Baterias de iões de sódio, podem vir a substituir as baterias de iões de lítio por serem mais amigas do ambiente.

Cientistas desenvolvem novas baterias iões de sódio

Com o intuído de tornar as baterias mais viáveis, vários investigadores procuram por novas “espécies” de baterias iões de sódio. E para isso a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Energia financiou a Natron Energy com quase 20 milhões de dólares com o intuito de acelerar tais tecnologias.

Jack Pouchet, vice-presidente de vendas da Natron Energy, as baterias já se encontram na fase de produção comercial. Sendo a empresa uma das poucas focadas nestas baterias que fabrica o pigmento usado em tintas e corantes a fim de absorver e libertar iões de sódio.

Assim, será possível fornecer uma bateria que pode ser carregada ou descarregada em poucos minutos, bem como terá mais de 50000 ciclos de carga possíveis.

Mas há mais empresas a desenvolver novas baterias, como a Faradion, que indica que o seu protótipo consegue fornecer uma densidade de energia acima dos 140 Wh/Kg!

Baterias de iões de sódio, podem vir a substituir as baterias de iões de lítio por serem mais amigas do ambiente.

Baterias iões de sódio versus iões de lítio

Os investigadores pretendem aprimorar as baterias iões de sódio, pois estas comparadas com as baterias iões de lítio, têm uma maior densidade. É que os iões de sódio têm metade da densidade da energia, cerca de 285 Wh/Kg, segundo K. M. Abraham, professor e pesquisador da Universidade de Northeastern.

Assim, as baterias iões de lítio têm um tempo de execução mais duradouro, mas acabam por ser mais instáveis e seguras que as de sódio!

Relativamente à segurança, as iões de lítio são inflamáveis e podem pegar fogo em qualquer condição, enquanto as de sódio já não são inflamáveis e não têm fugas térmicas.

Outro dos benefícios destas novas baterias de sódio é a sua aplicação estacionária, como armazenamento de energia renovável para habitações ou para backup de datacenters! Sendo assim o que mais importa o seu custo de aplicação, com as de iões de sódio a custarem menos 10 a 20% que as iões de lítio!

E há ainda a sustentabilidade por detrás das baterias de sódio, pois não têm metais tóxicos e este existe em abundância. Existe cerca de mil vezes mais sódio do que lítio no planeta Terra, e assim não é preciso recorrer a reservas geológicas ou mesmo a cadeias de fornecimento duvidosas!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui