Os indicadores de desempenho dos sistemas fotovoltaicos são dados que nos permitem identificar se o nosso sistema fotovoltaico está a funcionar de modo otimizado e eficiente ou se na verdade estão a precisar de uma intervenção para serem otimizados.
Assim, neste artigo pretendemos dar a conhecer pelo menos 5 indicadores que temos de ter em atenção para que o nosso sistema fotovoltaico de produção de energia não fique subvalorizado. Realmente o mais importante num sistema solar fotovoltaico é a garantia que o mesmo esteja a funcionar a 100% e assim a produzir o máximo de energia possÃvel.
5 indicadores de desempenho mais importantes dos sistemas fotovoltaicos
- Disponibilidade (Availability)
- Entrega de Energia (Energy Delivery)
- Desempenho de Energia (Energy Performance)
- Rendimento Final (Final Yield)
- Taxa de Desempenho (Performance Rate)
Estes indicadores são os aplicados através da norma internacional IEC 61724, que determina os equipamentos, métodos e terminologia de desempenho, monitorização e análise dos sistemas fotovoltaicos.
Disponibilidade de Produção de Energia
Corresponde ao perÃodo durante o dia em que o Sistema Solar Fotovoltaico irá produzir energia. É um dado definido em percentagem, anual, mensal ou semanal, e indica-nos a percentagem do tempo em que produzidos energia através do sol!
Para calcular este valor recorremos à fórmula:
Em que:
- m – Tempo médio para falhar
- r – Tempo médio para reparar
- T – Tempo médio entre falhas
Entrega de Energia
Mostra-nos a energia que foi realmente produzida pelo sistema para consumo. Pode ser mostrada anual, mensal ou diária por hora. Pode ainda ser objeto de um contrato de uma instalação (quinta) fotovoltaica.
Se está a pensar comprar um painel solar, recomendamos a leitura do Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos.
Desempenho de Energia
Representa a percentagem entre a energia produzida da energia esperada. Assim, conseguimos ter um rácio da produção de energia gerada pela instalação vs. a energia estimada que a instalação tem capacidade de gerar.
Calculado através da fórmula:
Em que:
- DE = Desempenho de Energia
- Eger = Energia à saÃda do Inversor
- Eesp = Energia estimada para ser gerada pela instalação
Rendimento Final
Representa a relação entre a energia produzida pelo sistema fotovoltaico com a potência do gerador! É definida em qualquer unidade KW. E pode ser calculada através da seguinte fórmula:
Em que:
- Yf = Rendimento final
- Epv = Energia produzida pelo sistema fotovoltaico
- P = Potência do gerador para produzir energia
Taxa de Desempenho
Considerada a relação entre o desempenho especÃfico do sistema com o desempenho de referência. É uma taxa que nos permite comparar vários sistemas fotovoltaicos instalados em várias zonas. Determina assim a qualidade que o sistema fotovoltaico tem, consoante a zona em que está instalado, sendo assim um fator de qualidade.
Calculado com base:
Em que:
- TD = Taxa de desempenho
- Yf = Rendimento final
- Yr = Rendimento de referência
- Epv = Energia produzida pelo sistema fotovoltaico em determinado perÃodo de tempo
- P = Potência do gerador para produzir energia
- Hi = Capacidade de irradiação quando colocado o painel em plano inclinado
- Gstc = Capacidade de irradiação de referência quando colocado o painel em plano inclinado (normalmente 1kW/m2)
Estão assim apresentados 5 fatores que indicam o desempenho dos sistemas fotovoltaicos e que devem ser usados para otimizar o seu sistema. Assim com estes indicadores aplicados e otimizados irá tirar proveito da sua instalação fotovoltaica, tendo-a a produzir sempre no máximo da sua capacidade.