Vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens da Energia Solar - Painéis Solares Fotovoltaicos

São vários os pontos de vista entre as vantagens e desvantagens da energia solar, tantos que podem mesmo ser contraditórios ou confusos.

Apresentamos as principais vantagens e desvantagens na utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.

Contrabalançar as vantagens e desvantagens

Esses diferentes pontos de vista acontecem pois raramente se avaliam (contrabalançam) as desvantagens perante os benefícios.

É verdade que a energia solar pode potencialmente aumentar a nossa pegada carbónica, mas a produção de eletricidade perante uma fonte de energia renovável (como o sol) tem mais benefícios para o planeta do que a produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis.

E será nesse ponto, que nos devemos focar, permitindo que quem tem dúvidas acerca dos benefícios da energia solar, possa passar para uma opinião de aceitação desta fonte de energia renovável.

E claro, compreender as vantagens e desvantagens da energia solar, vai permitir identificar as melhoras formas de aplicar a energia solar de modo eficaz e assim poder contrabalançar os efeitos negativos ou mesmo neutralizá-los.

O que é a energia solar?

Energia Solar - Painéis Solares Fotovoltaicos
Energia Solar – Painéis Solares Fotovoltaicos

A energia solar provém da maior fonte de energia do sistema solar, o sol, sendo que atualmente as principais formas de aproveitamento da energia solar é através de painéis solares térmicos para aquecimento de águas e painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica

A luz, produzida por esta estrela, viaja através de moléculas chamadas protões. E, quando esses protões encontram um painel solar, “agitam” o material existente dentro desse painel, criando eletricidade ou calor.

Pode parecer uma explicação muito simples do que é a energia solar, mas na verdade é o que acontece.

Em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Nos primórdios, quando ainda mal se falava de energia solar, o problema residia na forma de colher essa energia produzida, atualmente o problema é como melhorar a eficiência na recolha dessa energia (o que nos leva a querer perceber melhor as vantagens e desvantagens deste método de produção de energia).

Globo Energia Solar
Globo Energia Solar

Vantagens da energia solar

Permite poupar na fatura da eletricidade

  • Especialmente durante o verão, em que há maior disponibilidade de luz solar. Ainda assim, tem que estar ligado à rede elétrica.

Acumular eletricidade para usar mais tarde

  • Existindo atualmente sistemas de armazenamento de eletricidade (baterias), pode acumular a eletricidade não consumida durante as horas de maior produção, para ser usada quando não há luz solar capaz de produzir eletricidade.
  • Assim, o excedente que se “vende/dá” à rede elétrica fica para o consumidor.

Fonte de energia renovável e inesgotável

  • O nosso planeta tem validade, logo os nossos recursos naturais não vão durar para sempre, mas felizmente, a nossa estrela maior, o sol, está ali para nos iluminar. Por mais energia que usemos dele, ele não “desaparece”.
  • A energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos. 15% da energia emitida pelo sol que chega à terra é refletida de volta para o espaço, os outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva.

A energia solar é adaptável

  • Os painéis solares são uma excelente forma de captar a energia solar e produzir eletricidade, mas não são a única forma de captar a energia proveniente do sol.
  • A eletricidade é produzida a partir de um painel fotovoltaico, mas também dá para captar calor proveniente da energia do sol, como aquecimento de águas, esses painéis usam um método ligeiramente diferente para o aquecimento.

Disponibilidade solar

  • Em determinadas zonas do mundo existe maior disponibilidade solar do que noutras e mesmo ao longo do ano devido às estações do ano.
  • Ora, quando o sol está a brilhar, os painéis solares atingem a sua eficiência máxima, mas quando desaparece por detrás das nuvens, essa eficiência baixa, mas eles continuam a produzir eletricidade (mas em menor quantidade).

Rapidez na instalação

  • A instalação de um sistema de painéis para produção de energia é relativamente fácil e rápida. A maioria dos fabricantes dá uma garantia para os painéis solares entre 20 a 25 anos.

