O que são os certificados para painéis solares fotovoltaicos?

Certificados de Painéis Solares Fotovoltaicos

A fonte de energia solar através dos painéis solares tem sido muito procurada por grande parte da população atual, e existem várias razões que as fazem ocupar um lugar especial na fonte de geração de energia em milhões de residências.

O sol é responsável por gerar fontes de energia milhares de vezes maior que toda a energia que o ser humano consome. Sendo assim, cabe ao ser humano saber a melhor maneira de aproveitar esse benefício natural que veio para trazer qualidade de vida, preservação do meio ambiente e uma boa economia na fatura de energia mensal.

O que são os certificados para painéis solares?

O certificado de placas solares (painéis solares) trata-se de um documento criado exatamente no ano de 2012 pelo instituto de desenvolvimento de energias alternativas para a América Latina. Ele é resultado de uma parceria com a câmara de comercialização de energia elétrica.

Além disso, conta com o apoio de importantes empresas ligadas ao desenvolvimento de energias sustentáveis como por exemplo a Deutscche Gesellschaft Fur Internacionale Zusammenarbeit (GIZ) empresa ligada fortemente ao banco alemão de desenvolvimento, e mais conhecido como (KfW).

No entanto, para que uma empresa tenha a liberdade de comercializar qualquer produto que envolva a energia solar, é necessário a liberação de um certificado junto ao INMETRO com lei de número 004/2011.

Vale lembrar, que nesse serviço estão encaixados todos os controladores de carga e bateria, além de inversores e módulos que fazem parte dos aparelhos de geração de energia solar.

Quais são as principais dificuldades para a obtenção dos certificados para painéis solares?

Exemplo de certificado de módulo solar fotovoltaico
Exemplo de certificado de módulo solar fotovoltaico

Os empresários que trabalham com a geração de energia solar necessitam da liberação da etiquetagem mais conhecida como ENCE.

Através dessa etiqueta, o funcionamento de painéis solares tem uma validade de 12 meses, e com isso, os produtores podem fabricar painéis solares em número ilimitados, todos com certificados de painéis solares.

Vamos mostrar aqui as principais dificuldades para se conseguir essa liberação de maneira legalizada:

  • Se os prazos não forem respeitados, os certificados de painéis solares são devidamente cancelados.
  • Um não acompanhamento no processo pode atrasar a liberação dos certificados de painéis solares.
  • Dificuldades de se comunicar com os laboratórios podem atrasar os certificados de painéis solares.
  • Despreparo para lhe dar com as partes burocráticas de liberação da certificação.
  • Erros nos registros de produtos que podem causar atrasos liberação dos certificados.
  • Falta de atenção com suporte e informações dos certificados de painéis solares.
  • Altos custos para a liberação dos certificados de painéis solares.
  • Reprovações com documentos e procedimentos com os certificados.
  • Multas por produtos rotulados incorretamente nos certificados de painéis solares.

Vale lembrar que através dessa certificação é feita uma avaliação de como está a eficiência de energia da fonte que você está contratando, inclusive com a segurança dos produtos que geralmente tem validade de 12 meses, com necessidade de renovação após esse período.

Como conseguir a liberação dos certificados para painéis solares?

Para conseguir fazer a liberação dos certificados de painéis solares, os interessados devem fazer uma comprovação de forma bem detalhada com documentos atualizados de acordo com que o programa de energia solar exige. Vale lembrar que esses requisitos devem estar de acordo com as normas técnicas vigentes sobre o modelo de energia ser certificada.

Além disso, os valores para se obter os selos dos certificados de painéis solares estão ligados ao programa de adesão e das compras dos certificados de painéis solares. Nesse caso, eles podem variar, tanto na aquisição, quanto na renovação e implementação dos certificados dos painéis solares.

Os certificados de painéis solares são emitidos para residências, instituições públicas ou privadas, que alcancem no mínimo 3.850,000 de (EJ) exajoules solares por ano.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima