Preço das baterias de iões de lítio caiu 35% até os 187 dólares por MWh!
As baterias de iões de lítio cada vez mais são vistas como uma ameaça para as centrais elétricas a carvão e gás, especialmente quando combinadas com projetos solares e eólicos um pouco por todo o mundo.
Desde o primeiro semestre de 2018 que os custos nivelados de referência para as baterias de iões de lítio caíram 35% até aos 187$/MWh, segundo estudo da Bloomberg NEF. Nestes primeiros meses de 2019 os custos nivelados de referência para a energia solar fotovoltaica é de 57$ por MWh, cerca de 18% menos que no ano passado!
A queda dos custos de referência para a energia solar fotovoltaica ocorreu ao longo do terceiro trimestre de 2018, e não no início do ano, tendo sido devido às políticas adotadas, especialmente na China. A meio do ano, na China, apostou-se mais na energia fotovoltaica, o que levou a um excedente de painéis solares no mercado!
Os painéis solares fotovoltaicos estão assim cada vez mais atrativos e são uma das principais opções de investimento de empresas e particulares.
Uma análise ainda mais recente, mostra que os custos de referência para a energia eólica marítima também caíram cerca de 24% no último ano, enquanto os custos de referência para a energia eólica terrestre caíram apenas 10%.
Segundo a Bloomberg NEF, estas quedas “espetaculares” de custos sugerem que as baterias de iões de lítio e a energia eólica offshore estão agora no centro da transição energética a nível mundial!
Rentabilidade
Estas opções com baixas emissões de carbono tiveram melhorias surpreendentes na rentabilidade devido à inovação tecnológica, economias de escala, concorrência de preços rígida e experiência de fabricação.
Na última década, os custos de referência por MWh para as energias eólica terrestre, energia solar fotovoltaica e energia eólica offshore diminuíram 49%, 84% e 56%, respetivamente.
Quanto aos custos de referência no armazenamento de energia por baterias de iões de lítio, desde 2012, diminuiu 76% (segundo um estudo recente de custos e preços históricos nas baterias).
Porque diminuiu o custo das baterias de iões de lítio?
Segundo a Bloomberg NEF, a queda do custo das baterias de iões de lítio é interessante, porque veio criar uma elevada quantidade de novas oportunidades para que a próxima geração de energias renováveis seja mais equilibrada.
É que tecnologias como centrais elétricas a gás, das quais os fornecedores de energia há muito dependem, consoante a procura pela eletricidade, têm que competir cada vez mais com as baterias que oferecem até 4 horas de armazenamento de energia.
Na maioria dos países, a energia solar fotovoltaica e energia eólica onshore ganharam a corrida das fontes de energia mais baratas da nova geração de “fornecimento de energia a granel”.
Só que o aparecimento destas tecnologias limpas vai além do fornecimento, colocando em causa o papel de equilíbrio que centrais elétricas a gás esperavam desempenhar, concluiu Tifenn Brandily, analista de economia energética da Bloomberg NEF.