Como construir células solares fotovoltaicas

construir-celulas-solares

O Portal Energia disponibiliza um guia passo-a-passo em formato e-book que ensina e mostra como construir células solares fotovoltaicas.

Projeto como construir células solares fotovoltaicas

Este projeto de construção de células solares fotovoltaicas, foi baseado numa investigação do Professor Michael Grätzel, onde um grupo desenvolveu uma célula fotovoltaica baseada num corante sintético que transforma uma grande parte da energia solar em energia elétrica.

Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse da sociedade por questões ligados à proteção do ambiente, da poupança dos recursos energéticos e da procura de novos recursos alternativos, não poluentes, como por exemplo a utilização da energia solar.

Todos conhecemos as células solares (painéis) fotovoltaicas que se encontram nas auto-estradas, nos telhados de casas (infelizmente muito pouco em Portugal), nos satélites de telecomunicações e noutros lugares onde não existe rede elétrica.

Na sua maioria estas células solares baseiam-se no semicondutor de silício (Si) que é muito utilizado na microeletrónica. O facto da tecnologia das células fotovoltaicas não ter uma grande utilização na produção direta de eletricidade, deve-se aos, ainda relativamente elevados, custos de produção.

Daí que existam um elevado número de grupos de investigação no mundo e em Portugal a investigar novos materiais que não o Si e novos métodos de preparação.

Um dos mais recentes resultados de investigação mostrou que é possível usar materiais orgânicos na produção de energia, envolvendo um processo semelhante ao que acontece na natureza com a fotossíntese.

Em 1991, um grupo de investigação na Suíça, do Instituto Federal de Tecnologia, sob a orientação do Professor Michael Grätzel, desenvolveu uma célula fotovoltaica baseada num corante sintético que transforma uma grande parte da energia solar em energia elétrica.

Ao contrário da fotossíntese, onde a energia solar é utilizada nas plantas para a produção de açúcar, na célula de Grätzel a energia solar é diretamente utilizada para a produção de energia elétrica.

Aprenda a construir células solares fotovoltaicas com este manual em formato e-book.

Livro como construir células solares fotovoltaicas

Clique aqui para receber o LIVRO / MANUAL TÉCNICO em formato e-book

13 Comentários em “Como construir células solares fotovoltaicas”

  1. Queria saber sobre todos os materiais
    E todos os recursos para fazer a célula fotovoltaica
    E se for possível um vídeo explicativo para ser bem melhor

  2. Nesse material ensinam a fazer a célula solar, propriamente dita, usando o corante sintético?? Quanto é em porcentagem a grande parte da energia solar que é transformada em energia elétrica ?

  3. MARCÍLIO TAVRES DA GUIA

    Desejo receber todas as informações sobre energia solar, como montar, todos os utensílios, todo o material, como montarm vídeo auto explicativo etc…

  4. Guilherme de Sá Pessin

    Bom dia, gostaria de saber onde consigo essas placas , mas em tamanho menor, necessito de placas de 50mm x 50mm.

    Desde já obrigado

  5. respondendo ao Rogério Rossini. Não se precisa de energia eletrica para esquentar a água que saí dos canos para isso já existem placas adaptadas aos canos que esquentam a agua de tal forma, que é preciso misturar para poder-se usar

  6. Paulo Renato Svierszcz

    @fidelis,
    Esta Célula Solar ela foi desenvolvida com novo conceito de painel solar, está em via de registro de patente no brasil e internacional!

    O que posso te passar é o seguinte as atuais pesquisas desenvolvidas  neste campo estão  focalizada em obter melhoria em seus nano-tecnologia do silicio e seus outros compostos.
    A minha pesquisa é uma nova tecnologia de células solares.

    Para entender o que estou dizendo, faça a seguinte comparação:
    Dois  carros um com motor movido a gasolina, este é o padrão atual( este necessita da gasolina para andar que é o silicio dopado de P eN).
    O segundo movido a energia solar limpa que ele se movimenta pela energia solar esta não  precisa de silicio dopado para gerar energia e outro aspecto é o seguinte este funciona com radiação e não pela luz  entende…… ? sem a necessidade de luz para produzir a energia solar

  7. Rogério Rossini

    @Iris,
    Oi ìris e Zenitilde Neto:
    Bom, com todo o respeito, começando com a questão da Zenitilde, uma vila poderá consumir 300 kw por dia, mas dificilmente uma casa. Vamos pensar num chuveiro – ou duche, como se fala em Portugal – que consuma 4000 w, ou seja, 4 quilowatts (4 kw). Em uma hora ele gastará 4 kw/h de energia, e num mês 120 kw. As de corante, dye cells como se chamam em inglês, são muito pouco eficientes mas interessantes didaticamente. Até o momento, temos apenas células de silício, que podem .ser comercialmente viáveis.
    Uma outra questão é o armazenamento. Pense que você, para manter o seu banho diário, terá de armazenar 120 kw/h de energia elétrica. Se você fizer as contas com uma bateria de carro comum, chumbo-ácida, usada na maioria dos veículos do mundo, de 60 amperes-hora, você precisará de umas vinte, em lugar arejado e, um sistema de recarga solar de uns 500 metros quadrados, para as latitudes ensolaradas do Brasil. Apenas para o seu banho..
    O que eu espero Íris e Zenitilde é que podemos depender menos, usando nossos telhados, pensar em políticas de pesquisa científica (esta, como digo a meus alunos, já moribunda) e tecnológica, bem como educação para o consumo, e claro, verbas para pesquisa básica em células solares e outras fontes que já não merecem o nome de alternativas.
    Devemos contar uns com os outros. É o único caminho e conto eu com vocês. Agradeço a oportunidade. Excelente trabalho o do Portal Energia!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima