Carros elétricos a hidrogénio serão o futuro segundo a Hyundai

Carro Elétrico - Hyundai Nexo Hidrogénio

O Hidrogénio vai ser o futuro da mobilidade, segundo a Hyundai os carros movidos a células de Hidrogénio (Fuel Cell) serão a solução no setor dos carros elétricos.

O hidrogénio é uma energia renovável, não poluente e barata, pode vir a ser o futuro dos carros elétricos. Mas, como o Hidrogénio pode mudar tudo? Vamos entender melhor, porém, antes precisamos discutir outros fatores.

Se o hidrogénio é económico, será a solução mais vantajosa?

A Hyundai quer trazer o Nexo Crossover para o Brasil, caso consiga tornar o custo de produção de carros movidos a Hidrogénio mais barato, e  encontre menos barreiras burocráticas no processo, atualmente o Nexo Crossover está custando R$ 135 mil em Seul na Coreia do Sul.

Mas será que a tecnologia se limita somente aos carros? Imagina como seria mais barato e menos prejudicial ao meio ambiente usar esse tipo de energia para abastecer a energia de uma casa.

Como funcionam os carros a hidrogénio?

Para entendermos a importância disso, saibamos que um dos chefes do projeto do Nexo disse “100 mil unidades do Crossover seriam capazes de purificar o ar que os oito milhões de habitantes de Seul respiram em uma hora”. Por mais que vá demorar, é uma possibilidade. Agora vamos entender como funciona a tecnologia.

O sistema do Nexo funciona da seguinte maneira:  Um catalisador combina as células de hidrogénio (H2) às de oxigénio (O), e gera eletricidade por meio de reação química. No final o sistema emite Água (H2O), destilada, purificando o ar coletado no processo.

Carro Elétrico - Hyundai Nexo Hidrogénio
Caraterísticas Carro Elétrico Hyundai Nexo

Dessa forma o ar de cidades extremamente poluídas como Seul e Hong Kong poderiam voltar a ser limpo, claro que essa mudança não depende só do uso de carros movidos a Hidrogénio, temos que procurar meios de despoluir o ar, mas também parar de poluir o mesmo. Menos carros emitindo poluição é um grande começo. E assim tudo começaria a mudar, mesmo que seja uma mudança demorada.

O que podemos esperar para o Futuro?

Acredito que podemos esperar mais desta tecnologia em casas, prédios, geradores, smartphones… Por mais que a ideia da Hyundai seja interessante, ela não é original no meio, outras empresas como a Toyota e a Nissan estão explorando o Hidrogénio também como combustível para seus carros elétricos, e cada uma apresentando uma forma de fazer funcionar para levar isso ao mundo mais rápido.

Mas podemos esperar que outras empresas de outros ramos comecem a usar essa tecnologia para criar células de baterias para dispositivos mais comuns do dia a dia? Será que em 10 anos o mundo estará rendido ao Hidrogénio? Não podemos saber, mas esperamos que sim, dessa forma além de uma energia limpa, teremos finalmente um planeta cada vez mais limpo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima