Como poupar energia com o ar-condicionado

Especialistas indicam a melhor forma de utilizar os equipamentos de ar-condicionado de forma a poupar energia e evitar surpresas na fatura da energia elétrica.

O ar-condicionado é considerado um vilão quando o assunto é a fatura da energia elétrica, mas você sabia que é possível poupar energia e ainda assim desfrutar da comodidade do equipamento? Algumas mudanças de hábitos, como conferir a tabela de classificação energética do equipamento antes da aquisição e regular a temperatura do ar-condicionado durante o uso já contribuem para a redução do consumo de energia.

Especialistas indicam, por exemplo, escolher uma temperatura que garanta o conforto térmico no ambiente, ao invés de deixá-lo na temperatura mínima. Além disso, a manutenção preventiva é essencial para um bom aproveitamento do equipamento.

Mais dicas de como poupar energia utilizando o ar-condicionado:

  1. Escolha o equipamento certo – A eficiência energética é um item que deve ser verificado imediatamente pelo consumidor antes da compra. Para isso, verifique com atenção as caraterísticas da etiqueta de eficiência energética, em caso de dúvida questione sempre o vendedor sobre a melhor opção tendo em conta o gasto médio de cada equipamento..
  2. Escolha um equipamento com a Tecnologia Inverter – Essa tecnologia controla a rotação do compressor de acordo com a necessidade de refrigeração para manter o ambiente com uma temperatura agradável. Como isso, não há pico de energia no momento de partida do compressor, garantindo uma economia de até 40% no consumo de energia do Ar-Condicionado.
  3. Calcule a capacidade do equipamento – Antes de comprar um ar-condicionado é importante verificar a metragem do ambiente em que ele será instalado. Esse cálculo garante menos consumo e evita o desgaste do equipamento.
  4. Utilize recursos tecnológicos do equipamento – Caso o ar-condicionado seja instalado no quarto, a função sleep pode ser uma grande aliada. Ela controla a temperatura, elevando-a no avançar das horas, quando a temperatura noturna abaixa e seguindo o ritmo do corpo O resultado será uma noite tranquila e confortável.
  5. Verifique fatores ambientais ao instalar o ar-condicionado –Verifique a circulação de ar do local em que a condensadora será instalada. De acordo com o manual de instalação, o consumidor evita surpresas na conta de energia e aumenta a vida útil do equipamento.
  6. Manutenção preventiva – O filtro do ar-condicionado deve estar sempre limpo para evitar gastos excessivos de energia. As limpezas periódicas indicadas no manual, feitas por empresas especializadas, também são de grande importância para quem quer economizar energia.

Além de todas as dicas, é sempre importante lembrar que o consumo consciente ajuda a preservar o meio ambiente. Aparelhos eletrónicos e eletrodomésticos não devem ser deixados ligados sem necessidade. Mesmo quando ligados em stand-by, eles consomem energia e podem alterar o valor da conta da fatura de eletricidade, no final do mês.

Em caso de dúvidas consulte o nosso guia de compra de equipamentos de ar-condicionado – que informa sobre as caraterísticas ideais, principais funções e preços dos vários tipos de equipamentos de ar-condicionado..

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de