Maior parque eólico do mundo vai nascer num lago na Holanda

Siemens Gamesa - Holanda

Siemens Gamesa será a principal fornecedora de equipamentos do projeto de energia eólica.

Projeto idealizado pela Windpark Fryslan será instalado no lago artificial Ijsselmeer na Holanda pela Zuiderzeewind, sendo que no final terá uma potência instalada de 383MW.

A Zuiderzeewind é um consórcio da investidora Van Oord e a gigante no mercado das energias renováveis Siemens Gamesa.

Como será o maior parque eólico do mundo

No contrato está prevista a instalação de 89 aerogeradores SWT-DD-130 Siemens Gamesa, cada um com uma capacidade nominal de 4,3MW e um diâmetro de rotor de 130metros!

Será um total de investimentos superior a 500 milhões de euros, somente com os aerogeradores. O valor final de investimento para finalizar o parque ainda não é conhecido.

Prevê-se que a construção tenha início ainda no decorrer deste ano, 2019, e que o maior parque eólico do mundo instalado num lago, esteja em pleno funcionamento em 2021.

Localização do maior parque eólico

O Ijsselmeer é uma baía interior no centro da Holanda, que foi fechada em 1932, depois de inundações frequentes através do mar do Norte. Tendo-se assim formado um grande lago de água doce.

Lago Ijsselmeer na Holanda
Lago Ijsselmeer na Holanda

Cansados das inundações devastadoras, da região onde agora está o lago ao mar do Norte, os holandeses resolveram fechar a ligação, com recurso a um dique de 32 km de largura chamado Afsluidijk.

Um outro projeto, independente do maior parque eólico do mundo, está em desenvolvimento. O Projeto Fryslan, tem como objetivo aumentar o consumo e produção de energia renovável na região de Friesland para 530MW até 2020.

A Van Oord é a empresa responsável pelo desenho, fabrico e instalação de betão e cablagem, bem como fornecer o equipamento necessário à instalação dos aerogeradores da Siemens Gamesa.

Está também planeada a criação de uma ilha de reserva natural ao sul de Afsluitdijk. Uma ilha que contará com cerca de 2 hectares de terrenos e uma área de 25 hectares submersos.

Para que no decorrer do projeto seja usada como plataforma de trabalho, mas ao mesmo tempo será convertida num santuário para aves, o que garantirá mais qualidade ao habitat de descanso e alimentação de peixes e aves.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima