Reciclagem Painéis Solares

O uso da energia solar é uma das melhores opções para um planeta limpo e com seu meio ambiente conservado. Entretanto, receber essa energia pode não ser tão simples, devido aos painéis solares. A utilização de painéis solares é a alternativa para a captação de energia solar, porém, além de custarem caro podem significar desperdício.

Com o crescimento rápido do uso dos painéis solares, especialistas já mostram preocupação com o que será feito com milhares de placas solares no final da vida útil.

Em 2016 o Ministério do Meio Ambiente do Japão alertou que o país produzirá 800.000 mil toneladas de resíduos solares até 2040, sendo que o Japão ainda não consegue lidar com esse grande volume de materiais.

Ainda em 2016, a Agência Internacional de Energia Renovável calculou que já havia 250 mil toneladas métricas de painéis solares no mundo e que esse número iria crescer 75 milhões até 2050. Cientistas disseram que o lixo composto por painéis solares está crescendo muito rápido e com o tempo será um grande problema.

Qual a duração dos painéis solares

Geralmente, os painéis solares tem uma duração de 25 a 30 anos e podem durar ainda mais tempo. Porém, é importante falar que com o crescimento do uso dessa tecnologia, alternativas mais baratas surgiram no mercado mundial, mas sem a mesma durabilidade podendo se quebrar em apenas cinco anos de uso.

Tipos de painéis solares

No mercado global é possível encontrar diversos tipos de painéis solares, sendo que a maioria desses materiais possui prata, alumínio, vidro e um material elástico chamado de etileno-vinil acetado.

A grande questão é que os painéis de energia solar podem também contar com materiais mais perigosos e em alguns casos podem até causar câncer, como o chumbo e o cádmio. Esses materiais são vedados com vidro e bastante seguro, no entanto, quando o vidro se quebra os painéis acabam se danificando e as substâncias podem vazar.

O risco das substâncias perigosas vazar dos painéis solares é maior em locais com clima extremo, especialmente em locais com furacões e granizo.

Como é feita a reciclagem dos painéis solares?

Até o momento, mesmo com alguns esforços, a reciclagem de painéis solares ainda não é indicada economicamente. Eles possuem materiais valiosos, como cobre e prata, porém, não tanto quanto celulares e outros aparelhos.

Por causa disso, o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica opina que o armazenamento de painéis solares antigos a longo prazo, como em um aterro, pode ser a melhor alternativa até que o problema da reciclagem seja resolvido.

Há dois anos, a SEIA criou um programa nacional de reciclagem para um grupo norte americano. O projeto deu certo e o volume de painéis solares sem uso diminuiu muito.

No ano passado o estado de Washington, nos Estados Unidos, aprovou uma legislação que exige que os fabricantes de painéis de energia solar tenham um plano de reciclagem para seus produtos. Já a Europa inaugurou a sua primeira usina de reciclagem desses produtos em junho de 2018.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

3 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
3 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Antônio de Pádua

A verdade é que as empresas que fornecem energia elétrica produzida pela água, estão preocupadas com isso

Hugo Sousa

A sério….
Com tantos problemas para resolver, estão preocupados com o desperdício dos painéis solares… a sério… e as toneladas de plásticos, metais pesados e resíduos tóxicos…
É os painéis são recicláveis…
Cheira a estudo encomendado…

JBraz

“Especialistas já mostraram preocupação…”
“Cientistas disseram…”
Quais foram os especialistas? Quais foram o cientista? As pessoas têm um NOME!
Não será mais uma das “fake news” dos “pretoleiros”?