Elon Musk revela que a Tesla lançará gigabateria com capacidade superior a 1GWh

O fundador da Tesla Elon Musk, revelou recentemente que a gigabateria Tesla existente no sul da Austrália irá ser ultrapassada por uma nova instalação que será anunciada brevemente e que terá a capacidade de 1GWh!

Elon Musk informou que a instalação de 1 GWh será revelada nos próximos meses.

Assim, esta nova bateria da Tesla, irá ultrapassar em 8 vezes a atual capacidade da gigabateria Tesla em funcionamento, que tem uma potência nominal de 100MW / 129MWh.

As empresas elétricas estão encantadas com as gigabaterias. Estou seguro de que podemos anunciar um acordo de instalação da próxima gigabateria Tesla a ronda o 1GWh nos próximos meses”, disse Musk em conferência telefónica depois de conhecer os resultados do primeiro trimestre para a sua empresa.

Sem revelar onde será instalada a nova gigabateria Tesla, referiu-se à atual instalação no sul da Austrália, conhecida como Hornsdale Power Reserve, como a responsável pela mudança de paradigma da indústria elétrica sobre o que se pode fazer com as baterias. “Teve um grande impacto no mercado. Arriscámos no sul da Austrália e foi uma aposta ganha. Aliás, resultou acima das expectativas… é que conseguimos dar resposta mais rápido do que qualquer outro tipo de central elétrica, e o valor na estabilização da rede é muito maior do que numa fábrica a gás”, disse Musk.

Fez ainda uma comparação interessante, entre a bateria e a velocidade de aceleração dos veículos elétricos Tesla. “Tens uma aceleração instantânea, e consegues ter a mesma resposta rápida com um conjunto de baterias”.

Esta avaliação por parte do CEO e Fundador da Tesla, vem no seguimento dos elogios do operador australiano no mercado da energia, que só disse bem da velocidade, como da precisão da mesma, tendo assinalado o facto de ter permitido uma redução de custos, que acabou com os preços da energia concertada, deitando abaixo um dos cartéis que anteriormente dominava o mercado da energia.

Gigabateria Tesla

A gigabateria Tesla veio mudar a forma como as pessoas olham e pensam sobre o mercado de energia. Além dos clientes, há os reguladores, proprietários e fornecedores; todos mudaram um pouco a sua forma de olhar para as energias renováveis e para esta forma de armazenamento da energia.

Está inclusive em discussão mudanças nas regras de modo a garantir que o mercado reconheça os vários valores das baterias, não apenas relativo à mudança e backup, mas também à velocidade e eficácia dos serviços da rede, bem como compensação do gasto da rede.

A gigabateria Tesla segue uma nova série de instalações que irão acontecer por toda a Austrália, sendo que muitas são da Tesla. Entre os projetos está a iniciar uma instalação de armazenamento de bateria de 25MW / 50MWh junto a Gannawarra, Victoria, sendo que esta seria a maior bateria solar do mundo!

Mas são vários os projetos em que estão a instalar várias gigabaterias, com várias capacidades. Em Bulgana Renewable Hub, uma com 20MW / 34 MWh. No parque eólico Wattle Point, uma de 30MW / 11 MWh.

Tesla Powerwalls

Aproveitou para informar que estão a trabalhar para fornecer as Tesla Powerwalls que estão em espera, nomeadamente as unidades mais pequenas, de 13,5KWh. Estas unidades entraram em rutura de stock, tendo muitos clientes reclamado de atrasos na entrega das mesmas.

Atrasos que se deveram ao facto de a Tesla ter entregue a gigabateria em Hornsdale em menos de 100 dias. Tendo agora dito que um dos objetivos vai passar por colocar essas entregas em dia pois “Sabemos que as pessoas estão à espera há muito tempo”, disse JB Straubel, diretor de Tecnologia!

Objetivo de reduzir o cobalto nas baterias

Outro objetivo anunciado foi o de reduzir o conteúdo de cobalto nas suas baterias a quase zero. Esse objetivo pretende proteger as unidades contra o escalonar dos preços dessa matéria-prima; produto esse que provém do Congo, e que na sua maioria implica exploração de trabalho infantil!

A Tesla quer combater essa exploração, reduzindo assim a sua necessidade de compra de matéria-prima.

É que esses preços da matéria-prima são um dos responsáveis pelo aumento do preço das baterias. Aumentos anunciados recentemente, mas sem explicações concretas por parte da empresa. Mas que nós temos ideia do que seja.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...