Baixo custo de manutenção

  • Por norma, estes sistemas de produção de energia não requerem grande manutenção. Basta manter os painéis limpos, duas vezes por anos basta (a não ser que viva junto a uma zona em que haja constantemente areia/poeiras no ar).
  • Poucas são as partes que necessitam de ser substituídas, pois o painel é “fechado” logo não há riscos de danos, a única parte que pode ser necessário (e recomenda-se substituir) é o inversor, por norma a cada 5-10 anos (consoante indicações do fabricante).
  • Claro que os cabos de condução da eletricidade produzida também terão que ser avaliados, para garantir que o sistema funciona corretamente.
Manutenção de Painéis Solares Fotovoltaicos
Manutenção de Painéis Solares Fotovoltaicos

Valorização da habitação

  • O valor da habitação em que se instale este sistema de produção de energia irá aumentar, além claro, de permitir poupar dinheiro ao longo dos anos.

Tecnologia amiga do ambiente

  • As tecnologias de produção de energia a partir de fontes renováveis estão cada vez mais amigas do ambiente, em virtude dos desenvolvimentos que têm vindo a ser feitos nos últimos anos.
  • Quase todos os dias surgem novos valores de melhoria de eficiência energética dos painéis solares, ou mesmo nas células usadas para a produção da energia. Tanto que nas células, nos primórdios usava-se painéis de policristalino, que acabaram por ser substituídos por células de monocristalino, mais caros, mas mais eficientes.
  • Atualmente a tecnologia está ainda mais avançada, que as empresas usam meias células monocristalino 104 nos seus painéis (basicamente são formas de melhorar a eficiência).
  • E quando o uso de perovskita estiver completamente disseminado na indústria, em detrimento do silício, estima-se que os valores de eficiência possam ultrapassar os 28% (contra os atuais 15-20%).

Desvantagens da energia solar

Investimento inicial

  • Provavelmente o ponto que mais preocupa o investidor. Certo que quando surgiu, o investimento num sistema de painéis solares era dispendioso, mas atualmente já se consegue ter valores bem mais acessíveis e com apoios do estado.
  • O uso de sistemas de acumulação de energia pode ser ideal para quem pretende “guardar” a energia produzida durante o dia para usar durante a noite, no entanto, estes sistemas, baterias, ainda estão muito dispendiosos. O valor de investimento num sistema de painéis solares com baterias quase duplica, quando comparado com o sistema simples sem baterias.
  • A expetativa é que nos próximos anos, as baterias para acumulação do excedente de eletricidade, venha a baixar e fique mais acessível.

Painéis solares ocupam muito espaço

  • Os painéis solares ocupam muito espaço, verdade, por isso é que os sistemas residenciais são quase todos instalados nos telhados da casa (quem é que usa a zona do telhado?).
  • Há até quem os use como cobertura exterior para proteger o carro. Os painéis atualmente estão ainda mais pequenos e podem ser aplicados de várias maneiras.
  • Acaba por ser mais uma desvantagem facilmente ultrapassável.

Poluição associada à produção

  • Este é capaz de ser o ponto que menos consenso reúne. É que não existe nenhum sistema de produção de energia perfeito, e a energia solar não é diferente.
  • É provavelmente a maior desvantagem existente neste modo de produção de energia. Pois a produção gera desperdícios e também o que fazer aos painéis quando terminam a sua vida útil.
  • Aquando da produção, há que minerar o quartzo para produzir células de silício. Esse quartzo tem que ser tratado com químicos e aquecido a temperaturas elevadas para aí extrair o silício. Não esquecer ainda da mineração de metais preciosos e cobre.
  • A maioria dos materiais usados num painel solar podem ser reciclados. No entanto, ainda são poucas as empresas que o fazem, mas espera-se que no futuro as empresas comecem a virar-se para essa reciclagem, pois os desenvolvimentos na eficiência dos painéis dificilmente irá acima do que já está atualmente estudado.
  • Ainda assim, de dizer que se instalar painéis solares, estes têm uma vida útil de cerca de 3 décadas, mas estes atingem a neutralidade carbónica ao fim de 3 anos de uso, o que é muito melhor do que qualquer sistema que use combustíveis fósseis.

Conclusões sobre as Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Quais as principais vantagens da Energia Solar?


As principais vantagens da energia solar são:
Permite poupar na fatura da eletricidade; Acumular eletricidade para usar mais tarde; Fonte de energia renovável e inesgotável; A energia solar é adaptável; Disponibilidade solar; Rapidez na instalação; Baixo custo de manutenção; Valorização da habitação; Tecnologia amiga do ambiente.

Quais as principais desvantagens da Energia Solar?


As principais desvantagens da energia solar são:
Investimento inicial; Ocupam muito espaço; Poluição associada à produção.

Com recurso às explicações anteriores é possível observar que existem vantagens e desvantagens da energia solar, no nosso entender, as vantagens acabam por suplantar as desvantagens.

Antes de investir em sistemas baseados na energia solar, nomeadamente em painéis solares, avalie estes pontos, para que assim possa tirar o máximo partido e melhorar a eficiência do seu sistema de painéis solares.

Recomendamos de igual forma a leitura das principais vantagens e desvantagens dos painéis solares:

Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos

22 Comentários em “Vantagens e desvantagens da energia solar”

  1. A energia fotovoltaica é interessante e econômica, mais as dores de cabeça começam a partir do momento que você pede para troca do relógio bidirecional e tem que aguardar a concessionária, aí as coisas não andam. Não respeitam os prazos, pelo menos aqui em Minas Gerais.

    1. Aqui no ES a Luz e Força Santa Maria, a empresa levou 2 dias, pra analisar o projeto e depois 2 dias pra trocar, me surpreendi, foram muito eficientes.

  2. Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
    Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

    1. Energia FOTOVOLTAICA, é originada através da incidência de energia luminosa (luz) em um material FOTOsensivel, semicondutor que gera um fluxo de corrente elétrica entre os diferentes materiais que compõem o semicondutor (e seus terminais). Não há qualquer risco na geração de energia de painéis em telhados, embora fisicamente, eletricamente renderiam mais se estivessem no chão. A menos é claro que seja mal instalado e haja risco de queda no interior da residência. E quanto ao fluxo eletromagnético, não há incidência.
      E se tivermos receio de fontes geradoras de fluxo eletromagnéticos, como faríamos para NÃO passar sob uma linha de transmissão ? entre subestações ? Temos linhas de mais de 500Kv ???? E as emissões de telecomunicações? a Av. Paulista tem todo tipo de RF, de elevados níveis.!!!!!

    2. Também estou procurando mais informações o campo eletromagnético gerado e saber se afeta a saúde dos moradores de uma casa com energia fotovoltaica

  3. Realimentação fotovoltaica: imagine uma luminária e nela instalada uma célula fotovoltaica alimento a lâmpada desta luminária, agora imagine uma lâmpada fluorescente longitudinal com várias células fotovoltaicas instaladas na luminária alimentando a lâmpada; a economia de energia chega a 50% e trabalhando nesse projeto pode-se conseguir melhores resultados. A célula fotovoltaica é vantajosa e depende de maneiras criativas de como emprega-las e acredito nesse futuro tecnológico de energia fotovoltaica.

  4. Há algum tempo pesquiso sobre os painéis solares, inclusive preços; no dimensionamento para unidades residenciais é vantajoso, sendo encarecido pelo custo da esquadria de vidro e alumínio para acomodar as células fotovoltaicas; uma dificuldade técnica é a solda nas células fotovoltaicas e o risco da instalação em lugares altos; mas com o futuro tecnológico e politica de Governo, se tornará uma solução comum em muito lares.

    1. Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
      Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

  5. Domingos Pereira Machado

    Gostaria de encontrar kites prontos de energia solar/eólica para alimentar uma casa com frizer 20 lâmpadas bombas dágua cerca eletrica com bebedouros pra 800 a 1000 vacas. Caso a solar falhasse a eólica suprisse. Qual o custo disso?

  6. na realidade energia solar na minha visão deveria ser mais em regiões como o nordeste brasileiro. mas o que me trouxe a esse tema tão badalado nos últimos: de quanto ficaria a montagem de energia solar para dois ar condicionado mais duas duchas?

  7. Marcos Schreiber

    Eu desenvolvi, através de uma microcontroladora (Arduíno NANO) um gerenciador solar que pode ser uma alternativa mais barata para a produção de energia elétrica a partir do sol.
    Usando um sistema mais em conta (metade do preço, mesmo com baterias) chamado "off-grid", usado em pequenas fazendas ou sítios onde não há servido de uma Concessionária de energia elétrica, instalado numa cidade qualquer onde HÁ esse serviço, esse "cérebro" eletrônico divide as cargas da casa conforme a insolação do momento. Também mantém as baterias carregadas, mesmo quando não há insolação suficiente ou à noite, para funcionar como um no-break para a casa. As duas baterias que tenho (180 Ah) são suficientes para, por exemplo, fornecer energia para a iluminação e geladeira mesmo que falte luz por toda a noite.
    Obrigado.

  8. Ola, meu nome è luis, nâo existe interesse em motivar outras formas de energia, nâo insidira icms, ipi, o governo nâo è serio, os fornecedores de energia nâo deixa este tipo de beneficio popular, somos o gado, sem nenhum suporte.
    Tenho certeza que a china tem paineis preços bons, mas so interessa importar oque prejudica nossas industrias e lojistas, pense 23% de energia a menos, voce poder usar sua iluninaçâo residencial somente com energia solar, isto è o futuro!!!!!.
    Temos que exigir produçâo de placas nacionais ou reduzir impostos para importaçâo jà è tarde onde estâo nossos governantes que nâo querem ver, voces nâo concordam que este tipo de jà estaria tecnologicamente mais avançada se houver motivaçâo por parte dos governates?.
    Exemplo quanto a imagem de tv ser digital haveria atè financiamento para compra do conversor olha isso!!!.
    Bem me desculpem mais esta è minha opiniâo e desabafo quanto a esta questâo.
    abs. a todos.

  9. Adeyksonwilber Tavares rodrigues

    A vantagem é que estaremos utilizando uma energia de uma maior redução de custos. dada naturalmente por a natureza. acho que não a desvantagens, porque areas, regiões que não tem muita densidade de energia temos geradores que armazenam toda a energia durante o dia. não a possibilidade de desvantagem. use a energia solar você estar colaborando com o meio ambiente.

    1. @Adeyksonwilber Tavares rodrigues, ]
      Discordo pois a energia solar ainda tem um custo muito alto para se ter uma idéia pesquise sobre os painéis solares monocristalinas que apresentam um rendimento um pouco maior cerca de 23% e quanto de energia ele irá fornecer compare com a energia elétrica.

  10. Adeyksonwilber Tavares rodrigues

    como estudante de administração de empresa, vejo um grande negocio, investir na energia solar.onde procuramos primeira mente, em tudo que administramos é a economia. e a energia solar possibilita termos esse êxito. Parabéns gostei muito de adquirir este conhecimento.

  11. isto das energias renovaveis é tudo um jogo de intresses e dos grandes, o governo so limita e mutio os pequenos fornecedores porque so compar o que lhe intressa e os concursos que abre para possiveis fornecedores sao muito poucos,e esgotam em horas tudo isto porque o intresse é comprar combustivei fosseis que isso é que da intresse aos grandes isso é que enche o bolso aos do governo,é uma tristesa mas o que intressa são os intresses e não é a nossa casa (planeta terra).

  12. Ola Sr. Pedro Reis

    Meu nome e Danielle Pecly e meu marido Lars Wehler.
    Mudei recentemente para a Noruega e gostaria de instalar energia solar na minha casa.
    E' muito caro o material ?
    Como se pode fazer esse sistema para utilizacao domiciliar?
    Tem como estocar essa energia?
    Os aparelhos aqui sao 220V.
    Tem algum site que ensine passo a passo a montagem ?

    Obrigada por todas as informacoes antecipadamente

    Danielle

  13. A ernegia solar é outro tema bom de se trabalhar para tambem mostra a sua importancia para as pessoa, porque a maioria das pessoa hoje em dia não estão tão infomadosO nosso planeta esta precisando de ajuda,por isso devemos está bem inforamados sob as coisa que estão ai nos prejudicando. vamos cuidar do nosso planeta para temos vidas logas.e procuramos forma para amenizar, as destruição.As fonte que nos ajudas controlar.

    Pense bem em nosso futuro e principalmente no futuro do nossos filhos e netos.

    Cuide de nosso planeta

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima