construir-celulas-solares

O Portal Energia disponibiliza um guia passo-a-passo em formato e-book que ensina e mostra como construir células solares fotovoltaicas.

Projeto como construir células solares fotovoltaicas

Este projeto de construção de células solares fotovoltaicas, foi baseado numa investigação do Professor Michael Grätzel, onde um grupo desenvolveu uma célula fotovoltaica baseada num corante sintético que transforma uma grande parte da energia solar em energia eléctrica.

Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse da sociedade por questões ligados à protecção do ambiente, da poupança dos recursos energéticos e da procura de novos recursos alternativos, não poluentes, como por exemplo a utilização da energia solar.

Todos conhecemos as células solares (painéis) fotovoltaicas que se encontram nas auto-estradas, nos telhados de casas (infelizmente muito pouco em Portugal), nos satélites de telecomunicações e noutros lugares onde não existe rede eléctrica.

Na sua maioria estas células solares baseiam-se no semicondutor de silício (Si) que é muito utilizado na microelectrónica. O facto da tecnologia das células fotovoltaicas não ter uma grande utilização na produção directa de electricidade, deve-se aos, ainda relativamente elevados, custos de produção.

Daí que existam um elevado número de grupos de investigação no mundo e em Portugal a investigar novos materiais que não o Si e novos métodos de preparação.

Um dos mais recentes resultados de investigação mostrou que é possível usar materiais orgânicos na produção de energia, envolvendo um processo semelhante ao que acontece na natureza com a fotossíntese.

Em 1991, um grupo de investigação na Suíça, do Instituto Federal de Tecnologia, sob a orientação do Professor Michael Grätzel, desenvolveu uma célula fotovoltaica baseada num corante sintético que transforma uma grande parte da energia solar em energia eléctrica.

Ao contrário da fotossíntese, onde a energia solar é utilizada nas plantas para a produção de açúcar, na célula de Grätzel a energia solar é directamente utilizada para a produção de energia eléctrica.

Aprenda a construir células solares fotovoltaicas com este manual em formato e-book.

Livro como construir células solares fotovoltaicas

Clique aqui para receber o LIVRO / MANUAL TÉCNICO em formato e-book

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

15 COMENTÁRIOS

  1. Queria saber sobre todos os materiais
    E todos os recursos para fazer a célula fotovoltaica
    E se for possível um vídeo explicativo para ser bem melhor

  2. Nesse material ensinam a fazer a célula solar, propriamente dita, usando o corante sintético?? Quanto é em porcentagem a grande parte da energia solar que é transformada em energia elétrica ?

  3. Desejo receber todas as informações sobre energia solar, como montar, todos os utensílios, todo o material, como montarm vídeo auto explicativo etc…

  4. Bom dia, gostaria de saber onde consigo essas placas , mas em tamanho menor, necessito de placas de 50mm x 50mm.

    Desde já obrigado

  5. respondendo ao Rogério Rossini. Não se precisa de energia eletrica para esquentar a água que saí dos canos para isso já existem placas adaptadas aos canos que esquentam a agua de tal forma, que é preciso misturar para poder-se usar

  6. Gostaria de saber como fabricar celuas foto voltaicas para armasenar energia deletrica do sol,voces pedem me ensinar?

  7. Boa Noite!

    Gostaria de compartilhar minhas descobertas com todos deste site.
    É possível fabricar células solares com tensão de 2.0 Volts e corrente acima de 400 mA.(ou Superior)
    Após 9 meses de trabalho, dedicando 20 horas por dia, consegui desenvolver esta célula.
    Em contra-partida, quase pedir a familia. Mas “…tudo vale a pena, se a alma não é pequena..”
    Segue o link http://www.youtube.com/watch?v=NKMGDnTQn-o    do vídeo que disponibilizei.
    Desculpe-me pelos erro de grafia pois foi postado sem revisão.

    O material disponibilizado nesta página serviu como base!!

    Qualquer informações ou dúvida deixo meu email: svierszcz@hotmail.com

    Obrigado!

    • @fidelis,
      Esta Célula Solar ela foi desenvolvida com novo conceito de painel solar, está em via de registro de patente no brasil e internacional!

      O que posso te passar é o seguinte as atuais pesquisas desenvolvidas  neste campo estão  focalizada em obter melhoria em seus nano-tecnologia do silicio e seus outros compostos.
      A minha pesquisa é uma nova tecnologia de células solares.

      Para entender o que estou dizendo, faça a seguinte comparação:
      Dois  carros um com motor movido a gasolina, este é o padrão atual( este necessita da gasolina para andar que é o silicio dopado de P eN).
      O segundo movido a energia solar limpa que ele se movimenta pela energia solar esta não  precisa de silicio dopado para gerar energia e outro aspecto é o seguinte este funciona com radiação e não pela luz  entende…… ? sem a necessidade de luz para produzir a energia solar

  8. @Iris,
    Oi ìris e Zenitilde Neto:
    Bom, com todo o respeito, começando com a questão da Zenitilde, uma vila poderá consumir 300 kw por dia, mas dificilmente uma casa. Vamos pensar num chuveiro – ou duche, como se fala em Portugal – que consuma 4000 w, ou seja, 4 quilowatts (4 kw). Em uma hora ele gastará 4 kw/h de energia, e num mês 120 kw. As de corante, dye cells como se chamam em inglês, são muito pouco eficientes mas interessantes didaticamente. Até o momento, temos apenas células de silício, que podem .ser comercialmente viáveis.
    Uma outra questão é o armazenamento. Pense que você, para manter o seu banho diário, terá de armazenar 120 kw/h de energia elétrica. Se você fizer as contas com uma bateria de carro comum, chumbo-ácida, usada na maioria dos veículos do mundo, de 60 amperes-hora, você precisará de umas vinte, em lugar arejado e, um sistema de recarga solar de uns 500 metros quadrados, para as latitudes ensolaradas do Brasil. Apenas para o seu banho..
    O que eu espero Íris e Zenitilde é que podemos depender menos, usando nossos telhados, pensar em políticas de pesquisa científica (esta, como digo a meus alunos, já moribunda) e tecnológica, bem como educação para o consumo, e claro, verbas para pesquisa básica em células solares e outras fontes que já não merecem o nome de alternativas.
    Devemos contar uns com os outros. É o único caminho e conto eu com vocês. Agradeço a oportunidade. Excelente trabalho o do Portal Energia!!!

  9. Gostei muito do site muito bem explicado,vou fazer uma celula voltaica com certesa,fazendo uso de outros produtos de meu conhecimento ok !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here