Carro Elétrico - Hyundai Nexo Hidrogénio

O Hidrogénio vai ser o futuro da mobilidade, segundo a Hyundai os carros movidos a células de Hidrogénio (Fuel Cell) serão a solução no setor dos carros elétricos.

O hidrogénio é uma energia renovável, não poluente e barata, pode vir a ser o futuro dos carros elétricos. Mas, como o Hidrogénio pode mudar tudo? Vamos entender melhor, porém, antes precisamos discutir outros fatores.

Se o hidrogénio é económico, será a solução mais vantajosa?

A Hyundai quer trazer o Nexo Crossover para o Brasil, caso consiga tornar o custo de produção de carros movidos a Hidrogénio mais barato, e  encontre menos barreiras burocráticas no processo, atualmente o Nexo Crossover está custando R$ 135 mil em Seul na Coreia do Sul.

Mas será que a tecnologia se limita somente aos carros? Imagina como seria mais barato e menos prejudicial ao meio ambiente usar esse tipo de energia para abastecer a energia de uma casa.

Como funcionam os carros a hidrogénio?

Para entendermos a importância disso, saibamos que um dos chefes do projeto do Nexo disse “100 mil unidades do Crossover seriam capazes de purificar o ar que os oito milhões de habitantes de Seul respiram em uma hora”. Por mais que vá demorar, é uma possibilidade. Agora vamos entender como funciona a tecnologia.

O sistema do Nexo funciona da seguinte maneira:  Um catalisador combina as células de hidrogénio (H2) às de oxigénio (O), e gera eletricidade por meio de reação química. No final o sistema emite Água (H2O), destilada, purificando o ar coletado no processo.

Carro Elétrico - Hyundai Nexo Hidrogénio
Caraterísticas Carro Elétrico Hyundai Nexo

Dessa forma o ar de cidades extremamente poluídas como Seul e Hong Kong poderiam voltar a ser limpo, claro que essa mudança não depende só do uso de carros movidos a Hidrogénio, temos que procurar meios de despoluir o ar, mas também parar de poluir o mesmo. Menos carros emitindo poluição é um grande começo. E assim tudo começaria a mudar, mesmo que seja uma mudança demorada.

O que podemos esperar para o Futuro?

Acredito que podemos esperar mais desta tecnologia em casas, prédios, geradores, smartphones… Por mais que a ideia da Hyundai seja interessante, ela não é original no meio, outras empresas como a Toyota e a Nissan estão explorando o Hidrogénio também como combustível para seus carros elétricos, e cada uma apresentando uma forma de fazer funcionar para levar isso ao mundo mais rápido.

Mas podemos esperar que outras empresas de outros ramos comecem a usar essa tecnologia para criar células de baterias para dispositivos mais comuns do dia a dia? Será que em 10 anos o mundo estará rendido ao Hidrogénio? Não podemos saber, mas esperamos que sim, dessa forma além de uma energia limpa, teremos finalmente um planeta cada vez mais limpo.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui