Neste guia iremos referir algumas formas de poupar energia elétrica, tendo em consideração os diversos pontos e situações em nossa casa…
…onde poderemos aplicar de forma fácil, mas porém eficaz medidas de racionalização de eletricidade.
Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada aquando da realização de qualquer acto do nosso quotidiano.
Gastar menos energia tem várias vantagens – poupa-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
Poupar dinheiro com ações – situações “Passivas”
Acções que depois de tomadas irão influenciar a poupança energética ao longo do tempo
Alterar a Tarifa Energética para Tarifa Bi-Horária
De forma a perceber se a tarifa bi-horária é mais vantajosa para si ou não, visite o site da EDP e procure pelo simulador, onde vai descobrir qual a potência e tarifa mais adequada à sua realidade.
Dê preferência a Eletrodomésticos Eficientes
Quando vai comprar eletrodomésticos como Frigoríficos, Máquinas de Lavar entre outros, estes estão classificados segundo a sua eficiência energética. A letra “A” corresponde ao mais eficiente, e por exemplo a “G” será um muito pouco eficiente. Solicite sempre opinião ao vendedor.
Lâmpadas Económicas/LED
Não é mito nem publicidade, estas lâmpadas podem ajudar a poupar até 80% de electricidade quando comparado com lâmpadas incandescentes.
Isolar bem a sua casa e divisões
Hoje em dia existem soluções que podem ser facilmente colocadas para ajudar a isolar melhor a casa. Quanto mais isolada estiver mais calor se concentra no seu interior no inverno e menos calor passa do exterior no verão.
Utilize acumuladores de calor
Uma boa combinação de acumuladores de calor e tomadas-relógios podem tornar a sua casa bem mais quente sem gastar muito. Estes acumuladores eléctricos são bem mais eficientes do que os típicos radiadores a óleo.
Hoje em dia existe também a possibilidade de usar os aquecedores de baixo-consumo e Alto Rendimento, esta forma de aquecimento traduz-se no uso de irradiadores especiais que fornecem a mesma capacidade de aquecimento que o comum aquecimento central (gasóleo, gás), mas opera a electricidade e possui um baixíssimo consumo.
Equipamentos Energias Renováveis
Caso as finanças pessoais lhe permitam, invista em sistemas solares térmicos e/ou fotovoltaicos. Outra opção são os micro-aerogeradores.
Poupar dinheiro com ações – situações “Ativas”
Acções que devem ser tomadas no dia-a-dia e conscientemente de forma a diminuir o consumo energético
Eletricidade em geral
- Desligue todas as luzes ao sair de uma divisão, ou no fim do dia de trabalho.
- Permita a entrada de luz natural pelas janelas, abrindo as persianas.
- Desligue a iluminação se sair de uma área por mais de 1 minuto.
Eletrodomésticos
- Certifique-se que electrodomésticos pessoais como cafeteiras e rádios estão desligados e se possível desligue-os da tomada quando não estão em uso.
- Retire das tomadas os carregadores de telemóvel e outros aparelhos semelhantes.
- Evite deixar aparelhos em standby, principalmente durante as horas nocturnas.
- Caso utilize muito o forno, desligue sempre 10 minuto antes do tempo, tal como no engomar o calor acumulado vai ajudar a cozinhar durante os 10 minutos que faltam.
- Quando cozinhar numa panela, ponha sempre a tampa, assim irá ajudar a concentrar todo o calor na panela.
- Deixe sempre primeiro arrefecer fora, caso coloque quente no frigorífico este irá tentar compensar a diferença de temperatura e puxar bastante pela energia.
- Desligue o ferro de engomar uns 5 minutos antes, a temperatura acumulada vai permitir engomar um pouco mais.
Computadores e outros equipamentos informáticos
- Certifique-se que o modo de poupança de energia (desligar automaticamente) está a funcionar.
- Deve desligar fotocopiadoras e impressoras – uma fotocopiadora ligada durante a noite gasta energia suficiente para fazer 5000 cópias A4.
- No fim do dia desligue o PC e o monitor – 1 PC ligado durante a noite gasta energia suficiente para imprimir 800 páginas A4.
- Desligue o monitor quando não usar o PC por períodos superiores a 15 minutos. Não utilize screen savers como poupança porque continuam a usar toda a energia do monitor e não poupam energia.
- Configure o monitor de modo a desligar após 20 minutos de inactividade, o disco rígido após 30 minutos e o desktop ou laptop para entrarem em standby ou sleep mode após 90 minutos de inactividade (Se o computador não tem standby ou sleep mode, desligue apenas o monitor quando não está em uso).
- Desligue, ou coloque em standby, o computador, monitor e impressora, sempre que se ausentar por mais de duas horas.
Ar condicionado
- Mantenha o ar condicionado sempre no mínimo. Programe a temperatura de acordo com as necessidades sem exagerar.
- Mantenha as janelas fechadas.
- Vista-se de acordo com o tempo e ambiente.
Recomendamos: 5 dicas para poupar dinheiro com o Ar Condicionado
Elevadores
- Use o lema ”dois para cima e três para baixo”: use as escadas, em vez dos elevadores, sempre que subir 2 andares ou descer 3 andares. Tem ainda o benefício adicional de ser um eficiente meio para “queimar calorias”.
- Quando chamar o elevador: carregue apenas uma vez o botão destinado à direcção que pretende (cima ou baixo). Esta medida simples evita “viagens” desnecessárias dos elevadores.