alumínio, vidro e um material elástico chamado de etileno-vinil acetado.
A grande questão é que os painéis de energia solar podem também contar com materiais mais perigosos e em alguns casos podem até causar câncer, como o chumbo e o cádmio. Esses materiais são vedados com vidro e bastante seguro, no entanto, quando o vidro se quebra os painéis acabam se danificando e as substâncias podem vazar.
O risco das substâncias perigosas vazar dos painéis solares é maior em locais com clima extremo, especialmente em locais com furacões e granizo.
Como é feita a reciclagem dos painéis solares?
Até o momento, mesmo com alguns esforços, a reciclagem de painéis solares ainda não é indicada economicamente. Eles possuem materiais valiosos, como cobre e prata, porém, não tanto quanto celulares e outros aparelhos.
Por causa disso, o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica opina que o armazenamento de painéis solares antigos a longo prazo, como em um aterro, pode ser a melhor alternativa até que o problema da reciclagem seja resolvido.
Há dois anos, a SEIA criou um programa nacional de reciclagem para um grupo norte americano. O projeto deu certo e o volume de painéis solares sem uso diminuiu muito.
No ano passado o estado de Washington, nos Estados Unidos, aprovou uma legislação que exige que os fabricantes de painéis de energia solar tenham um plano de reciclagem para seus produtos. Já a Europa inaugurou a sua primeira usina de reciclagem desses produtos em junho de 2018.
Espera se que essa assustadora velocidade tecnológica esteja para menor preocupacao economica, a evolucao tecnologica pos milenio e mais que elogiavel…que o todo assim o seja…não é mesmo…na medida de seu tempo…ne
A verdade é que o estado não vai levar a parte dele no processo agora. Mais painéis solares e menos monopólio de geração de energia.
Relativamente a vida útil, os painéis hoje em dia tem uma garantia de potencia de 25-30 anos, após dos quais os fabricantes garantem que os painéis ainda produzem pelo menos 80 porcento da potência inicial. Após dos 25-30 anos, os painéis ainda estão em ótimas condições para continuarem a produzir energia durante mais algumas décadas. Em vez de desfazer-se dos painéis e aumentar assim desnecessáriamente os resíduos, pode optar-se por aumentar a potência instalada em 20 porcento através da instalação de novos papéis, a fim de garantir a potência de produção fotovoltaica.
A verdade é que as empresas que fornecem energia elétrica produzida pela água, estão preocupadas com isso
A sério….
Com tantos problemas para resolver, estão preocupados com o desperdício dos painéis solares… a sério… e as toneladas de plásticos, metais pesados e resíduos tóxicos…
É os painéis são recicláveis…
Cheira a estudo encomendado…
toda a gente concorda quando se diz que tem de haver reciclagem; mas quando chega a altura de a fazer, arranjam-se desculpas, como “o custo de produzir novo a partir do velho”, economias de escala, etc etc É caso para perguntar para que serve criar leis, que depois não se cumprem?
“Especialistas já mostraram preocupação…”
“Cientistas disseram…”
Quais foram os especialistas? Quais foram o cientista? As pessoas têm um NOME!
Não será mais uma das “fake news” dos “pretoleiros”?