Instalação Kit Autoconsumo Solar Fotovoltaico

Portugal é um dos países em que existe maior número de horas de sol por dia, e como tal há muitos que o aproveitam, como o turismo. A verdade é que existe uma outra forma de aproveitar o sol, através da produção de eletricidade.

Como Produzir Eletricidade com o Sol?

Produzir eletricidade a partir do sol é fácil, especialmente com a tecnologia fotovoltaica. Esta tecnologia transforma a luz do solar em eletricidade devido ao efeito fotovoltaico, que nos últimos anos sofreu uma grande evolução.

Esta é uma fonte de produção de energia renovável e barata, tanto que 2016 e 2017 foram anos em que mais painéis fotovoltaicos foram instalados mundialmente. E o melhor de tudo é que atualmente não precisa de contratar uma empresa para fazer uma instalação em sua casa.

Existem no mercado kits de autoconsumo solar fotovoltaico que podem ser instalados por si em sua casa. Basta adquirir um dos kits de autoconsumo à venda numa superfície comercial, instalar no telhado da sua casa ou num local onde receba luz solar durante o dia e assim começa a produzir e consumir a sua própria energia!

Kit Autoconsumo Solar Fotovoltaico

O kit que gera eletricidade a partir a energia solar chama-se Kit Solar Fotovoltaico de Autoconsumo, e é composto por:

  • Painéis fotovoltaicos (pode ter apenas um painel ou os que pretender, sendo que se quiser instalar mais de 6 painéis fotovoltaicos terá de pedir autorização devido à produção de energia).
  • Inversor (transforma a corrente contínua produzida pelos painéis em corrente alternada, a que usamos nas casas).
  • Bateria (ainda não aconselhável – por ser tecnologia ainda muito recente e como tal ainda vai melhorar, mas já há sistemas que trazem baterias incorporadas. Estas permitem armazenar os excedentes de produção de eletricidade durante o dia para serem consumidos à noite).
  • Medidor de Corrente (permite controlar o consumo instantâneo).
  • Gestor do Sistema (com esta ferramenta controla e monitoriza todo o sistema de autoconsumo solar fotovoltaico, do qual consegue obter estatísticas sobre os seus consumos e respetiva produção de energia).

Como Instalar Kit Autoconsumo Solar Fotovoltaico Passo a Passo?

Tem duas possibilidades para produzir a sua própria eletricidade através da energia solar. Por si mesmo, recorrendo a um Kit, ou contratar uma empresa certificada neste tipo de instalações. Tenha em conta que a instalação é fácil e rápida.

Assim, se optar por um kit apenas tem que fixar os painéis no telhado, inversor e ligar os cabos elétricos. E assim que a instalação esteja terminada poderá desfrutar da energia limpa em menos de 24 horas.

Se pretender uma instalação com bateria para armazenamento de eletricidade recomendo o contacto com uma empresa especializar neste tipo de instalação. Pois eles farão uma avaliação do local e das necessidades de autoconsumo tendo em conta o seu perfil de utilizador. Depois tratam também de pedir autorização à empresa comercializadora de energia elétrica, bem como os restantes trâmites legais. No entanto este processo pode demorar até um mês.

Instalação Passo a Passo de Kit Autoconsumo

Se optar pela instalação de um kit então fique com o passo a passo abaixo que exemplifica os passos para a instalação de autoconsumo fotovoltaico num telhado inclinado…

#1 Preparar a estrutura de alumínio e o telhado onde a estrutura vai ficar fixada com o painel. Tenha em atenção os furos que vai fazer, para não ter infiltração de água, o ideal é colocar cola e veda nos buracos antes de fixar os parafusos na estrutura.

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

Nota, as buchas usadas devem ser compridas o suficiente para dar uma boa fixação da estrutura ao painel, há até quem use bucha química! Se tiver a possibilidade de atravessar toda a placa do telhado, melhor, pois assim por baixo (no sótão) pode fazer uma fixação extra!

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

#2 Preparar a passagem de um cabo elétrico desde o painel até uma tomada. Pode furar também a placa, ou se tiver outra possibilidade para passar o cabo, melhor.

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

#3 Instalar o Inversor na estrutura de alumínio, para depois ser ligado ao painel e outra parte ao cabo elétrico que vai para a tomada (que por sua vez está ligada ao quadro geral da casa e ao contador da luz).

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

#4 Instalar o painel solar, há que ter muito cuidado a transportar o mesmo até ao local da instalação. Ligar o inversor ao painel e instalar o painel corretamente na estrutura metálica.

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

#5 Passar o cabo que sai do inversor até à tomada elétrica e ligar. Fica pronto a consumir a sua energia. A partir deste momento a única energia que vai buscar à empresa comercializadora é a que o painel não conseguir produzir para ser consumida.

Passo a Passo Instalação Autoconsumo Solar Fotovoltaico

Este é um processo que pode demorar algumas horas, consoante a experiência da pessoa a instalar.

Para ficar com uma instalação mais bonita e souber, pode esconder o cabo elétrico com calhas técnicas e ligar o cabo diretamente à tomada e assim aproveitar a tomada na mesma. Mas atenção que esse é material extra ao kit de autoconsumo.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...