Custo das baterias de iões de lítio cai a pique! Será a revolução?

Baterias de iões de lítio

Preço das baterias de iões de lítio caiu 35% até os 187 dólares por MWh!

As baterias de iões de lítio cada vez mais são vistas como uma ameaça para as centrais elétricas a carvão e gás, especialmente quando combinadas com projetos solares e eólicos um pouco por todo o mundo.

Desde o primeiro semestre de 2018 que os custos nivelados de referência para as baterias de iões de lítio caíram 35% até aos 187$/MWh, segundo estudo da Bloomberg NEF. Nestes primeiros meses de 2019 os custos nivelados de referência para a energia solar fotovoltaica é de 57$ por MWh, cerca de 18% menos que no ano passado!

A queda dos custos de referência para a energia solar fotovoltaica ocorreu ao longo do terceiro trimestre de 2018, e não no início do ano, tendo sido devido às políticas adotadas, especialmente na China. A meio do ano, na China, apostou-se mais na energia fotovoltaica, o que levou a um excedente de painéis solares no mercado!

Os painéis solares fotovoltaicos estão assim cada vez mais atrativos e são uma das principais opções de investimento de empresas e particulares.

Uma análise ainda mais recente, mostra que os custos de referência para a energia eólica marítima também caíram cerca de 24% no último ano, enquanto os custos de referência para a energia eólica terrestre caíram apenas 10%.

Segundo a Bloomberg NEF, estas quedas “espetaculares” de custos sugerem que as baterias de iões de lítio e a energia eólica offshore estão agora no centro da transição energética a nível mundial!

Rentabilidade

Estas opções com baixas emissões de carbono tiveram melhorias surpreendentes na rentabilidade devido à inovação tecnológica, economias de escala, concorrência de preços rígida e experiência de fabricação.

Na última década, os custos de referência por MWh para as energias eólica terrestre, energia solar fotovoltaica e energia eólica offshore diminuíram 49%, 84% e 56%, respetivamente.

Quanto aos custos de referência no armazenamento de energia por baterias de iões de lítio, desde 2012, diminuiu 76% (segundo um estudo recente de custos e preços históricos nas baterias).

Custo das baterias de iões de lítio
Custo das baterias de iões de lítio

Porque diminuiu o custo das baterias de iões de lítio?

Segundo a Bloomberg NEF, a queda do custo das baterias de iões de lítio é interessante, porque veio criar uma elevada quantidade de novas oportunidades para que a próxima geração de energias renováveis seja mais equilibrada.

É que tecnologias como centrais elétricas a gás, das quais os fornecedores de energia há muito dependem, consoante a procura pela eletricidade, têm que competir cada vez mais com as baterias que oferecem até 4 horas de armazenamento de energia.

Na maioria dos países, a energia solar fotovoltaica e energia eólica onshore ganharam a corrida das fontes de energia mais baratas da nova geração de “fornecimento de energia a granel”.

Só que o aparecimento destas tecnologias limpas vai além do fornecimento, colocando em causa o papel de equilíbrio que centrais elétricas a gás esperavam desempenhar, concluiu Tifenn Brandily, analista de economia energética da Bloomberg NEF.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima