vantagens-energia-solar

O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.

Principais vantagens e desvantagens da energia solar

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Energia Solar - Painéis Solares Fotovoltaicos
Energia Solar – Painéis Solares Fotovoltaicos

Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.

15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar

  • A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
  • As centrais necessitam de manutenção mínima.
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos painéis solares fotovoltaicos.
  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Globo Energia Solar
Globo Energia Solar

Desvantagens da energia solar

  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
  • Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
  • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
  • Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. Saiba quais os painéis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi mais com emenso prazer gostei muito deste grande projeto de painel sola. e ate se posso ter como esta no meu pais

  2. A energia fotovoltaica é interessante e econômica, mais as dores de cabeça começam a partir do momento que você pede para troca do relógio bidirecional e tem que aguardar a concessionária, aí as coisas não andam. Não respeitam os prazos, pelo menos aqui em Minas Gerais.

    • Aqui no ES a Luz e Força Santa Maria, a empresa levou 2 dias, pra analisar o projeto e depois 2 dias pra trocar, me surpreendi, foram muito eficientes.

  3. Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
    Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

    • Energia FOTOVOLTAICA, é originada através da incidência de energia luminosa (luz) em um material FOTOsensivel, semicondutor que gera um fluxo de corrente elétrica entre os diferentes materiais que compõem o semicondutor (e seus terminais). Não há qualquer risco na geração de energia de painéis em telhados, embora fisicamente, eletricamente renderiam mais se estivessem no chão. A menos é claro que seja mal instalado e haja risco de queda no interior da residência. E quanto ao fluxo eletromagnético, não há incidência.
      E se tivermos receio de fontes geradoras de fluxo eletromagnéticos, como faríamos para NÃO passar sob uma linha de transmissão ? entre subestações ? Temos linhas de mais de 500Kv ???? E as emissões de telecomunicações? a Av. Paulista tem todo tipo de RF, de elevados níveis.!!!!!

    • Também estou procurando mais informações o campo eletromagnético gerado e saber se afeta a saúde dos moradores de uma casa com energia fotovoltaica

  4. Realimentação fotovoltaica: imagine uma luminária e nela instalada uma célula fotovoltaica alimento a lâmpada desta luminária, agora imagine uma lâmpada fluorescente longitudinal com várias células fotovoltaicas instaladas na luminária alimentando a lâmpada; a economia de energia chega a 50% e trabalhando nesse projeto pode-se conseguir melhores resultados. A célula fotovoltaica é vantajosa e depende de maneiras criativas de como emprega-las e acredito nesse futuro tecnológico de energia fotovoltaica.

  5. Há algum tempo pesquiso sobre os painéis solares, inclusive preços; no dimensionamento para unidades residenciais é vantajoso, sendo encarecido pelo custo da esquadria de vidro e alumínio para acomodar as células fotovoltaicas; uma dificuldade técnica é a solda nas células fotovoltaicas e o risco da instalação em lugares altos; mas com o futuro tecnológico e politica de Governo, se tornará uma solução comum em muito lares.

    • Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
      Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

  6. Gostaria de encontrar kites prontos de energia solar/eólica para alimentar uma casa com frizer 20 lâmpadas bombas dágua cerca eletrica com bebedouros pra 800 a 1000 vacas. Caso a solar falhasse a eólica suprisse. Qual o custo disso?

  7. na realidade energia solar na minha visão deveria ser mais em regiões como o nordeste brasileiro. mas o que me trouxe a esse tema tão badalado nos últimos: de quanto ficaria a montagem de energia solar para dois ar condicionado mais duas duchas?

  8. Eu desenvolvi, através de uma microcontroladora (Arduíno NANO) um gerenciador solar que pode ser uma alternativa mais barata para a produção de energia elétrica a partir do sol.
    Usando um sistema mais em conta (metade do preço, mesmo com baterias) chamado "off-grid", usado em pequenas fazendas ou sítios onde não há servido de uma Concessionária de energia elétrica, instalado numa cidade qualquer onde HÁ esse serviço, esse "cérebro" eletrônico divide as cargas da casa conforme a insolação do momento. Também mantém as baterias carregadas, mesmo quando não há insolação suficiente ou à noite, para funcionar como um no-break para a casa. As duas baterias que tenho (180 Ah) são suficientes para, por exemplo, fornecer energia para a iluminação e geladeira mesmo que falte luz por toda a noite.
    Obrigado.

  9. Ola, meu nome è luis, nâo existe interesse em motivar outras formas de energia, nâo insidira icms, ipi, o governo nâo è serio, os fornecedores de energia nâo deixa este tipo de beneficio popular, somos o gado, sem nenhum suporte.
    Tenho certeza que a china tem paineis preços bons, mas so interessa importar oque prejudica nossas industrias e lojistas, pense 23% de energia a menos, voce poder usar sua iluninaçâo residencial somente com energia solar, isto è o futuro!!!!!.
    Temos que exigir produçâo de placas nacionais ou reduzir impostos para importaçâo jà è tarde onde estâo nossos governantes que nâo querem ver, voces nâo concordam que este tipo de jà estaria tecnologicamente mais avançada se houver motivaçâo por parte dos governates?.
    Exemplo quanto a imagem de tv ser digital haveria atè financiamento para compra do conversor olha isso!!!.
    Bem me desculpem mais esta è minha opiniâo e desabafo quanto a esta questâo.
    abs. a todos.

  10. A vantagem é que estaremos utilizando uma energia de uma maior redução de custos. dada naturalmente por a natureza. acho que não a desvantagens, porque areas, regiões que não tem muita densidade de energia temos geradores que armazenam toda a energia durante o dia. não a possibilidade de desvantagem. use a energia solar você estar colaborando com o meio ambiente.

    • @Adeyksonwilber Tavares rodrigues, ]
      Discordo pois a energia solar ainda tem um custo muito alto para se ter uma idéia pesquise sobre os painéis solares monocristalinas que apresentam um rendimento um pouco maior cerca de 23% e quanto de energia ele irá fornecer compare com a energia elétrica.

  11. como estudante de administração de empresa, vejo um grande negocio, investir na energia solar.onde procuramos primeira mente, em tudo que administramos é a economia. e a energia solar possibilita termos esse êxito. Parabéns gostei muito de adquirir este conhecimento.

  12. isto das energias renovaveis é tudo um jogo de intresses e dos grandes, o governo so limita e mutio os pequenos fornecedores porque so compar o que lhe intressa e os concursos que abre para possiveis fornecedores sao muito poucos,e esgotam em horas tudo isto porque o intresse é comprar combustivei fosseis que isso é que da intresse aos grandes isso é que enche o bolso aos do governo,é uma tristesa mas o que intressa são os intresses e não é a nossa casa (planeta terra).

  13. Ola Sr. Pedro Reis

    Meu nome e Danielle Pecly e meu marido Lars Wehler.
    Mudei recentemente para a Noruega e gostaria de instalar energia solar na minha casa.
    E' muito caro o material ?
    Como se pode fazer esse sistema para utilizacao domiciliar?
    Tem como estocar essa energia?
    Os aparelhos aqui sao 220V.
    Tem algum site que ensine passo a passo a montagem ?

    Obrigada por todas as informacoes antecipadamente

    Danielle

    • Sra. Danielle, a tipologia de energia solar divide-se em dois formatos distintos, um é a produção de electricidade com paineis solares fotovoltaicos, sendo que o outro formato são os paineis solares térmicos para aquecimento de águas.
      O preço dos dois formatos não tem comparação, sendo o aquecimento térmico muitissimo mais economico que a produção de electricidade, assim como o seu uso.

      Os preços aproximados em Portugal (habitação para 4 pessoas) são:
      Paineis Térmicos – 2000 euros
      Paineis Fotovoltaicos – 15000 – 20000 euros (inclui possibilidade de venda de energia electrica ao seu fornecedor)

      De notar que pode usar as duas tipologias em simultâneo na sua habitação.

      Bom Ano

  14. A ernegia solar é outro tema bom de se trabalhar para tambem mostra a sua importancia para as pessoa, porque a maioria das pessoa hoje em dia não estão tão infomadosO nosso planeta esta precisando de ajuda,por isso devemos está bem inforamados sob as coisa que estão ai nos prejudicando. vamos cuidar do nosso planeta para temos vidas logas.e procuramos forma para amenizar, as destruição.As fonte que nos ajudas controlar.

    Pense bem em nosso futuro e principalmente no futuro do nossos filhos e netos.

    Cuide de nosso planeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui